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Missão Pix na Black Friday

Por: Alan Chusid

Alan se graduou em Administração de Empresas pela ESPM. É um dos cofundadores do Neon, um dos principais bancos digitais do Brasil, do qual foi Diretor Comercial & Negócios. Antes do Neon, Alan fundou uma empresa de tecnologia focada em logística chamada Speedyboy. Anteriormente, ele trabalhou como trainee na Andrade Gutierrez e no mercado financeiro na divisão de Asset Management da Advis. Alan também é dono e aconselha empreendedores de diversos setores, em empresas como a Naked Nuts, Troco Simples e Linus.

O Pix está logo aí! Ele chega alguns dias antes da Black Friday, que está marcada para o dia 27/11. E você, está preparado?

Para te ajudar nessa missão, separei 4 dicas para maximizar os benefícios do Pix em uma das datas mais importantes do varejo brasileiro: a Black Friday. Assim, além de bombar nas vendas, seu e-commerce vai ter uma facilidade muito maior em aceitar, conciliar e processar pagamentos.

Tudo indica que, esse ano, teremos a Black Friday mais digital até agora. Desde o início da pandemia, os hábitos dos consumidores mudaram bruscamente, inclinando as vendas para o universo online. Esse ano, para evitar aglomerações, muitos vão optar por aproveitar a Black Friday virtualmente.

Segundo dados de uma pesquisa da Globo, 38% dos entrevistados pretendem comprar só pela internet, enquanto 35% preferem lojas físicas e 27% escolheram ambas. Vamos aproveitar essa vantagem estatística?

Conecte-se com o Pix

Antes de mais nada, o primeiro passo é oferecer o Pix, o novo arranjo de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), na gama de formas de pagamento do seu e-commerce.

Para se conectar ao Pix, que será lançado oficialmente no dia 16 de novembro, procure uma empresa focada na solução de pagamentos instantâneos.

Assim, além dos meios tradicionais, que causam muitas dores de cabeça, você poderá desfrutar de pagamentos que caem em tempo real, sem todas aquelas altas taxas cobradas pelos cartões e os dias úteis do boleto.

Para se aprofundar no Pix, confira esse conteúdo criado especialmente para você saber tudo sobre essa inovação no mercado brasileiro de pagamentos.

Crie e garanta um ambiente seguro

É fundamental transmitir segurança para os clientes no momento do pagamento, principalmente para os que estão começando a se aventurar nas compras pela internet.

Para isso, atente-se aos seguintes pontos:

  • deixe um certificado ou selo de segurança explícito no seu site;
  • evite redirecionar o cliente para fora do seu site: pode causar confusão e te levar a perder uma venda.

Mitigar fraudes também é necessário para a sua própria segurança. Como é de se esperar em uma data muito visada por todos, a Black Friday acaba aumentando as tentativas de fraude como estorno e chargeback.

A infraestrutura do Pix foi desenvolvida levando esse ponto de dor em consideração. Por isso, as transações feitas via Pix eliminam o chargeback, como conhecido no cartão, e reduzem as possibilidade de fraude.

Prepare bem a sua equipe de atendimento

A natureza recente do Pix com certeza vai ser fonte de muitas dúvidas dos consumidores. Arme a sua equipe com bastante conhecimento sobre esse novo método de pagamento. Vale organizar workshops e treinamentos internos para certificar que todo o time entende bem do assunto e está pronto para sanar dúvidas de forma coerente e coesa. Foque nos benefícios do Pix em comparação aos outros meios de pagamento como uma forma de incentivá-lo versus os outros.

Simplifique e intensifique a experiência do consumidor

Não basta a experiência do consumidor ser simples. Ela também deve ser memorável.

Eu sugiro as seguintes dicas para surpreender o seu cliente:

  • Ofereça várias formas de pagamento. Com o Pix você vai democratizar o acesso às compras e incluir quem não tem acesso à cartões de crédito;
  • Para uma jornada de compra simples, invista em um Checkout Lightbox. Ele possibilita que a conclusão de um pagamento instantâneo ocorra dentro da mesma página, sem a necessidade de redirecionar o cliente. Além de passar mais segurança, reduz as etapas de compra, contribuindo exponencialmente para a conversão de vendas;
  • Se possível, aproveite as taxas mais baixas do Pix para oferecer frete grátis ou pelo menos com preço amigável.

Tenho certeza que esses pequenos-grandes gestos vão marcar pontos com o seu cliente e ele vai querer comprar sempre de você.

Em sincronia com o Pix, acredito no que é descomplicado, rápido e eficiente. Por isso elaborei essas 4 dicas de ouro para você conseguir potencializar o seu comércio digital com pagamentos instantâneos.

Essa Black Friday será mais digital do que nunca. Não perca a oportunidade de surfar essa onda em primeira mão com os grandes varejistas que já estão na jogada!