Acesso rápido

Planejamento estratégico no e-commerce: o segredo da vitalidade

por João Paulo Arraes Quarta-feira, 08 de julho de 2015

Assim como qualquer outro negócio, o e-commerce também exige muito planejamento antes de começar a funcionar de fato. Mas este planejamento não se trata apenas de refletir sobre o mercado e logo colocar uma ideia em prática e sim de traçar atitudes, medidas estratégicas que visem otimizar ao máximo todas as etapas envolvidas no processo.
Isso porque negócios iniciados e administrados na base do impulso tendem a não dar certo. Em grande parte das vezes, quando um empreendimento fracassa, o maior culpado é a falta de planejamento. Sem estratégias consistentes de ação, é comum que as coisas fiquem confusas e que o empresário não dê conta de gerir tudo ao mesmo tempo. Assim, é importante segregar, separar o todo em partes e analisa-las uma a uma, sempre pensando no melhor resultado final do conjunto.

Para isso, o primeiro passo é realizar uma extensa análise de mercado. Em tempos de instabilidade financeira este pode ser o passo mais importante de todos. É preciso identificar qual é o segmento escolhido, se ele tem espaço no cenário atual do comércio eletrônico ou se seu modelo já está saturado. Nesse caso pode surgir a ideia do e-commerce de nicho, uma alternativa que vem dando certo mesmo para os setores mais congestionados no mercado. Durante essa etapa é necessário também escolher o modelo a ser trabalhado: B2B – de empresa para empresa – ou B2C – empresa para consumidor final. Outra reflexão incluída nessa etapa é sobre o público-alvo. É necessário saber quem é seu consumidor, quais suas características e como é seu comportamento de compra.

A seguir, é preciso decidir a plataforma ideal para o negócio. Existem vários modelos – desde open source, até alugada ou exclusiva. Seja qual for, o importante é que ela corresponda às expectativas do empreendedor e não fique devendo em quesito nenhum. Além disso, é importante que seja robusta, se adapte ao negócio e também suporte futuras atualizações e supra todas as necessidades do empreendimento.

Outra etapa vital para o sucesso de um e-commerce é o planejamento de marketing digital. Este pode ser um campo confuso para quem não entende do assunto, por isso o ideal é contratar uma agência especializada ou então montar uma equipe na própria empresa. Geralmente, a segunda opção sai mais cara. Então, se os recursos não são abundantes, as agências podem ser uma boa alternativa. Em todo caso, é importante que o empreendedor e a própria equipe de funcionários – se houver – tenham em mente o que será trabalhado. Funcionários capacitados se tornam mais úteis, entendem as ferramentas com as quais estão lidando e sabem o que cobrar da agência escolhida. Entre as ações importantes para um e-commerce estão: estabelecer uma estratégia consistente de SEO – otimização para ferramentas de busca –, pensar na possibilidade de trabalhar com links patrocinados, planejar ações nas mídias sociais e de e-mail marketing.

Além disso, é preciso pensar no sistema operacional da empresa: como entregar meus produtos/serviços? Existem diversos métodos de logística: é possível investir e adquirir seu próprio estoque, utilizar o estoque de terceiros (dropshipping) e trabalhar com o sistema dos Correios ou com sistema de transporte próprio ou terceirizado. Aqui cabe analisar a alternativa que mais se adapta ao modelo do empreendimento.

Em suma, são muitas coisas com o que se preocupar. A Internet disponibiliza muitas dicas e recursos de como gerenciar todas as ações que um e-commerce necessita. O Sebrae elaborou dicas sobre o planejamento de e-commerces e um infográfico bastante interessante que compara as necessidades de lojas físicas e virtuais (veja aqui) que pode ser bastante útil para quem ainda está perdido. Mas, se ainda assim o empreendedor não se sentir apto a pensar e gerir tudo sozinho, o ideal é buscar a ajuda de um profissional, que vai criar estratégias e estabelecer objetivos, pensando sempre na eficiência do resultado final.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

1 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.