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Pontos de reflexão sobre o aquecimento do seu lead que nunca passaram na sua cabeça

Por: Rafael Mendes

COO e co-fundador da RP Trader, além de professor de prospecção na Universidade Previsível e professor de vendas na Escola Conquer.

Para qualquer tipo de negócio, seja ele de serviços ou produtos, o motor da empresa são sempre as vendas, certo? Ou seja, vender é a única maneira de aumentar as receitas e poder investir para crescer cada vez mais. E, se você precisa de dicas de como realizar vendas efetivas e recorrentes e de como fazer os seus leads se tornarem clientes fiéis, está no lugar certo.

Para começar, vamos definir o que são os leads de uma empresa. Eles são, basicamente, as pessoas que possuem algum interesse no seu negócio, nos seus produtos, serviços ou conteúdos e que, por isso, informou seus dados de
contato, como nome, e-mail e telefone. Porém, com apenas esse primeiro contato, o empresário não consegue o que almeja que são as vendas efetivas.

E é exatamente nesse ponto que entra o aquecimento dos leads. Aquecê-los é necessário dentro de qualquer estratégia de marketing ou vendas, pois é a maneira mais efetiva de conquistar novos compradores, visto que eles
já demonstraram um primeiro interesse no que sua marca tem a oferecer e estão abertos a te receberem.

É por isso que esse contato deve ser feito de maneira sólida e efetiva – para que a oportunidade de concretizar as transações seja maior.

Aquecimento do seu Lead

Para efetivamente conquistá-lo existem algumas dicas que podem ser aplicadas para aumentar as suas chances de sucesso no contato. A primeira delas é criar discursos personalizados, que façam com que o seu possível cliente se sinta especial e que coloque a sua organização na frente da concorrência, pois ali ele não se sente “apenas mais um”.

Um exemplo bacana disso é o iFood. O aplicativo de pedidos gastronômicos usa a estratégia da personalização do
atendimento por meio de envio de mensagens e notificações com os nomes dos clientes, na maior parte das vezes perto da hora do almoço ou jantar, anunciando descontos e promoções para que o usuário sinta a vontade de
fechar negócio.

A segunda é trabalhar no customer success – sucesso do cliente na tradução literal -, ou, em um mundo ideal, ter uma área na empresa destinada apenas para cuidar dessa parte do processo, pois quanto melhor o desempenho dos
seus consumidores atuais, mais cases de sucesso são acumulados para apresentar para futuros compradores.

A Uber é uma empresa que se reinventa nesse quesito sempre quando, por exemplo, transforma um percentual de
corridas anteriores em créditos para uso posterior ou quando um usuário atinge certos níveis de uso do aplicativo e também ganha descontos e condições especiais de tratamento.

A terceira e última, porém não menos importante, é tentar desde o início da prospecção construir um relacionamento próximo com o seu lead, para que ele se sinta o mais acolhido possível e tenha vontade de escolher você.

Como o Nubank faz, por exemplo. Por meio das redes sociais eles têm diálogos informais com os potenciais consumidores, o que faz com que a empresa os conheça melhor e, assim, crie uma relação diferenciada.

Por fim, como o setor de vendas e marketing está sempre em constante mudança, seja nas plataformas, nos cenários ou nas tendências, é extremamente necessário se manter sempre informado, pensar em maneiras de inovar, estar antenado nas tendências de mercado para posicionar o seu negócio e não parar de buscar sempre novas maneiras de melhorar e personalizar o atendimento ao cliente.