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Plataforma de e-commerce e ERP: ganhando mais agilidade

Vivemos um momento do e-commerce no Brasil no qual estamos em crescimento constante de vendas, mas será que as lojas de pequeno e médio porte estão se preparando para gestão de clientes e seus pedidos?

Passamos hoje pela geração Fast Food, onde desejamos as coisas na hora e a espera faz com que fiquemos apreensivos e pensativos, tornando-se algo desconfortante para o consumidor.

No momento em que o consumidor tomar uma decisão referente a um pedido, as plataformas terão que estar prontas para atender sua necessidade, sem deixá-lo com a dúvida se deve ou não comprar.

Deve-se procurar reduzir as etapas para finalizar a compra, oferecendo o máximo de informações possíveis sobre os produtos, mas sempre com objetividade, evitando assim que o processo se torne algo cansativo e um fator que possa levar o consumidor a desistir da compra, já que o mesmo teria que absorver muitas informações.

Temos dois estágios de compra, o primeiro envolve a interação do e-consumidor com a plataforma de compras, o segundo é o contato da empresa com o pedido realizado (Plataforma e-commerce x ERP). Para este segundo estágio, a maioria das empresas utiliza uma integração com ERP (Enterprise Resource Planning), onde as informações do pedido da loja virtual terão que constar também com exatidão no ERP.

Será através do ERP que a expedição irá separar o produto e posteriormente emitir a nota fiscal e realizar a impressão da etiqueta que contém o endereço que o cliente optou para o envio. Os retornos de informação para plataforma também vão partir do ERP, com os status: “pagamento aprovado”, “em separação”, “enviado”,  “código de postagem”, etc.

Se a gestão desse processo não estiver em perfeita sincronia, o e-consumidor poderá sofrer com falta de informações durante o processo de pós-compra. As informações do pós-venda poderão determinar a volta do consumidor para comprar em sua loja, mas uma vez que o cliente tenha uma má impressão ou desconfiança da chegada do seu produto, não vai mais comprar naquele ambiente.

Enquanto se tem um e-commerce com um fluxo de pedidos diários pequeno, é possível realizar a gestão manualmente, mas na medida que este fluxo começa a aumentar, torna-se necessário a integração com o ERP, para que não se perca tempo e vendas efetivas. A integração irá proporcionar uma isenção a cerca de 3 a 4 horas de trabalho diário com gestão de pedidos manuais.

Fiquem atentos quando contratarem empresas de ERP para integrar a sua plataforma, minha dica é para que busquem empresas especializadas em e-commerce. Muitas vezes tentamos adequar um determinado ERP para atender as expectativas do e-commerce, mas isso poderá causar dor de cabeça e perda de dinheiro com ajustes constantes e profissionais que não entendam do segmento proposto.

Hoje em dia existem no mercado boas empresas que fornecem solução de ERP para e-commerce, essas empresas se especializam no segmento para que a ferramenta esteja adequada a tais plataformas e funções que o EPR para empresa física não contém.

Quando pensar em integração de plataforma de e-commerce e ERP, pense em empresas que respirem esse mercado, que possuam o know how vasto para poder atender necessidades específicas para o segmento, contate essas empresas e procure o software que melhor atenderá sua necessidade.