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Pesquisa aponta 5 características de sucesso do content marketing brasileiro

Saiu há alguns dias os resultados da pesquisa Content Marketing no Brasil – Benchmarks, Orçamentos e Tendências 2016, que foi realizada em parceria entre a Tracto, o Content Marketing Institute (CMI), a New Content e o Contentools.

A pesquisa ouviu 1.358 profissionais de comunicação e marketing de empresas dos 27 estados brasileiros para entender como as empresas usam o content marketing e quanto pretendem investir nele nos próximos 12 meses.

Analisando os dados, é possível observar cinco fatores que influenciam diretamente no sucesso das empresas em content marketing:

1. Alcançar um certo nível de maturidade

Foi pedido que as empresas se classificassem em um dos cinco possíveis níveis. Eis o resultado:

Pesquisa-Tracto-Content-Marketing-Institute-2016-níveis-de-maturidade

Esse dado é significativo porque das empresas que se classificam no estágio sofisticado ou maduro, 40% são eficazes. Das que passam pela fase de primeiros passos, adolescência ou juventude, somente 12% o são. Perceba que apenas 24% chegaram ao nível de maturidade ou sofisticação. Na América do Norte, esse índice é maior: 32% para as B2B e 37% para as B2C.

Portanto, empresas conquistam resultados à medida que se especializam em content marketing.

2. Possuir uma estratégia documentada

Foi questionado: “você tem uma estratégia?”. E estas foram as respostas:

Pesquisa-Tracto-2

Documentar a estratégia pode não ser sinônimo de sucesso, mas há uma clara correlação. Afinal, 34% das empresas eficazes têm uma estratégia documentada — contra apenas 13% das ineficazes. Portanto, é aconselhável.

3. Ter uma declaração da missão editorial

É preciso ter um registro por escrito que defina a linha editorial do conteúdo daquela marca. Pode ser uma declaração de meia página ou mesmo de um parágrafo. Quantas empresas têm isso?

Pesquisa-Tracto-Content-Marketing-Institute-2016-declaração-de-missão-editorial

Não são apenas as fatias desse gráfico de pizza que se parecem com as do item anterior. Os efeitos também: 39% das empresas eficazes têm uma declaração de missão editorial. Entre as ineficazes, apenas 21% a têm.

4. Saber com clareza o que significa ter sucesso

Você seria capaz de descrever o sucesso do plano de content marketing? Por exemplo: alcançar a liderança de mercado; aumentar as vendas em X reais ou melhorar a retenção dos clientes em Y por cento. Mesmo que seja uma descrição sem associação direta a uma meta, ter muito clara essa definição também é fator crítico para o bom desempenho da estratégia de comunicação. Quantas empresas têm essa clareza? Mais da metade:

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5. Fazer reunião diária ou semanal sobre conteúdo

Disciplina é fundamental. Reunir-se regularmente para tratar do conteúdo faz toda a diferença. Quanto menor o intervalo entre as reuniões, melhor o resultado. No Brasil, 39% das empresas se reúnem diária ou semanalmente para tratar do conteúdo.

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A regularidade dá resultado. Basta notar que 54% das empresas eficazes fazem reunião todos os dias ou uma vez por semana. Entre as ineficazes, são apenas 30%.

Apenas 14% das eficazes fazem reunião apenas quando necessário ou nunca. Entre as ineficazes, são 38%.

Quanto mais as pessoas se reúnem, mais importância elas atribuem aos encontros. A maioria (67%) das equipes que fazem reunião diária ou semanalmente a considera muito ou extremamente valiosas. O índice é menor entre os times que se reúnem quinzenal ou mensalmente (48%) e esporadicamente ou nunca (43%).

Você pode fazer o download do relatório completo neste link.