Personalize a Black Friday com inteligência artificial

por Maria José Sebastiany Quinta-feira, 21 de setembro de 2017   Tempo de leitura: 11 minutos

Ao importar a Black Friday, o e-commerce brasileiro se beneficiou do frenesi do evento e desbloqueou um novo volume de vendas na data internacional dos descontos. O que nem todos descobriram é o enorme potencial da personalização aplicada à experiência de compra, agregando credibilidade à loja e lealdade junto aos consumidores.

Mas como personalizar todos os e-mails e notificações push que serão enviados nos dias ou semanas que antecedem a Black Friday? Parece uma tarefa impossível para quem tem uma base de milhões de clientes. Pois é aí que chega a inteligência artificial montada em seu cavalo branco.

Inteligência que contextualiza

Os varejistas que implantaram tecnologia de marketing baseada em Inteligência Artificial já terão vantagem na largada, pois conhecem mais profundamente seus clientes e como chegar até eles: suas estratégias de marketing produziram resultados difíceis de ignorar – aumentos marcados nas receitas, CTRs, conversões e engajamento geral. A Forrester realizou uma pesquisa entre 717 líderes empresariais e decisores sobre o quão preparado o mercado está para a Inteligência Artificial.

Conforte demonstrado no estudo, estamos no meio de uma mudança de marketing, na qual 42% das empresas já estão pilotando (8%), implementando (14%) ou expandindo (20%) tecnologia de marketing com capacidades de IA.

O estudo mostra que 78% das organizações pesquisadas preveem que seus gastos com as tecnologias de marketing da IA aumentarão nos próximos 12 meses em 5% ou mais. Além disso, três em cada cinco empresas pesquisadas planejam implementar AI nos próximos 6 a 12 meses.

Essas marcas americanas estão correndo para beneficiar-se da onda das análises avançadas e recomendações inteligentes que a inteligência artificial oferece.

Além de possibilitar que o profissional de marketing se concentre na estratégia de geração de valor enquanto a executa as tarefas mais dispendiosas automaticamente, a inteligência artificial permite uma visão contextualizada do cliente, reconhecendo padrões de comportamento de compra em um novo nível.

A descoberta mais impressionante da pesquisa é que a maioria das empresas de marketing concorda ou concorda fortemente que a IA reinventará o setor varejista (88%) e mudará drasticamente o que suas empresas fazem (81%). 79% dos entrevistados acreditam que a IA irá mudar o papel do marketing para um trabalho mais estratégico, como segmentação de público, inovação de produtos e incentivos.

Visão 360

Utilizando, em média, quatro dispositivos conectados para interagir com a marca, o consumidor espera uma experiência omnichannel que permita começar sua jornada de compra em um site, mudar para um aplicativo e terminar comprando na loja física.

Ao alavancar a tecnologia de inteligência artificial, as empresas podem atender a essa demanda e criar experiências eficientes e consistentes nesta Black Friday, ao mesmo tempo que automatizam tarefas demoradas para que os profissionais possam dar a devida atenção ao que realmente importa: estratégias de relacionamento.

Já estamos mais do que familiarizados com a realidade do investimento: a aquisição chega a custar cinco vezes mais do que a retenção de clientes existentes e a probabilidade de venda a um cliente existente é de 60% a 70%, enquanto a venda a um novo cliente é de apenas 5% -20%.

Se uma empresa pode aumentar sua taxa de retenção durante um período de tráfego intenso como a Black Friday em apenas 5%, os lucros podem variar de 25% a 95%. A oportunidade é valiosa demais para desperdiçar fazendo mais do mesmo.

Black Friday sob medida

Mas o que a adoção de inteligência artificial tem a ver com uma Black Friday mais personalizada e bem sucedida? Muito mais do que você imagina.

As possibilidades estratégicas são infinitas, começando por possibilitar uma experiência personalizada e consistente em todos os canais. Ao entender melhor o comportamento de compra do cliente através da ciência dos dados, é possível criar interações mais eficazes e altamente personalizadas desde os dias que antecedem a Black Friday até o fim do período.

Interações mais precisas melhoram as taxas de abertura e cliques, reduzem custos, geram maior ROI e possibilitam alto desempenho. Em outras palavras, a personalização é fundamental para impulsionar o crescimento da receita na Black Friday.

Agora, imagine que você comprou o novo iPhone em uma loja física e dias depois recebeu uma oferta por email do mesmo produto 30% mais barato. Certamente, você ficaria extremamente frustrado, sentindo que pagou mais caro à toa.

Uma marca que conhece seus clientes on e offline, cruzando e integrando dados para uma visão holística do comportamento de consumo, no mínimo não enviaria uma oferta de algo que acabou de ser comprado e evitaria ser associada com este tipo de decepção.

Melhor ainda, anteciparia o interesse do cliente por smartphones Apple e avisaria com antecedência para que ele se preparasse para comprar na Black Friday.

Vale lembrar que as consultas sobre reputação de lojas no Reclame Aqui aumentaram 26% na Black Friday do último ano. Experiências frustrantes custam caro por seu impacto na percepção terceiros, que deixam de comprar no seu e-commerce sem nem tentar entrar na landing page.

De anônimo a cliente

A personalização é um recurso extremamente valioso por permitir que a marca interaja com os indivíduos de maneira relevante e baseada em dados. Não é à toa, 73% dos consumidores preferem comprar de marcas que personalizam a experiência de compra. Os canais de aquisição tradicionais, aproveitando experiências individualizadas para cada visitante único, serão a chave para o sucesso do Cyber Weekend.

No entanto, muitos desses visitantes serão novatos em seu site, atraídos por anúncios ou indicações de amigos. E se o visitante não está logado no site, como criar experiências únicas? Na verdade, você provavelmente conhece um pouco mais sobre os visitantes “desconhecidos” do que imagina. Com as Rockin’ Tags, é possível capturar dados de busca, navegação, produto no carrinho e venda para utilizar em campanhas de comunicação direta por múltiplos canais.

O que os dados têm a dizer

Durante a Black Friday 2016, as vendas on-line superaram as previsões de U$ 3,04 bilhões, com um aumento de 21,6% em relação ao ano anterior. O número de compras de pessoas aumentou com mais de 151 milhões de pessoas procurando as melhores ofertas e cerca de 50 milhões de pessoas compraram nos dois canais, demonstrando ainda que a Internet não está necessariamente competindo com as lojas físicas.

E a Black Friday brasileira não ficou para trás, crescendo 17% (10% a mais que o próprio varejo online brasileiro) de acordo com o EBit. Foram mais de R$ 2 bilhões gastos dentro de um período de 24 horas somente no e-commerce.

Imagine se o mercado nacional tivesse abraçado em peso a inteligência artificial como ferramente de personalização e catalizador de relacionamento? O potencial para aumento da receita do período, através de campanhas mais eficientes e relevantes, seria imenso.

Não há dúvidas de que o futuro será marcado pelo casamento entre inteligência artificial (a tecnologia habilitadora) com dados proprietários (o combustível que alimenta a IA) para alcançar a personalização individualizada através de soluções de marketing contextualizadoras.

Compreendendo o comportamento de compra cliente, você estará mais perto de entregar ofertas relevantes e gerar interações muito mais precisas para reduzir custos na Black Friday e gerar um ROI ainda maior.

E aí, sua marca está pronta para usar personalização na estratégia desta Black Friday?

Artigo republicado com autorização da autora. Texto original disponível neste link

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