Acesso rápido

População desbancarizada - conheça as formas de pagamento utilizadas e o perfil de compra desse público

por Alfredo Soares Sexta-feira, 10 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular, referência em pesquisa sobre o consumo popular e no conhecimento do Brasil, cerca de 55 milhões de brasileiros são desbancarizados (que não possuem nenhum vínculo com instituições bancárias), o que representa cerca de 39,5% dos moradores do país com mais de 18 anos e movimentam aproximadamente R$ 655 bilhões.

Desse total, seis milhões dos brasileiros (11%) pertencem a classe alta, já 20 milhões (37%) são da classe baixa e 29 milhões (48%) são da classe média. Já com relação as regiões do país, nos Estados do Norte e Nordeste, cerca de metade da  população não possui conta em nenhum banco; no Centro-Oeste a porcentagem chega a 31% dos adultos; enquanto nas cidades do Sul e Sudeste, atinge 30%. Além disso, o estudo aponta que o sexo feminino e a faixa etária entre 25 e 59 anos optam por utilizar somente dinheiro.

Os números acima comprovam que a desbancarização tem ganhado cada vez mais adeptos e por isso os lojistas precisam criar novas soluções e sistemas para atender as necessidades desse público. Normalmente, essas pessoas procuram efetuar os pagamentos à vista ou em crédito parcelado, poucas vezes utilizado. Mas antes de finalizar qualquer compra, procuram realizar várias pesquisas e optam pelas lojas que oferecem mais benefícios e programas de fidelidade para ganhar descontos nas futuras aquisições.

As formas de pagamento mais utilizadas por esse público são boleto bancário, pagamento online e o cartão pré-pago. Nesse último caso, existe uma certa vantagem se for comparar com o cartão de crédito tradicional: o consumidor precisa, obrigatoriamente, fazer uma recarga de qualquer valor e após a compensação do dinheiro, o saldo fica disponível para efetuar a compra com o cartão, para pagamento de contas ou transferências para outros bancos.

Para os lojistas, o cartão pré-pago também traz alguns benefícios, como o aumento do ticket médio, segurança no fluxo de caixa, além de ser uma forma de fidelizar seus clientes, oferecendo atendimentos personalizados e também benefícios para incentivar a mais compras em suas lojas.

Já o boleto bancário, mesmo sendo uma das opções mais conhecidas pelos consumidores, possui mais desvantagens porque é preciso esperar entre dois e três dias úteis para ser compensado e, consequentemente, isso se reflete no tempo que o cliente vai esperar para receber o produto. Para os lojistas, existem dois pontos negativos.

Primeiro é o boleto gerado sem ressarcimento, já que até o momento que o pagamento não for identificado, ele pode desistir da compra. Outra desvantagem é com relação as fraudes, pois dessa forma os e-commerces estão sujeitos as ações dos criminosos e o prejuízo recai sobre a loja.

Outra opção é ter conta bancária online. O cliente não possui nenhum tipo de crédito, pois todas as operações são feitas com o dinheiro que ele deposita em conta e as operações são feitas no ambiente virtual ou no painel de controle da conta online, podendo efetuar o ressarcimento por meio de boletos ou no débito.

Mesmo que existam poucas pessoas utilizando essas formas de pagamento, as lojas virtuais precisam ficar atentas a essa parcela da população, pois o novo comportamento do consumidor será uma tendência nos próximos anos e os e-commerces que derem a sua devida importância para esse público, sairão na frente, conquistarão novos clientes e terão mais defensores da sua marca.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.