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Plano de negócio: qual a sua importância para e-commerces?

por Galleger Ilhe Quarta-feira, 02 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Uma pesquisa divulgada pelo SEBRAE mostrou que 24,4% das empresas fecham ainda nos primeiros dois anos de operação. Entre os principais motivos estão a falta de capacitação, a dificuldade na gestão e a ausência de planejamento. Esse último, aliás, é um fator determinante para o sucesso de um negócio, apesar disso, ainda é negligenciado por muitos empreendedores. A solução não é tão complicada e passa pela elaboração de um plano de negócio.

Se você não sabe o que o termo “plano de negócio” significa, continue acompanhando o texto que iremos te explicar!

O que é um plano de negócio?

Esse instrumento é importante para todo empreendedor e consiste basicamente em organizar informações sobre o mercado de atuação e como desenvolver a parte operacional do negócio. Ao começar a análise de mercado deve-se olhar para as oportunidades existentes, quais as tendências que estão chegando no país, os hábitos dos consumidores que irão comprar o seu produto, as ações e diferenciais de seus futuros concorrentes e para as questões técnicas que existem na operação de uma loja virtual.

Quanto à parte operacional, o empreendedor precisa direcionar seu olhar para o próprio negócio. Aqui é o momento de pensar como o posicionamento definido na análise de mercado será colocado em prática e se tornará real. Deve-se resolver diversos pontos, entre eles: os processos de produção e logística, as questões técnicas para abertura de um e-commerce, as formas de pagamento, as ações de marketing, os recursos humanos e financeiros que serão necessários, possíveis treinamentos e capacitações e a estimativa dos custos iniciais do projeto.

Como executar?

Em um primeiro momento o plano de negócio pode parecer algo complexo. Porém, com dedicação e paciência é possível criar um planejamento estruturado e que irá nortear o nascimento da empresa. Os questionamentos que colocamos há pouco devem ser organizados exatamente em forma de perguntas, isso irá te ajudar a visualizar melhor todas as informações que precisa reunir.

O próprio SEBRAE propõe uma lista de perguntas para a preparação de um plano de negócio para e-commerce. A intenção é direcionar o empreendedor com questões referentes ao setor e às características da empresa. Confira:

1.Quais as características do mercado online para os produtos que você irá vender?

2. Qual parcela das vendas dos produtos é feita por meio de e-commerce?

3. Em que países se encontram o maior número de clientes potenciais para vendas online desses produtos?

4. Quais as características dos clientes que compram por esse meio e quais os seus hábitos de compra?

5. Quais os concorrentes que utilizam a internet para vender? Qual o seu porte e suas características?

6. Quais os requisitos técnicos e regulatórios para as vendas virtuais?

7. A empresa dispõe dos processos de produção e logística necessários a uma operação de e-commerce?

8. As questões técnicas relacionadas ao e-commerce foram resolvidas?

9. As formas de pagamento a serem aceitas já foram decididas?

10. A forma de divulgação do site já foi considerada?

11. A empresa dispõe dos recursos humanos e financeiros necessários para a implantação do e-commerce?

12. Os gestores estão totalmente comprometidos com a implantação e operação da loja virtual?

13. Todos na empresa estão conscientes das mudanças necessárias para a implantação do e-commerce? Estão comprometidas com tais mudanças?

14. Os empregados foram treinados ou há previsão para realizar algum tipo de treinamento?

15. Há algum gestor encarregado da operação de e-commerce?

16. Quais são os custos iniciais e de operação com que a empresa terá de arcar?

Uma dica é deixar as perguntas em um local onde você veja com certa frequência. Conforme você for encontrando as respostas, vá adicionando a essa lista. Se tiver um sócio ou outras pessoas envolvidas no projeto, convide-as para participar e te ajudar a completar esse quebra-cabeça que formará sua nova empresa.

Por que elaborar um plano de negócio?

Antes de criar uma empresa, é preciso conhecê-la, saber qual o objetivo que você quer atingir e principalmente como fará para conquistar esse resultado. E todo esse processo exige planejamento. Com um plano de negócio, você irá enxergar amplamente sua loja, garantindo decisões mais seguras e diminuição dos riscos envolvidos na construção de um e-commerce.

Um plano de negócio também deixa claro aos colaboradores quais as metas da empresa e quais os passos serão seguidos para alcançá-las, fato importante para despertar o interesse de crescimento e manter a motivação da equipe.

Além disso, um plano de negócio pode ser utilizado para conseguir novos sócios e investidores para a sua ideia, estabelecer parcerias com fornecedores e clientes, ou até para entrar com o pedido de um financiamento. Ainda assim, a maior vantagem de um plano de negócio é dada ao próprio empreendedor, que terá em mãos um documento essencial para encontrar o caminho para o seu sucesso.7

Contudo, entenda que o plano de negócio não é um instrumento engessado. Na verdade, ele deve ser acompanhado de forma permanente. As correções e mudanças vão acontecer ao longo do tempo e atualizá-lo é fundamental. Ademais, prepare o seu de forma organizada e com o maior número de informações possível. Dessa forma, você terá um plano de negócio fácil de ser consultado e que te ajudará a conquistar resultados incríveis.

Você está pensando em criar sua loja virtual? Já começou a preparar seu plano de negócio? Conte-nos sua experiência!

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