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Por que a análise humana é essencial na prevenção à fraude?

Com o passar do tempo, os fraudadores se tornaram cada vez mais profissionais para encontrar formas de burlar sistemas ou processos, e isso tornou a prevenção à fraude cada vez mais complexa e desafiadora.

Confiar apenas na tecnologia para aprovar ou reprovar pedidos já não é suficiente, é preciso também contar com uma análise humana sofisticada. Isso porque enquanto modelos estatísticos são ferramentas valiosas na luta contra fraude, ao mesmo tempo requerem contribuição humana e discernimento para criar uma solução abrangente que produza os melhores resultados.

Não há dúvida de que as ferramentas de análise automática são componentes importantíssimos em programas de redução de fraude, mas depender somente delas pode não ser eficiente no longo prazo. O motivo é que a tecnologia sozinha não é eficaz para definir ou identificar todos os aspectos subjetivos que envolvem uma transação fraudulenta e uma compra boa.

Modelos estatísticos são importantes no processo de prevenção, mas não conseguem enxergar o processo como um todo, enquanto a análise humana leva em consideração todo o contexto da compra, fazendo comparação, por exemplo, entre dados como cartão de crédito com CPF, endereço, comportamento em outros pedidos e até mesmo entrando em contato por telefone para fazer a certificação.

Quando um pedido parece suspeito, apostar apenas na inteligência estatística pode fazer com que você acabe reprovando muitos pedidos bons e deixando passar os fraudulentos. Já quando um especialista passa a analisar essas compras, seu olhar treinado para enxergar detalhes garante mais assertividade na decisão final. O grande diferencial desses especialistas é que eles estão sempre olhando o cenário como um todo e possuem diversas informações ao seu alcance para conseguirem ser sempre assertivos.

Os fraudadores estão se especializando e é preciso estar à frente

O fraudador sempre procura o acesso mais frágil e desprotegido, é extremamente inteligente e está sempre em contato com os demais fraudadores.

Por isso, diferentes comerciantes dentro de um mesmo segmento podem estar sujeitos a diferentes combinações de tentativas de fraude ou padrões específicos de fraude que algoritmos ainda precisam aprender a detectar.

Analistas experientes, que trabalham ou já trabalharam dentro de um setor específico, terão a informação necessária para aumentar e melhorar a detecção de fraude.

Além do conhecimento histórico, analistas humanos são a melhor proteção contra tentativas de novos tipos de fraude que podem ser lançadas em pequena escala antes de evoluírem para um ataque maior e mais devastador.

Esses “observadores no campo de batalha” podem dar o alerta e garantir a inclusão de novas informações no banco de dados, que retroalimentará os modelos estatísticos de análise automática, formando uma solução completa de prevenção à fraude.

O que de fato protege os comerciantes de fraude e da perda de negócios é uma combinação de modelos estatísticos precisos e constantemente atualizados com dados coletados por analistas humanos.

Essa intervenção humana pode reduzir o número de reprovações em pouco tempo, e quando o analista adiciona o resultado dessa transação a seus conjuntos de dados, isso torna as ferramentas automatizadas muito mais inteligentes.

As vantagens que a análise humana traz ao processo incluem soluções criativas para problemas, conhecimento profundo do cliente e do panorama de fraude de determinado segmento, a habilidade de se comunicar diretamente com consumidores envolvidos em transações apontadas, além da experiência e intuição para detectar novos padrões de fraude assim que se formam.

Enquanto humanos realizarem fraudes contra os o comércio eletrônico, restará aos humanos – combinados à sua tecnologia inteligente – frustrá-los.

Originalmente publicado em: https://www.ecommercebrasil.com.br/revista/