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PMEs: dicas para aproveitar as oportunidades da Black Friday no marketplace

por Bruno Tabosa Quarta-feira, 14 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

A Black Friday é uma data relevante para toda a cadeia varejista, e nos marketplaces isso fica ainda mais evidente. Estes canais tendem a concentrar um alto tráfego e, durante a Black Friday, o número de acessos e vendas é muito maior. Por se tratar de uma data promocional, muitas vezes o cliente aproveita a chance de adquirir um produto que queria e acaba comprando mais alguns objetos de desejo.

Nesse cenário, há espaço para produtos de diferentes categorias e trata-se de uma bela oportunidade para os lojistas de pequenas e médias empresas (PMEs). Com a demanda tão alta e a força dos marketplaces, itens desses lojistas acabam sendo mais vistos e pedidos, o que ajuda o consumidor a conhecer a marca e esta, por sua vez, aumentar o faturamento e fidelizar novos clientes.

Para quem está pensando em como aumentar o rendimento com a Black Friday, a seguir estão algumas dicas para aproveitar as oportunidades da data vendendo nos marketplaces:

1) Use a força do canal para aumentar a visibilidade de sua PME

Uma das grandes vantagens do marketplace é que esse modelo de negócio é totalmente inclusivo, dando espaço não apenas para empresas consolidadas, mas também para os pequenos negócios.

Atendendo aos requisitos de cadastro do canal, as PMEs, mesmo que pouco conhecidas do público, podem se tornar parceiras do marketplace e ganhar visibilidade e vendas para seus produtos.

2) Aproveite o potencial de vendas da Black Friday

Durante a Black Friday, os marketplaces costumam receber ainda mais acessos e isso amplia a chance de exposição dos produtos de sua PME. Para se ter uma ideia, o B2W Marketplace, formado pelas marcas Americanas.com, Submarino e Shoptime, chegaram a vender na Black Friday 20 vezes mais que um dia forte de vendas.

O canal foi líder de tráfego e vendas durante o evento, mas esse é apenas um exemplo do potencial dos marketplaces para seus parceiros. Vender nesses canais durante a Black Friday é uma chance de aproveitar o crescimento de tráfego e vendas e aumentar seu faturamento.

3) Cuide do atendimento para fidelizar os clientes

A Black Friday também é excelente para aproximar sua marca do cliente. Uma boa operação no período, com postagem e entrega dentro dos prazos, com o item em boas condições, irá atender a expectativa do consumidor e aumentar o nível de confiança dele em sua marca.

Assim como no próprio e-commerce, é preciso planejar bem seu negócio para atender todo o volume de pedidos recebidos no marketplace durante a data. A satisfação do cliente será sua maior aliada no longo prazo, já que todos podem confiar e optar por comprar os itens que você vende em oportunidades futuras.

4) Utilize serviços que auxiliam a sua PME

Alguns marketplaces possuem um ecossistema de soluções para auxiliar o seller, muitas delas gratuitas para seus parceiros. Esses serviços podem incluir ajuda com a logística de entrega, integração do marketplace com seu ERPs ou plataforma de e-commerce, até mesmo treinamentos para cadastrar sua loja, atender seus clientes e aumentar sua competitividade.

Caso não seja cadastrado em nenhum marketplace, procure por canais que oferecem esses serviços auxiliares para sua operação e desenvolvimento das vendas. Após o cadastro, não deixe de ativar essas soluções e otimizar sua empresa para atender as demandas da Black Friday.

A Black Friday é, sem dúvidas, um período excelente de vendas e o marketplace é o melhor canal para aproveitar a potência dessa data. Faça seu cadastro de parceria com o canal desejado, estruture sua operação, atenda bem e fidelize clientes! Com essa fórmula, é impossível não aumentar seu faturamento não apenas na data, mas ao longo de todo o ano.

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