Nova plataforma do boleto bancário: O que muda para lojas virtuais?

por Tom Canabarro Sexta-feira, 25 de agosto de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Nos últimos meses, vimos muitas notícias sobre a nova plataforma de cobrança de boletos bancários (representando o fim do boleto sem registro) e as mudanças que serão desencadeadas diante disso para o e-commerce.

Os novos procedimentos começaram em julho, e a expectativa é que até dezembro a nova regulamentação esteja em vigor, abrangendo 100% dos títulos bancários emitidos no País. Por isso, desde já é vital os profissionais do setor estarem preparados para os impactos causados pela nova medida.

Embora o cartão de crédito seja a forma de pagamento mais utilizada pelo consumidor brasileiro, correspondendo a mais de 70% das transações online, o boleto possui um importante atrativo para o lojista: a liquidez, em razão de o pagamento ser contabilizado em até dois dias úteis – diferentemente do cartão, o qual leva em torno de 30 dias.

Além disso, o título bancário é visto pelo cliente (ainda que de maneira muito equivocada) como o meio de pagamento mais seguro para uma compra online. Isso não é verdade: uma vez pago um boleto falso, dificilmente aquele valor será estornado – diferentemente do cartão, quando, por contrato, um cliente sempre estará protegido caso não reconheça alguma transação online.

Muitos criminosos cibernéticos se aproveitam desta brecha para aplicar golpes – seja com lojas de fachada, as quais recebem pagamento por boletos e nunca enviam as compras ao cliente final; seja disseminando vírus que alteram em tempo real o código de barras quando um título bancário é emitido e induzem a vítima a realizar o pagamento do documento falso, direcionando o dinheiro a contas de laranjas.

Pensando nisso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) implementou a nova plataforma para emissão do boleto bancário, a partir de agora deverá ser emitido já registrado.

Ou seja: o documento, assim que gerado, deverá estar atrelado obrigatoriamente a um documento com todos os dados do emissor, além de valor da cobrança e data de vencimento do título.

A validação dos boletos começou em julho, com títulos de valor igual ou acima de R$ 50 mil. Entre 11 de setembro, a medida passará a abranger documentos com valor mínimo de R$ 2 mil até que, em 11 de dezembro, todos os títulos bancários emitidos no Brasil deverão se adequar à plataforma.

Esta nova medida permitirá um controle muito maior dos bancos sobre os boletos gerados e visa a proteger o cliente final das tentativas de fraudes. A lei, todavia, implicará em um aumento de custos ao e-commerce.

Atualmente, o boleto só é cobrado pelas instituições financeiras no momento do seu pagamento. Mas há um agravante: de acordo com o E-Commerce Radar 2017, da Atlas, 51% dos títulos bancários emitidos não são pagos.

Há muita desistência ao longo das várias etapas do processo entre fechamento do pedido, impressão do boleto (com prazo de normalmente dois dias úteis), e pagamento do título (seja em um caixa eletrônico, no internet banking ou no app do banco).

A taxa de conversão do boleto é muito mais baixa se comparada à do cartão de crédito, permitindo a compra por impulso – afinal, o cliente, no ímpeto de fechar um pedido, precisa apenas digitar os dados na página de checkout (ou ativar o one-click) e pronto.

Outra vantagem do “dinheiro plástico” é a possibilidade do parcelamento, paixão do consumidor brasileiro.

A nova lei do boleto tende a reforçar a segurança para o cliente final e aumentar o custo ao lojista.

O e-commerce, portanto, não deve abrir mão, em hipótese alguma, da forma de pagamento mais eficiente hoje em dia: o cartão de crédito – utilizado por mais de 71% da população nacional para pagamentos online.

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