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A plataforma virtual pode definir o futuro do seu e-commerce

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

O planejamento é a parte mais importante de qualquer negócio. Antes de colocar seu e-commerce no ar, é preciso definir orçamentos de acordo com a prioridade de cada área do seu empreendimento. No caso das lojas virtuais, ao dar o pontapé inicial é preciso olhar com atenção para os gastos com marketing digital e desenvolvimento do website. É essencial impulsionar o novo negócio a partir de estratégias de marketing, mas também oferecer uma boa experiência de compra aos futuros clientes. Nesse sentido, a plataforma de e-commerce escolhida tem relação direta com a boa relação do cliente com seu negócio e consequentemente com o sucesso do empreendimento.

Há muitas opções de plataforma no mercado. Mesmo sendo uma tarefa complicada definir qual suporte é o melhor, já que uma plataforma pode adaptar-se melhor às necessidades do seu e-commerce do que outras, alguns itens são definitivos para o bom funcionamento do site. Ainda ligado com o marketing digital, uma boa plataforma deve ser capaz de integrar-se com o Google Analytics, redes sociais, cross selling e demais ferramentas ligadas a SEO. Além disso, a plataforma deve oferecer um bom desempenho em SLA Hosting e facilidade para customização e alterações estruturais que ultrapassem as mudanças de layout.

Ainda que você deseje contratar uma plataforma mais barata e com menos recursos ao iniciar sua loja virtual para poder investir mais em divulgação, pense que de nada adianta conseguir atrair muitas pessoas ao seu e-commerce se ele travará com muitos acessos, ficará lento ou apresentará mensagens de erro. Pensar em gastar pouco no início para alterar a plataforma para uma mais potente com o sucesso de vendas é dar o famoso tiro no pé. É preciso fazer um plano de longo prazo e isso inclui um bom suporte para o seu e-commerce. Fazer transferências de plataformas é complicado e quase sempre gera conflitos, como problemas de indexação com o SEO e baixa na eficiência, até que sua equipe se adapte ao novo sistema.

Você já possui seu e-commerce e não sabe se sua plataforma é realmente a mais indicada ou a que apresenta melhor desempenho? Teste-a! O Yahoo! possui um aplicativo chamado YSlow que pode ser instalado em qualquer navegador de páginas e mede a eficiência de um website de acordo com 13 regras. Algumas delas são o número de requisições HTTP (que causam lentidão no carregamento da página), utilização do CDN (recurso caro e pouco usado), compactação de componentes, CSS no topo da programação (HEAD) e scripits abaixo (BODY), presença de scripts duplicados, ocorrência de redirecionamentos, entre outros. O aplicativo dá notas de 0 a 100 e classifica os sites em categorias que vão de A a F.

As plataformas utilizadas pelas grandes lojas virtuais brasileiras são boas, certo? Afinal, são lojas com grande estoque e que respondem rapidamente, não? Bom, não é bem assim. Ao testar o YSlow em grandes e-commerces como Netshoes, Magazine Luiza, Casas Bahia, Livraria Cultura e OQVestir, as notas se mantém na faixa dos 60 pontos e garantem uma avaliação D para os bam-bam-bans do comércio online no Brasil. E quando testamos grandes sites internacionais como Amazon.com e AliExpress, encontramos classificações B e notas na faixa dos 80 pontos.

É possível buscar mais melhorias na programação de websites. Você pode escolher uma plataforma que te dê um desempenho melhor. Avalie as opções no mercado, cheque sua adaptação à tecnologia e faça um upgrade no seu negócio!