Acesso rápido

Plataforma e a escalabilidade necessária para aguentar dias de muito movimento como a Black Friday

por Vitoria Valentim Terça-feira, 04 de dezembro de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

Você sabe o que é uma plataforma escalável?

Um software escalável é uma plataforma ou serviço que consegue aumentar sua capacidade de processamento. Ele faz isso para que nunca existam gargalos entre uso ou processamento. Dentro de um e-commerce, esse conceito pode ser atribuído a diversos setores, como atendimento, logística ou internet.

Esse último é essencialmente incontrolável. Não há como prever a quantidade de visitas que o site receberá em determinado dia. Certamente, através de algumas métricas, é possível estipular uma média de visitantes, mas não há nada que garanta que isso não possa mudar repentinamente. O consumo online varia de acordo com dias, horários, sazonalidade de produtos e até mesmo por fatores internos, como promoções e ofertas.

Portanto, um dos pontos que precisa ser verificado no momento de escolher o sistema usado em sua loja é se a plataforma é capaz de lidar com períodos de maior procura e se ela oferece suporte técnico para que, caso você não queira lidar com problemas técnicos e solucionar imprevistos desse tipo, o suporte cuide disso. Assim, é possível se preocupar mais com o planejamento de vendas e menos sobre se o site vai cair quando você estiver lançando uma promoção.

A importância de ter um sistema escalável na prática

Recentemente, passamos por uma Black Friday. Você já deve ter escutado o relato de alguém que gostaria de realizar uma compra, mas encontrou o site sobrecarregado e desistiu de comprar, correto? É comum que o cliente apenas feche a página ao se deparar com a mensagem de erro causada por excesso de tráfego em seus servidores.

Seus clientes não pensarão na logística back-end, só verão uma mensagem de que aquele site não está disponível para ele, o que o fará sair da página e dificilmente voltar depois. Principalmente em compras por impulso, visto que você só tem uma primeira impressão, é bom que seu site esteja sempre funcional.

Algumas marcas acabam ficando vulneráveis a isso por não estarem preparadas para lidar com a alta demanda, mas os danos não acabam aí. Além da perda das conversões, isso pode refletir mal na imagem da marca. Isso pode trazer danos à reputação da empresa, além dos custos intangíveis de tempo de inatividade.

É comum começar com poucos clientes. Mas imagine que quando a loja evoluir será necessário mais processamento e é importante oferecer a mesma qualidade de serviço. Afinal, a grande vantagem das lojas virtuais é a facilidade e praticidade com que se faz uma compra.

Como impulsionar suas vendas sem gastar mais por isso

Software as a Service (SaaS) é um modelo de licenciamento de software onde o acesso ao software é feito por assinatura. Então, você não paga pela compra de licenças, com o software localizado em servidores externos (cloud), ao invés de servidores localizados internamente.

Não é necessário instalar o programa em seu computador. O sistema geralmente é acessado por um navegador web com os usuários fazendo login no sistema usando usuário e senha. Por ser um software pago como um serviço, toda a estrutura é fornecida pelo provedor.

Portanto, possibilita que o investimento seja todo utilizado em apenas uma plataforma escalável ao invés de em suportes e licenças. Assim, você não tem que passar por dificuldades quando precisar de suporte para picos de tráfego. Invista em uma plataforma eficaz que, aliada às suas projeções, ajudará a impulsionar suas vendas sem precisar gastar mais por isso.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.