Acesso rápido

Pontos de retirada para compras online fortalecem estratégia do omnichannel

por João Cristofolini Quarta-feira, 31 de julho de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Quando o assunto é consumo, as barreiras entre online e offline estão desaparecendo. Em um dia o cliente está comprando pela internet. No outro, na loja física. E, muitas vezes, começa em uma para terminar na outra. Quem nunca recebeu um anúncio online de um produto e acabou comprando no shopping? Ou experimentou o produto na loja física e terminou por comprá-lo online? Essa experiência contínua de compra — e que ignora as barreiras entre mundo físico e internet — é uma realidade e as marcas precisam estar atentas a ela.

Adaptando  e-commerce

A solução para esse novo desafio passa pelo conceito de omnichannel, que de forma resumida significa estar em todos os canais onde o cliente possa encontrar a marca. Mas, entenda, a ideia vai além da presença on e offline por meio de lojas. Estamos falando de uma estratégia que é orientada para as duas realidades. O e-commerce, que não é uma loja física — por uma questão de porte ou até de estratégia de negócio —, pode ter presença física e atender à necessidade omnichannel do consumidor. E o jeito mais simples e econômico para começar a fazer isso é a utilização de pontos de retirada.

Os pontos de retirada

Eles funcionam da seguinte maneira: o e-commerce é conectado a lojas de diversos segmentos e que estão pulverizadas pela cidade — como postos de gasolina, lavanderias, padarias e até shoppings. Essas lojas passam a capitalizar seus espaços ociosos para receber compras de e-commerces. Em troca, aumentam o fluxo de pessoas no seu comércio. Ou seja, o consumidor compra da marca no e-commerce e opta por receber o produto em um dos pontos de retirada parceiro daquela marca e que seja mais conveniente para ele.

Os pontos de retirada possuem um formato em que todo mundo ganha. Na Europa, China e Estados Unidos, por exemplo, os pick up points já correspondem a cerca de 40% de todas as vendas online. Para o consumidor a vantagem está em retirar seu produto de maneira rápida — e não ter que esperar os Correios com a encomenda. Ao varejo que se torna um ponto de retirada, o principal benefício é atrair um fluxo de pessoas — que podem se tornar novos clientes. E ao e-commerce, a vantagem é garantir sua presença física e uma entrega facilitada aos seus consumidores a um custo baixo.

Vantagens dos pontos de retirada

Além disso, um dos grandes diferenciais dos pontos de retirada é que são espaços mais amplos. Podem, inclusive, ser explorados pelas marcas por meio de pontos exclusivos. O que significa isso? Por exemplo, um e-commerce de roupas quer ter um ponto de retirada que entregue somente suas peças. Para esse comerciante, existe a opção de ter um ponto exclusivo. O e-commerce seleciona um estabelecimento que já é um ponto e por uma pequena mensalidade a loja selecionada vira a cara do e-commerce nas ruas. Com adesivagem e serviço de reversa, que é a devolução de peças compradas online. Ao colocar sua identidade visual em um ponto de retirada físico, o e-commerce está dentro do jogo do omnichannel. Justamente porque o usuário que comprou online terá essa experiência contínua de consumo offline.

Como vimos, a estratégia dos pontos de retirada pode ser utilizada para dar os primeiros passos rumo ao omnichannel no caso de e-commerces que não têm lojas físicas. Mas ela também é muito útil para as empresas que já estão presentes no mundo offline. Grandes marcas que têm lojas físicas já estão utilizando os pontos de retirada. Nesse caso, para ampliar a experiência do consumidor em mais áreas das cidades. Afinal, não dá para ter uma loja a cada esquina. Todavia, dá para aproveitar os diferentes pontos de retirada pulverizados nas mais diferentes ruas e avenidas.

Independente da estratégia que você optar, lembre-se: omnichannel tem mais a ver com a experiência única e contínua que você oferece. Portanto, se esforce para que, tanto na internet como no mundo físico, seu cliente tenha a melhor experiência possível.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.