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Política de troca também vende no e-commerce

Por: Alberto Valle

É consultor e instrutor da equipe do Curso de E-Commerce, consultoria carioca especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico e da Academia do Marketing, escola especializadas em treinamentos na área do marketing digital e mídias sociais.

Em um mercado cada vez mais competitivo, cada detalhe na loja virtual pesa para o resultado final e por isso devemos estar atentos a todos os fatores que podem ajudar a melhorar nossa taxa de conversão, inclusive a Política de Trocas da loja virtual. Este é um detalhe que nem sempre os novos empreendedores atentam, mas principalmente em um momento que temos novos consumidores dando seus primeiros passos no e-commerce.

O marcado do e-commerce no Brasil vem ganhando cada vez mais a participação de integrantes das classes C e D, que chegam ao mercado com muita cautela e por vezes, receio de fazer compras online. Portanto, a função da sua loja é facilitar nos mínimos detalhes o acesso desse público às informações, entre elas a sua política de trocas e devoluções.

Quando temos uma política de trocas clara e consistente, é certo que isso conta na hora de efetuar uma compra. A primeira compra de uma pessoa é sempre cercada de muitas incertezas em relação à satisfação com o produto comprado. Vencer este obstáculo é essencial para conquistar e cativar esse público.

Detalhes a serem observados

Para quebrarmos essa barreira nas compras online não devemos fugir do problema, mas sim ataca-lo de frente. Em primeiro lugar, deixe a sua Política de Trocas bem visível e em posição de fácil acesso para que o usuário, mesmo o mais inexperiente, possa encontrar com facilidade.

O segundo passo é mais operacional. Ter uma solução rápida para problemas de trocas e devoluções é essencial para fidelizar o cliente. O que em um primeiro momento pode parecer um prejuízo, pode se transformar em uma oportunidade de conquistar um cliente futuro. Resolvendo o problema o mais rápido possível vai deixar a sua loja com uma imagem muito boa com o consumidor, o que certamente contará na sua próxima compra online.

Uma logística reversa bem estruturada pode trazer bons frutos para a imagem da sua loja. Portanto, dê uma olhada em seu processo de trocas e devoluções para se certificar de que uma devolução não signifique um ponto final na relação comercial e sim o início de um relacionamento.