Acesso rápido

Plataforma e a escalabilidade necessária para aguentar dias de muito movimento como a Black Friday

por Vitoria Valentim Terça-feira, 04 de dezembro de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

Você sabe o que é uma plataforma escalável?

Um software escalável é uma plataforma ou serviço que consegue aumentar sua capacidade de processamento. Ele faz isso para que nunca existam gargalos entre uso ou processamento. Dentro de um e-commerce, esse conceito pode ser atribuído a diversos setores, como atendimento, logística ou internet.

Esse último é essencialmente incontrolável. Não há como prever a quantidade de visitas que o site receberá em determinado dia. Certamente, através de algumas métricas, é possível estipular uma média de visitantes, mas não há nada que garanta que isso não possa mudar repentinamente. O consumo online varia de acordo com dias, horários, sazonalidade de produtos e até mesmo por fatores internos, como promoções e ofertas.

Portanto, um dos pontos que precisa ser verificado no momento de escolher o sistema usado em sua loja é se a plataforma é capaz de lidar com períodos de maior procura e se ela oferece suporte técnico para que, caso você não queira lidar com problemas técnicos e solucionar imprevistos desse tipo, o suporte cuide disso. Assim, é possível se preocupar mais com o planejamento de vendas e menos sobre se o site vai cair quando você estiver lançando uma promoção.

A importância de ter um sistema escalável na prática

Recentemente, passamos por uma Black Friday. Você já deve ter escutado o relato de alguém que gostaria de realizar uma compra, mas encontrou o site sobrecarregado e desistiu de comprar, correto? É comum que o cliente apenas feche a página ao se deparar com a mensagem de erro causada por excesso de tráfego em seus servidores.

Seus clientes não pensarão na logística back-end, só verão uma mensagem de que aquele site não está disponível para ele, o que o fará sair da página e dificilmente voltar depois. Principalmente em compras por impulso, visto que você só tem uma primeira impressão, é bom que seu site esteja sempre funcional.

Algumas marcas acabam ficando vulneráveis a isso por não estarem preparadas para lidar com a alta demanda, mas os danos não acabam aí. Além da perda das conversões, isso pode refletir mal na imagem da marca. Isso pode trazer danos à reputação da empresa, além dos custos intangíveis de tempo de inatividade.

É comum começar com poucos clientes. Mas imagine que quando a loja evoluir será necessário mais processamento e é importante oferecer a mesma qualidade de serviço. Afinal, a grande vantagem das lojas virtuais é a facilidade e praticidade com que se faz uma compra.

Como impulsionar suas vendas sem gastar mais por isso

Software as a Service (SaaS) é um modelo de licenciamento de software onde o acesso ao software é feito por assinatura. Então, você não paga pela compra de licenças, com o software localizado em servidores externos (cloud), ao invés de servidores localizados internamente.

Não é necessário instalar o programa em seu computador. O sistema geralmente é acessado por um navegador web com os usuários fazendo login no sistema usando usuário e senha. Por ser um software pago como um serviço, toda a estrutura é fornecida pelo provedor.

Portanto, possibilita que o investimento seja todo utilizado em apenas uma plataforma escalável ao invés de em suportes e licenças. Assim, você não tem que passar por dificuldades quando precisar de suporte para picos de tráfego. Invista em uma plataforma eficaz que, aliada às suas projeções, ajudará a impulsionar suas vendas sem precisar gastar mais por isso.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.