Afinal, como escolher a plataforma certa para o seu e-commerce de moda?

por Marcos Almeida Segunda-feira, 22 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

Hoje, com a facilidade de sua difusão pelo meio virtual, esse negócio tem se expandido muito. Segundo os dados apurados na última edição do Webshoppers, da E-bit, essa área ocupa o 1º lugar no ranking das compras virtuais.

A comodidade e a praticidade são fatores relevantes para quem opta por adquirir um produto de forma online. E para sair na frente da concorrência, é necessário implementar táticas que busquem a completa satisfação do consumidor, como ter uma boa plataforma para e-commerce de moda.

Vamos nos aprofundar mais sobre isso durante o artigo. Continue a leitura!

Características essenciais para uma plataforma para e-commerce de moda

Em um mercado com grande concorrência, é importante ter métodos que façam sua marca se sobressair. Confira algumas dicas que não podem faltar na sua plataforma de e-commerce de moda:

Faça personalização para o público-alvo

Para ter sucesso nas vendas, é necessário atingir seu público. O principal, nesse caso, é conhecer seus gostos, suas preferências, suas dores. Por exemplo, se os compradores costumam gostar de roupas com cores mais sóbrias, oferecer produtos de cores vibrantes e chamativas pode não ser um bom negócio.

Você tem que buscar cativar o consumidor pela identificação que ele tem ao entrar em contato com a sua empresa. Entender a personalidade dele é um passo importante para você saber que produtos terão maior liquidez e também as datas propícias para fazer promoções.

Invista em boas imagens e vídeos

Comprar fisicamente não é a mesma coisa que comprar online. Presencialmente, a pessoa tem condições de analisar a roupa, imaginar em que ocasiões ela a usaria, além de perceber o caimento dela em seu corpo.

Uma foto bem tirada, com a luz e a distância certas, dá um impacto mais positivo que uma imagem sem muito foco. Um fator diferencial é disponibilizar o zoom para aproximação em seu e-commerce de moda. As pessoas compram, muitas vezes, pelas emoções. A foto precisa provocar essa sensação prazerosa.

Coloque filtros de buscas avançadas

Ao usuário, tem que ser dada a máxima possibilidade de encontrar exatamente o que ele tem em mente. Mostrar um resultado desorganizado poderá desfavorecer a sua experiência. Assim, coloque categorias com subdivisões específicas, como cores, tamanhos etc.

Além de esse aspecto facilitar a navegação, por proporcionar praticidade e rapidez, conquista o consumidor por ele conseguir encontrar sua resposta.

Tenha informações detalhadas sobre os produtos

Comprar online pode gerar insegurança na hora de escolher o tamanho ideal da peça e avaliar o caimento da roupa. Então, uma forma de amenizar isso é colocar o máximo de detalhes possível sobre o produto. Escreva as cores, as medidas e qualquer outra especificação.

Se houver a foto de uma modelo vestindo a roupa, vale colocar as medidas do corpo dela e que tamanho ela está usando. Assim, o consumidor tem a possibilidade de compará-la com suas medidas e ter mais noção do número da vestimenta.

Ao incluir muitos detalhes, você também evita desistências e trocas de compras.

Coloque referências completas sobre política de compras

Ao incluir todas as informações sobre formas de pagamento, condições de parcelamento e valor do frete, você mostra uma política mais clara ao consumidor. Esse quesito também diminui as chances de abandono de carrinho.

Apresentar as regras sobre a possibilidade de troca e de desistência antes da finalização da compra aumentará a segurança do usuário de adquirir o produto.

Disponha a opção de favoritar produtos

Nem todo mundo realiza a compra no exato momento em que se depara com um produto. Muitas vezes, o consumidor sentirá necessidade de decidir depois ou, simplesmente, não está com o valor suficiente para investir.

Acontece que os dias passam, e quando ele decide que já é o momento de comprar, acaba esquecendo quais produtos tinham lhe chamado atenção. Quando uma plataforma disponibiliza a opção de favoritar os produtos, o consumidor pode ir guardando os seus prediletos em uma lista personalizada, para comprá-los futuramente.

Invista em fácil navegabilidade, inclusive em responsividade mobile

Uma plataforma intuitiva, que mostre de forma simples todos os botões e links que o usuário pode procurar, é essencial para sua boa experiência na navegação. Os menus e as seções precisam estar disponíveis para a boa usabilidade. O tamanho das letras precisa ser legível.

Grande parte dos usuários já compra por smartphones ou ao menos fazem pesquisas por eles. Não ter uma plataforma responsiva para celulares e tablets é um grande erro para um vendedor. Afinal, se o consumidor se deparar com uma loja virtual que não abra em seu celular, desistirá e procurará em um concorrente.

Utilize técnicas de SEO

O SEO é a otimização para buscadores, como o Google. Um site otimizado é aquele que consegue ser encontrado nas primeiras posições quando um internauta digita uma palavra-chave.

Por exemplo, se uma mulher estiver procurando por calça jeans skinny, vai digitar no Google algo parecido com “calça jeans skinny”. Se sua loja aparecer nos primeiros resultados, há uma possibilidade alta de ela entrar para investigar o produto.

Quanto melhor sua posição nos buscadores, mais visitas a página terá e maiores serão as possibilidades de venda.

Invista em diferenciais

Toda plataforma tem seus itens básicos. As melhores apresentam diferenciais que farão com que elas saiam na frente, como:

– Possibilidade de personalização de roupas, em que o cliente poderá customizar seu produto;

– Vitrine interativa, onde o usuário poderá saber todas as cores e tamanhos existentes daquele modelo;

– Gestão do look, na qual mostra produtos relacionados pela marca ou estilo e possibilidade de combinações;

– Grade de produtos, que permite fazer a combinação de diversas características dos produtos, tornando a compra mais flexível;

– Criação de um perfil do usuário, no qual ele pode personalizar suas preferências de estilo e cores de roupas. Isso fará as buscas e as opções de looks serem mais compatíveis com o seu gosto.

O comércio da moda tem crescido bastante e, por esse motivo, se destacar é importante. Ter uma plataforma para e-commerce de moda que supere a expectativa do consumidor pode ser o que diferenciará sua marca da do seu concorrente.

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