Planejamento e pós-venda do Dia dos Namorados e outras datas comemorativas

por Fabio Garcia Segunda-feira, 07 de junho de 2021   Tempo de leitura: 4 minutos

As datas comemorativas são muito esperadas por lojistas. Isso porque as compras sazonais movimentam bilhões de reais. Somente no primeiro trimestre deste ano, o e-commerce faturou R$ 35,2 bilhões, superando em 57% as vendas no mesmo período de 2020. Com isso, a expectativa para o Dia dos Namorados, por exemplo, segue altíssima.

Mas, como todos sabemos, não é só de vendas e faturamento que os negócios sobrevivem. É preciso muito planejamento para obter sucesso nesses períodos. E assim como o Dia dos Namorados, neste ano lojistas ainda podem aproveitar datas como o Dia dos Pais, Dia das Crianças, a esperada Black Friday e o tão desejado Natal!

Contudo, com o crescimento das vendas nesses períodos, exige-se também o aumento da organização, assim como do estoque e de colaboradores. Afinal, as datas comemorativas não são apenas uma oportunidade para aumentar o faturamento, mas também são a chance de fidelizar o cliente.

Planejamento e conquista

Empresas que conseguem causar uma boa experiência de compra aos clientes elevam as chances de que esse consumidor retorne. E especialmente em datas comemorativas, a expectativa do cliente quanto à entrega se torna ainda maior.

Com lojas virtuais efetuando a cada dia as entregas em menos tempo, mais os consumidores estão se acostumando a realizarem suas compras em cima da hora, ou melhor, próximo da data comemorativa.

De acordo com o relatório da All iN e Social Miner sobre o Dia das Mães de 2021, o pico de visitas nas lojas online foi no dia 6 de maio, ou seja, apenas três dias antes da data comemorativa.

Somando esse novo hábito ao aumento de pedidos e envios nas datas especiais, a possibilidade do produto não chegar dentro do prazo é enorme! E nenhum lojista quer o fim de um namoro por falta de presente ou uma criança sem brinquedo porque o pai fez a compra com pouca antecedência, não é mesmo?

É por isso que empresas de logística podem fazer toda a diferença na conquista do cliente. Uma gestão inteligente de envios pode agilizar as entregas e até reduzir o volume de reclamações por atrasos.

O sistema ship from store, por exemplo, pode diminuir o prazo do envio em até três vezes em comparação com entregas comuns. Isso porque a retirada da mercadoria é feita da loja mais próxima ao cliente.

Outro diferencial que empresas de gestão logística oferecem é o tracking. Com ele, o cliente consegue rastrear em tempo real o seu pedido. Assim, caso verifique que a compra não chegará até a data comemorativa, poderá optar por uma alternativa para não deixar a namorada ou criança nenhuma sem presente.

Além disso, a estratégia ship from store também pode gerar uma economia de até 50% no valor do frete. Desta forma, assim como a rapidez, a redução pode ser outro chamariz para a conquista do consumidor.

O pós-venda

Depois de efetuada a venda, o contato com o cliente ainda não acabou. O momento do pós-venda é essencial para a experiência de compra e, se feito de maneira apropriada, pode ajudar a fidelizar o cliente.

É justamente nesta hora que a credibilidade do seu negócio é colocada à prova. Pois nesta fase o cliente saberá se pode ou não contar com a sua loja em uma data especial.

E acredite, as trocas e devoluções de mercadorias não precisam ser mais uma dor do varejo online. Esse tipo de pedido do cliente pode se tornar uma vantagem competitiva. Os e-commerce que fazem parceria com empresas de logística reversa inteligente, além de obterem redução nos custos, também podem oferecer aos clientes trocas e devoluções mais eficientes. Ou seja, operações com mais praticidade, rapidez e menor custo.

A opção de troca inteligente, assim como a coleta gratuita, diária ou personalizada são serviços oferecidos por empresas especializadas em gestão logística. Essa comodidade na rotina do lojista está se tornando uma essencialidade para negócios que desejam estar à frente dos concorrentes.

Portanto, se deseja aproveitar o calendário de datas comemorativas no e-commerce, pense em se planejar antes e depois da venda para fidelizar os clientes.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER