Pix Garantido: qual a importância disso para o e-commerce?

por Tiago Moraes Terça-feira, 11 de maio de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

Novo recurso do Pix, o Pix Garantido é uma funcionalidade que simula o cartão de crédito, isto é, que permite que os consumidores possam parcelar e programar pagamentos. Trata-se de algo que sem dúvida causará impacto no comércio eletrônico em médio e longo prazo.

Só para lembrar, o Pix é um sistema de pagamento instantâneo anunciado pelo Banco Central do Brasil (BCB) em fevereiro de 2020 e que passou a funcionar em novembro do mesmo ano. Menos burocrático e mais ágil do que os boletos, ele tem acelerado o comércio físico e online.

A palavra “Pix” não é uma sigla. Ela, na verdade, deriva da palavra “pixel”, que remete à inovação tecnológica no sistema financeiro e também à velocidade da transformação digital. Por ser pequena, ela é fácil de lembrar e pronunciar.

O Pix Garantido, por sua vez, terá suas regras desenvolvidas a partir de julho de 2021, segundo matéria do Estadão. Se tudo correr bem na fase de planejamento, o BCB pretende lançá-lo no mercado no primeiro semestre de 2022.

O Pix Garantido tem esse nome porque o beneficiário, que no caso do e-commerce é você lojista, tem a garantia de que irá receber o pagamento mesmo que o comprador não tenha o dinheiro disponível em sua conta. Saiba mais sobre isso adiante!

Números do Pix e o impacto do Pix Garantido no e-commerce

Conforme dados publicados no site do BCB, o Pix já contava com 80,6 milhões de cadastrados até o mês de março de 2021. A título de comparação, no mês anterior (fevereiro) eram 73 milhões e em janeiro 65 milhões.

Em março, o sistema Pix havia registrado 393,6 milhões de transações, ou seja, mais de cem milhões a mais do que no mês anterior (fevereiro), que obteve 275,3 milhões de transações, considerando ordens de pagamento e devoluções nos períodos.

De acordo com artigo do Tecnoblog, já no mês de janeiro de 2021 o Pix ultrapassou o TED e o DOC em número de transações. Ao todo, foram 87,2 milhões de transações instantâneas contra 64,7 milhões de TEDs e 7,3 milhões de DOCs.

Com efeito, com o Pix Garantido chegando, a expectativa é que isso irá gerar um impacto ainda maior no comércio, sobretudo no e-commerce, posto que no Brasil as pessoas gostam de fazer compras parceladas e têm gostado cada vez mais de comprar online.

Para você ter uma ideia, em 2019, 53% dos brasileiros fizeram compras parceladas, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil. Ou seja, mais da metade dos cidadãos com poder de compra no país usam cartão de crédito e fazem crediários.

Agora, essas pessoas poderão usar também o Pix Garantido, que é muito mais prático. Desse modo, mais pessoas poderão fazer compras parceladas, o que consequentemente poderá aumentar enormemente a quantidade de compras online.

Vantagens do Pix Garantido para lojistas

A chegada do Pix Garantido no mercado pode proporcionar muitos benefícios para donos de e-commerces como você. Por exemplo, já citei que esta nova funcionalidade permite fazer compras parceladas, mas há outras, tais como:

Concorrência com cartões de crédito

Ao possibilitar compras parceladas, o Pix Garantido entra em concorrência direta com as operadoras de cartões de crédito. Com efeito, isso pode fazer com que as operadoras passem a oferecer melhores taxas e condições para os consumidores e para os lojistas.

Recebimento garantido

Este recurso Pix é garantido porque se no dia do pagamento de uma compra a conta do cliente não tiver o dinheiro, um intermediário como um banco ou fintech, por exemplo, fará o pagamento. Depois, quando o cliente tiver o dinheiro, ele faz o pagamento ao intermediário.

Sem limites

Pode ser que o Pix Garantido não venha a possuir limites como os cartões de crédito. Isso significa que os consumidores poderão parcelar produtos mais caros. Isso decerto poderá aumentar o ticket médio de lojas virtuais como a sua.

Agendamento de contas

Com o Pix Garantido, os clientes poderão agendar o pagamento de contas, ao passo que o recebedor, no caso você, ficará sabendo quando as contas serão pagas. Isso lhe proporciona muito mais tranquilidade.

Antecipação de recebíveis

Hoje, os lojistas que precisam antecipar os recebíveis têm que pagar taxas para as operadoras. Mas com o Pix, esse processo poderá ser feito sem que seja necessário pagar por isso ou fazendo um pagamento com juros mais baixos, isto é, de um jeito mais em conta.

Como se pode ver, o Pix tem derrubado o boleto, superado o TED e o DOC e, agora, com o Pix Garantido, ele passa a concorrer com os cartões de crédito. Trata-se, enfim, de mais uma opção de pagamento, uma alternativa que pode melhorar muito as suas vendas online.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER