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Como planejar o sucesso da Black Friday

por Thiago Sarraf Quinta-feira, 05 de setembro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

Uma das datas mais importantes para os lojistas sejam físicos ou virtuais, a Black Friday acontece na última sexta feira de novembro, e você já tem tudo pronto? Não, não está muito cedo para pensar nisso. Aliás, se você lojista, ainda não começou a planejar a sua Black Friday, pode correr, pois já está bem atrasado.

A black Friday é uma das “datas comemorativas” de maior venda no Brasil. Em alguns setores, as vendas da Black Friday podem representar mais de 50% do faturamento anual. Mas, como saber desde quando você tem que começar o planejamento para essa data?

Estratégias para Black Friday

O recomendado é que você comece os preparativos para a Black Friday um ano antes. A falta de planejamento leva muitos negócios a deixar de lucrar devido à demanda que data trouxe para suas lojas. Se essa não é a sua primeira data comemorativa, baseie-se em vendas anteriores e faça estimativas.

  • Faça barulho: crie expectativas nos consumidores. Contagem regressiva, e-mails marketing, facebooks e instagram ads e campanhas.
  • Pré-black Friday: descontos especiais e ofertas diferenciadas algumas semanas ou dias antes da data em si.
  • “Gostinhos” do que estão por vir: libere uma oferta ou outra para que os consumidores tenham uma prévia dos descontos e se interessem.
  • Coordene estratégias: utilize todos seus canais para divulgar e maximizar as vendas no dia.
  • Descontos de último minuto: sempre tem os atrasados que deixaram para a última hora e perderam as promoções.

Descontos e mais descontos

Muitos consumidores já esperam para fazer as compras nessa data em novembro devido aos grandes descontos. Não dá para esperar que sua loja performe bem durante a data comemorativa se você oferecer 5-15% de desconto.

O brasileiro gosta de números e ver a palavra OFF, SALE, PROMOÇÃO, DESCONTOS DE ATÉ e um grande número estampado junto, desperta desejos de consumo que ele mesmo não sabia que tinha.

A grande chamada da Black Friday são os grandes descontos, não tenha medo de basear suas campanhas em grandes chamadas com números tentadores.

Clientes VIP

Ofereça suas melhores ofertas para seus clientes VIP.
Mostre que a loja lembra-se dos clientes que já compraram ou fazem parte da lista VIP e que existem benefícios. Ofereça acesso aos descontos com antecedência.

Planejamento

Gosto sempre de reforçar que uma estratégia bem planejada pode levar ao sucesso. Não deixe para montar sua estratégia em cima da hora, porque é quando mais precisamos que as coisas começam a dar errado. Não tem estoque, o site caiu, o responsivo não funciona, não está emitindo nota…

Leia também: Black Friday na América Latina: o comportamento do consumidor e as oportunidades para e-commerces

Bom, acho que vocês já entenderam

Tenha sempre o plano B e C na manga e imagine possíveis cenários caóticos sobre o que você pode fazer para resolver os problemas. Porque a loja tem que continuar rodando no dia seguinte!

Lembre-se que além do seu e-commerce, outros milhares estão apostando fichas na Black Friday. E por menor que seja o problema do cliente na hora da navegação ou da finalização da compra, o consumidor foge para outra loja.
Ai o resto é com você. Está preparado para a Black Friday 2019?

imagem do logotipo da black friday

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