Pinterest, a rede social que inspira a todos

por Marcos Bonilha Quarta-feira, 24 de julho de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

O Pinterest é uma rede social que, basicamente, serve para inspirar! Afinal, imagens e fotos convergem para estimular usuários em suas buscas, independentemente de seus objetivos.

Ele é pouco conhecido pela maioria dos frequentadores dos famosos Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp. Porém, o Pinterest possui uma legião de 250 milhões de usuários ativos mensalmente. Dentro da plataforma, buscam conteúdos para estimular ideias, conceitos, escopos… E, claro, inspirar para tomar algumas decisões — como por exemplo comprar.

Mas, afinal, como funciona essa rede social?

Explicando a grosso modo, o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos e imagens. Mas, ao contrário de seu “vizinho famoso”, distancia-se do Instagram em sua dinâmica de funcionamento.

Lembra dos quadros (boards) de aço ou cortiça, onde as pessoas faziam colagens de recortes de revistas, fotos ou imagens com alfinetes (pins)? Então, o Pinterest funciona semelhante a esses quadros. As pessoas vão organizando as imagens em pastas dentro desses boards, dividindo os assuntos de acordo com seus interesses.

Interesses

De modo geral, o Pinterest pode ser utilizado para qualquer tipo de inspiração. É bastante usado por noivas, para looks de festas, receitas especiais, casa & decoração, planejar viagens, cultura geek… Enfim, num infindável compartilhamento de imagens entre pessoas com interesse em comum.

Como a rede é bastante dinâmica, o usuário vai sendo impactados por novas imagens conforme “coleciona” as figuras e monta seus quadros — de acordo com o interesse salvo nas pastas.

Números

Cerca de 80% do seu faturamento vem da publicidade. Como dito anteriormente, são 250 milhões de usuários ativos mensalmente. Conhecidos como “pinners”, já postaram 175 bilhões de imagens, reunidas em 3 bilhões de quadros virtuais.

Com capital aberto em abril, o IPO foi de “modestos” 14,5 bilhões de dólares, tendo pico de valorização de quase 30%. A rede é um “unicórnio” (startups que valem bilhões) modesto, mas que já opera no azul. Justamente por conta de sua política de investimento e crescimento estável, contrária a de outras startups que buscam o crescimento vertiginoso.

Público

A maioria dos utilizadores ativos do Pinterest tem menos de 40 anos de idade. Ou seja, os Millennials o utilizam tanto como navegam no Instagram. Aproximadamente 70% do público é feminino. 85% dos acessos são feitos via ambiente mobile e 50% do público é de fora dos EUA — onde perto de 2 milhões são da América Latina, com cerca de um milhão de brasileiros. O Brasil é considerado pela própria ferramenta como um mercado em potencial, estando no top 5 em audiência no mundo.

Um relatório de Mary Meeker mostrou que 55% dos usuários do Pinterest estavam usando o site para encontrar e comprar produtos (segundo declarações do próprio Pinterest, esse número é de 90%). Os “concorrentes” possuem, respectivamente, apenas 12% para o Facebook e 9% para o Twitter.

Com tudo isso em mãos, o Pinterest disponibilizou vários recursos para as empresas venderem mais na ferramenta. Atualmente, são aproximadamente 1,5 milhão de empresas utilizando a rede social.

Mas, como vender nele?

No próximo texto, detalharei como ter uma conta vendedora na rede social queridinha para inspirações, inclusive para comprar. Sobre a importância que o Pinterest pode ter para alavancar um e-commerce, compartilho a seguinte frase:

“Imagens são inspiradoras e fazem você querer comprar”.

Ela é de Niraj Sarah, CEO da WaiFair, uma das maiores varejistas de móveis e decoração online dos Estados Unidos. Tem mais de 12 mil marcas e 7 milhões de itens vendidos.

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