Planejamento para 2021: por onde começar?

por Sidney Zynger Sexta-feira, 08 de janeiro de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos
O ano de 2020 passou muito rápido e todos sofremos muitas transformações, seja na vida pessoal ou na vida profissional. O e-commerce tornou-se uma alternativa para muitas operações se manterem ativas e também foi uma oportunidade de empreender para muitas pessoas. Por todos esses motivos, e em todos os casos, é preciso adentrar o ano novo munido de um planejamento estratégico para o seu negócio, projetando vendas e entendendo cada vez mais as transformações do mercado e do consumidor.

Avaliar o negócio e organizar os processos

Ninguém deve saber mais sobre o produto e o consumidor alvo do que o próprio lojista. É preciso pensar nos produtos e nas novas necessidades dos clientes. Estude o perfil do consumidor médio do seu negócio e avalie a jornada de compra do cliente, da pesquisa até o recebimento do produto. Fazer esta avaliação geral trará novas iniciativas e visões diferentes do negócio.

Outro passo importante é organizar os processos. O universo online é envolto de transformação digital, e se tem uma coisa que é necessária é automatizar os processos diários. Para quem mantém operações diversas, é fundamental contar com um sistema de gestão ERP — para cadastrar produtos, controlar estoque, vender em marketplaces, manter o fluxo de caixa e também cuidar da organização logística.

O controle financeiro do negócio está totalmente interligado com a gestão dos processos, e automatizar é o caminho mais seguro e descomplicado. A gestão integrada também faz com que o empreendedor tenha uma visão mais abrangente do negócio, também projetando ações com relação a investimentos futuros e também promoção de produtos.

Prepare a equipe, valorize o bom atendimento para a boa experiência de compra

Com tanta oferta e demanda, o e-commerce é um local onde o lojista se diferencia pelos detalhes. O atendimento, no caso, é um importante definidor para o cliente fechar ou não sua compra. Deixe algum canal de comunicação sempre aberto ao cliente. Ele precisa entender que chatboat de atendimento são importantes para filtrar as demandas, mas que a qualquer momento poderá conversar com uma pessoa da equipe e será atendido em sua dúvida ou solicitação.

Não esqueça de valorizar seus profissionais para que possam desempenhar um bom trabalho de atendimento perante o consumidor. Estratégias que envolvam a equipe são importantes e devem ser projetadas para ocorrer ao longo do ano.

Outra dica valiosa é observar o time e fazer avaliações individuais. Se a ideia é fazer ajustes na equipe, agora é o momento. Dessa forma irá iniciar um novo ano com pessoas capacitadas e dispostas a fazer o negócio funcionar.

Lembre-se sempre que o cliente de hoje não quer apenas comprar o produto — ele quer ter uma boa experiência com a loja desde o primeiro contato até a entrega.

Inove nas ações de comunicação e ofereça opções logísticas eficientes

No ano novo, as pessoas estão motivadas a conhecer novos projetos, pensar de formas diferentes e até consumir novos produtos. É importante manter estratégias de marketing ativas e ações que aproximem a marca e o consumidor. Mas é importante colocar as ideias no papel para que a equipe possa amadurecer os projetos, fazendo com que os resultados sejam assertivos. Teste novos canais de vendas, defina metas de investimento em redes sociais, anúncios em marketplaces para aumentar o seu posicionamento perante o cliente.

Ações conjuntas e estudo do cliente são fundamentais para criar uma atmosfera de conteúdo e vendas. É interessante também analisar alguns pontos que o consumidor avalia com bons olhos na hora de optar pela compra online, como o preço e a descrição completa dos produtos.

Outro fator determinante para a finalização de compra é dar ao cliente opções de pagamentos instantâneos e entrega rápida, a fim de encurtar a espera pelo produto comprado.

Gestão integrada para vender mais

Projetar um novo ano requer também uma dose de flexibilidade. Afinal, percebemos em 2020 o quanto sair do planejado e manter a operação funcionando é bastante desafiador, mas compensatório quando se faz um bom trabalho.

Os detalhes para um novo ciclo que inicia fazem parte da gestão do negócio, que se projeta para metas e desafios que um novo ano propõe. Manter uma gestão em um sistema ERP unifica as operações e faz com que o trabalho seja mais efetivo. O consumidor do nosso tempo compara preços com agilidade, já que o comércio online está à disposição com apenas alguns cliques. É preciso atentar aos detalhes para as vendas acontecerem de forma natural e dar ao cliente a melhor experiência possível.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.