Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa Black Friday 2015 mostra tudo sobre a melhor data do e-commerce

Por: Diego Ivo

Diego Ivo é fundador e CEO da Conversion, agência especialista em SEO (Search Engine Optimization), estrategista de marketing digital, especialista em crescimento orgânico, palestrante de diversos eventos no Brasil e no exterior. Foi um dos brasileiros a palestrar no eWMS, evento de Philip Kotler.

Um estudo da Conversion mostrou que o faturamento durante a Black Friday deve crescer 42% em relação ao ano passado, o que é, sem dúvida, um grande marco para o comércio eletrônico. A expectativa é atingir R$ 1,8 bilhão em vendas no dia 27 de novembro somado ao final de semana (28 e 29).

Mesmo em tempos de crise no País, o comércio eletrônico como um todo deve crescer 29,6% em 2015, segundo outra pesquisa realizada pela Conversion.

39% gastarão mais que em 2014

A Black Friday está se consolidando como uma data especial para o consumidor brasileiro, sendo reconhecida pelos grandes descontos. Superando a fama de “black fraude”, 94% das pessoas que participaram da última edição ficaram satisfeitas e pretendem aproveitar as ofertas novamente neste ano. Mais do que isso: 28% pretendem gastar o mesmo que em 2014, enquanto 39% têm a intenção de gastar mais; só 28% dizem que gastarão menos.

Mulheres comprarão mais que os homens

As mulheres devem gastar cerca de R$ 1 bilhão na Black Friday no Brasil, sendo que cerca de 55% dos compradores serão do sexo feminino e 45% do masculino. Entre elas, mais de 20% declararam que gastarão acima de R$ 800 nos itens desejados.

A pesquisa aponta ainda que cerca de 40% dos homens e das mulheres já sabem onde irão comprar, mas 43% das mulheres usarão mecanismos de busca para encontrar a loja e o produto desejados, enquanto 27% dos homens usarão ferramentas específicas de comparação de preços.

Eletrodoméstico está entre os produtos mais desejados

Os equipamentos eletrodomésticos e eletrônicos devem ser os mais procurados durante a próxima Black Friday no Brasil, com 36% e 31% de interesse em compra, respectivamente. Os produtos de informática aparecem em terceiro lugar na preferência do consumidor para a Black Friday, com 28% das intenções de compra, seguidos pela telefonia e celulares (26%), moda e acessórios (22%) e brinquedos e games (18%).

Mais um recorde de faturamento: R$ 1,85 bilhão

De acordo com o levantamento realizado com mais de 200 consumidores conectados à internet, a previsão de negócios com as promoções da Black Friday oferecidas nas 24 horas de evento, mais o final de semana que se segue, é de R$ 1,85 bilhão, o que representa um crescimento de aproximadamente 42% no volume de vendas no País em comparação com a edição anterior, quando foi registrado um faturamento de R$ 1,3 bilhão.

Um infográfico para analisar e compartilhar

Preparamos um infográfico para você que gosta de visualizar as informações de uma forma mais dinâmica para, assim, conseguir analisar melhor a incrível Black Friday que teremos neste ano. Os dados apresentados sobre o consumidor e o mercado são ótimos para profissionais de e-commerce e de marketing como um todo, para analisar e compartilhar.

Pesquisa-Black-Friday-2015

Originalmente publicado em: http://www.conversion.com.br/blog/pesquisa-black-friday-2015/