Pinterest: 5 dicas de como usá-lo a favor do seu e-commerce

por Raquel Lisboa Quarta-feira, 06 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 4 minutos

As redes sociais são essenciais para você que deseja ter um contato mais próximo do seu cliente e melhor empreender online. E uma das mídias que pode te ajudar nessa relação mais estreita e informal é o Pinterest.

Essa plataforma tem como principal objetivo o compartilhamento de imagens inspiradoras e envolventes. Logo, por se tratar de uma grande vitrine online, ela pode ser o ambiente ideal para divulgar e expandir o seu negócio.

De acordo com o próprio Pinterest, hoje são mais de 175 milhões de usuários e 100 bilhões de ideias propagadas! São grandes números, não?

Para você que ainda não tem uma conta, basta acessar Pinterest Business e se cadastrar. No seu perfil deve ter uma foto, a qual pode ser o logo da sua marca, e criar uma breve apresentação, comentando sobre a sua loja e o propósito dessa página – como por exemplo: “compartilhar inspirações de moda feminina casual”.

Convencido de que essa rede poderá auxiliar no aumento das taxas de conversão do seu e-commerce? Pois bem, continue então acompanhando dicas importantes para alcançar o seu público em potencial.

  1. Capriche nas fotos

Como já dissemos anteriormente, as imagens – ou Pins, como são chamadas – são o foco do Pinterest. Inicialmente, são por meio delas que você chamará a atenção do público, por isso não descuide.

Os Pins são exibidos em coluna e em formato vertical. É importante então se lembrar de não carregar imagens longas, nem na horizontal – caso contrário elas aparecerão cortadas no feed. A medida ideal para uma foto é de 2:3 (600 pixels de largura por 900 pixels de altura).

Além disso, há um dado essencial a se atentar: 80% dos acessos do Pinterest são por dispositivos móveis, segundo o próprio site. Daí vem a importância de sempre carregar fotos de alta qualidade e resolução.

  1. Invista em descrições relevantes

Depois que o seu seguidor já se interessou pela sua foto de qualidade e abriu-a (ação chamada de close-up), está na hora de conquistá-lo na descrição. Instigue-o para ter curiosidade de conhecer seu e-commerce mais de perto.

As legendas devem ser úteis, complementando a imagem exibida. Podem indicar tamanhos, cores, usabilidades e preços dos produtos.

Além, claro, de indicar o link do seu e-commerce (você pode ainda hiperlinkar na própria foto). E não se esqueça de uma call-to-action convidando o seu público em potencial para explorar a sua marca.

É nesse momento também que você deve investir nas palavras-chave relacionadas ao seu nicho para que assim garanta mais visibilidade nas buscas.

Invista inclusive em um vocabulário que combine com o seu público-alvo; caso você tenha como objetivo atingir jovens, por exemplo, use expressões mais descoladas.

  1. Use e abuse dos painéis

A apresentação de imagens e descrições ajuda a configurar a identidade da sua marca, mas no Pinterest é possível ir além com os chamados painéis. Tratam-se de diferentes pastas onde você pode segmentar os conteúdos exibidos.

Primeiramente, deve sempre se lembrar de publicar conteúdos que tenham a ver com o seu nicho e com a sua audiência – e nunca os perder de vista.

Para mais, poste conteúdos diversificados e não apenas os seus produtos, caso contrário seu feed se tornará entediante.

Publique então diferentes painéis, como um para os produtos mais vendidos, outros segmentando diferentes categorias dos itens da sua loja e outro ainda com inspirações relacionadas ao mercado.

Por exemplo, se você tem uma loja de móveis, faça murais como: “os queridinhos” (referindo-se aos produtos que têm mais saída), “mobílias para quarto”, “mobílias para sala” e assim por diante.

E para cativar seus seguidores, crie uma pasta como “a casa dos sonhos”, onde você pode postar composições de diferentes ambientes e dar dicas de como montá-los.

Lembre-se também das datas comemorativas. Se você vende moda feminina, por exemplo, monte painéis para o Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal.

São ótimos meios de sugerir presentes para as diferentes épocas. Com certeza muitos seguidores te acharão por meio desses murais.

  1. Impulsione o tráfego

Quem não gosta de um desconto, não é mesmo? Aproveite o Pinterest então para divulgá-lo. Ofereça cupons, seja de porcentagens ou valores fixos. Qualquer uma dessas escolhas será uma boa forma de atrair clientes e alavancar as suas vendas.

Não se esqueça também de seguir para ser seguido. Essa plataforma permite acompanhar tanto pessoas, quanto murais e interesses.

Por isso, invista um tempo para pesquisar páginas que tenham a ver com o seu mercado e público, além de seguir de volta aqueles que te seguem – isso mostrará bom interesse da sua parte.

E por último, lembre-se da importância de cada Pin nas suas postagens, pois toda vez que alguém salva algo da sua página, os seguidores dessa pessoa igualmente o verão, mostrando assim interesses semelhantes e se tornando uma forma orgânica de divulgação.

  1. Pinterest Analytics

Não sabia? Sim, o Pinterest tem o seu próprio Analytics! A análise feita leva em consideração quais as publicações mais apreciadas e quantas visitas seu perfil recebe. Avalia dados daqueles seguidores que se conectam com a sua marca e o que eles estiveram pesquisando.

Por fim, investiga também quantas vezes uma postagem criada por você foi exibida no Pinterest e considera quando há close-ups nos seus Pins.

Todos esses dados são essenciais para acompanhar as métricas e o engajamento alcançado com a sua página, além de te propiciar insights de quais são as melhores maneiras de continuar investindo nessa rede social.

Gostou?

Seguindo essas pequenas sugestões, você estará pronto para investir no Pinterest e ver sua loja crescer – não apenas em números, mas também aos olhos dos seus clientes. Caso queira saber mais, compartilho um e-book completo e gratuito sobre o tema.

Já utiliza alguma das dicas sugeridas? Conte sua experiência nos comentários!

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