Planejamento estratégico no e-commerce: o segredo da vitalidade

por João Paulo Arraes Quarta-feira, 08 de julho de 2015

Assim como qualquer outro negócio, o e-commerce também exige muito planejamento antes de começar a funcionar de fato. Mas este planejamento não se trata apenas de refletir sobre o mercado e logo colocar uma ideia em prática e sim de traçar atitudes, medidas estratégicas que visem otimizar ao máximo todas as etapas envolvidas no processo.
Isso porque negócios iniciados e administrados na base do impulso tendem a não dar certo. Em grande parte das vezes, quando um empreendimento fracassa, o maior culpado é a falta de planejamento. Sem estratégias consistentes de ação, é comum que as coisas fiquem confusas e que o empresário não dê conta de gerir tudo ao mesmo tempo. Assim, é importante segregar, separar o todo em partes e analisa-las uma a uma, sempre pensando no melhor resultado final do conjunto.

Para isso, o primeiro passo é realizar uma extensa análise de mercado. Em tempos de instabilidade financeira este pode ser o passo mais importante de todos. É preciso identificar qual é o segmento escolhido, se ele tem espaço no cenário atual do comércio eletrônico ou se seu modelo já está saturado. Nesse caso pode surgir a ideia do e-commerce de nicho, uma alternativa que vem dando certo mesmo para os setores mais congestionados no mercado. Durante essa etapa é necessário também escolher o modelo a ser trabalhado: B2B – de empresa para empresa – ou B2C – empresa para consumidor final. Outra reflexão incluída nessa etapa é sobre o público-alvo. É necessário saber quem é seu consumidor, quais suas características e como é seu comportamento de compra.

A seguir, é preciso decidir a plataforma ideal para o negócio. Existem vários modelos – desde open source, até alugada ou exclusiva. Seja qual for, o importante é que ela corresponda às expectativas do empreendedor e não fique devendo em quesito nenhum. Além disso, é importante que seja robusta, se adapte ao negócio e também suporte futuras atualizações e supra todas as necessidades do empreendimento.

Outra etapa vital para o sucesso de um e-commerce é o planejamento de marketing digital. Este pode ser um campo confuso para quem não entende do assunto, por isso o ideal é contratar uma agência especializada ou então montar uma equipe na própria empresa. Geralmente, a segunda opção sai mais cara. Então, se os recursos não são abundantes, as agências podem ser uma boa alternativa. Em todo caso, é importante que o empreendedor e a própria equipe de funcionários – se houver – tenham em mente o que será trabalhado. Funcionários capacitados se tornam mais úteis, entendem as ferramentas com as quais estão lidando e sabem o que cobrar da agência escolhida. Entre as ações importantes para um e-commerce estão: estabelecer uma estratégia consistente de SEO – otimização para ferramentas de busca –, pensar na possibilidade de trabalhar com links patrocinados, planejar ações nas mídias sociais e de e-mail marketing.

Além disso, é preciso pensar no sistema operacional da empresa: como entregar meus produtos/serviços? Existem diversos métodos de logística: é possível investir e adquirir seu próprio estoque, utilizar o estoque de terceiros (dropshipping) e trabalhar com o sistema dos Correios ou com sistema de transporte próprio ou terceirizado. Aqui cabe analisar a alternativa que mais se adapta ao modelo do empreendimento.

Em suma, são muitas coisas com o que se preocupar. A Internet disponibiliza muitas dicas e recursos de como gerenciar todas as ações que um e-commerce necessita. O Sebrae elaborou dicas sobre o planejamento de e-commerces e um infográfico bastante interessante que compara as necessidades de lojas físicas e virtuais (veja aqui) que pode ser bastante útil para quem ainda está perdido. Mas, se ainda assim o empreendedor não se sentir apto a pensar e gerir tudo sozinho, o ideal é buscar a ajuda de um profissional, que vai criar estratégias e estabelecer objetivos, pensando sempre na eficiência do resultado final.

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