Planejamento de marketing: onde devo anunciar a minha loja virtual?

por Daniela Niemeyer Lovatto Sexta-feira, 05 de junho de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

Depois de criada a loja virtual e ela estar online, é hora de começar a anunciar. Facebook, Instagram, Google Ads, YouTube, influencers… Em quais locais você vai promover a sua empresa?

As opções são muitas, mas sair investindo dinheiro em todas elas sem ter um planejamento para o marketing digital é um mau negócio.

Planejando as campanhas de anúncios da loja virtual

A estratégia de anúncios precisa ser definida já no planejamento da loja virtual. E, claro, quando a loja for lançada é necessário colocar em prática o plano, ir testando e realizando os ajustes necessários.

Sim, porque o plano de marketing digital pode estar perfeito no papel, mas só colocando em prática para validar.

Então, onde você deve anunciar os seus produtos/serviços?

Caso o seu e-commerce venda produtos que são de compra por impulso, os anúncios vão performar melhor em redes sociais, pois são anúncios de atenção para o consumidor.

Por exemplo, digamos que você tem uma loja virtual de sapatos de salto alto. É um produto que pode ser considerado de compra por impulso, já que as mulheres são geralmente famosas pela quantidade de sapatos que possuem!

É bem provável que ao estar acompanhando o feed do Instagram, um anúncio chame a atenção da cliente e bum: ela clica e vai até o seu e-commerce.

E isso significa que você deve anunciar apenas no Instagram e Facebook? De jeito nenhum! Campanhas de Google Shopping, Remarketing e Rede de Display também devem funcionar bem. Parcerias com influencers têm se mostrado ótimas para engajamento com a marca de forma viral.

Agora, digamos que você venda um produto ou serviço que seja adquirido por necessidade…

Quando nós precisamos comprar alguma coisa ou contratar algum serviço, como “oficina mecânica”, por exemplo, normalmente o que fazemos é ir ao buscador e digitar aquilo que necessitamos. Esse é um exemplo de serviço de necessidade. Ou, em outras palavras: se um anúncio de oficina mecânica aparecer em uma rede social, não vai chamar a atenção. Afinal, é um serviço que usamos apenas quando necessitamos.

Nesse caso, os anúncios devem seguir uma estratégia de campanhas de pesquisa no Google. O Google Ads possui uma gama de tipos de campanhas e anúncios a ser testada pela loja virtual, para ver quais são as que melhor performam com a audiência.

E vale lembrar que um tipo de anúncios não exclui o outro. É preciso, claro, verificar o que faz mais sentido para o negócio.

Quanto dinheiro investir em campanhas?

Alguns experts em marketing digital sugerem investir em torno de 30% do valor do faturamento em marketing no início das operações. Mas, no caso de ainda não haver faturamento, é preciso reservar um bom valor para dar os primeiros passos.

Invista nas campanhas para trazer tráfego ao seu e-commerce, e vá fazendo os ajustes necessários. A cada dia acompanhe as KPI’s de suas campanhas. Quando o retorno sobre o investimento (ROI ou ROAS) for crescendo e ficando interessante, é hora de acelerar — com moderação! Se o ROI for de 8, por exemplo, significa que a cada R$ 1 investido, traz R$ 8 em venda.

Então se um ROI de 8 é bom para o seu negócio, passe a investir mais dinheiro na campanha, pois trará mais vendas. E em se tratando de campanhas de marketing digital, sempre dá para melhorar!

É verdade que não é todo mundo que possui conhecimentos para criar e acompanhar as campanhas de marketing digital nas diversas plataformas. Você pode sempre contratar quem faça esse trabalho. No entanto, o marketing é muito importante para ser terceirizado — estude o assunto!

Baby steps

Os primeiros passos de uma loja online são difíceis mesmo. As campanhas de anúncios pagos demoram um tempo para trazer resultados, é normal.

As primeiras semanas são de ajustes das palavras-chave, do público-alvo, dos horários que os anúncios serão exibidos e dos próprios anúncios. Afinal, é ideal fazer vários anúncios e comparar aqueles com melhor desempenho.

Depois de acertar os anúncios que começam a trazer o resultado esperado, o investimento vai sendo revisto. Com o passar do tempo é normal que o percentual investido nas campanhas diminua em comparação com o faturamento. Quanto maior o ROI, mais faturamento com investimento menor (percentualmente falando).

A marca começa a tornar-se conhecida e a trabalhar o relacionamento com o cliente. Assim, incentiva a recompra e conquista novos clientes de forma orgânica.

Um anúncio que está sendo ótimo sempre funcionará? Não, não funcionará para sempre. Anúncios que são impressos sempre do mesmo modo para a audiência deixam de chamar a atenção e com o passar dos dias começam e a ter menos cliques.

Em se tratando de anúncios, sempre há o que melhorar.

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