Acesso rápido

Você é único, por que seus produtos não seriam?

por Larissa Lotufo Segunda-feira, 04 de junho de 2018   Tempo de leitura: 10 minutos

O comércio mudou muito nas últimas décadas, assim como o perfil de seu consumidor. E um dos aspectos que mais chama a atenção nessa evolução é a possibilidade do mercado de quebrar a padronização industrial a um custo acessível. Mostrando que a customização de produtos está se popularizando para se adaptar às necessidades dos consumidores.

É o que mostra o crescimento do mercado de personalização de produtos dentro do e-commerce. Se antes esse mercado era restrito aos consumidores de alta renda, atualmente é possível encontrar lojas de personalização a preços próximos à realidade de grande parte dos consumidores.

Os avanços tecnológicos vivenciados pela indústria e pelos sistemas de gestão tornaram essa realidade possível, tendo em vista que antes era muito custoso e demorado modificar as características de um produto ou mesmo operacionalizar o fluxo de separação e entrega do mesmo.

Personalização

Todavia, com a maior variedade de opções oferecidas pelas máquinas de produção e sistemas de gestão – como os ERPs – as duas pontas do processo permitiram que a personalização de produtos se tornasse uma realidade ao consumidor médio. Alguns nichos mostram como esse mercado é diverso: de capinhas de celular a sapatos, a personalização é possível.

É interessante notar como essa tendência está sendo absorvida até mesmo por grandes empresas. A Nike e Brastemp, por exemplo, criaram espaços virtuais nos quais os clientes podem customizar as cores de seu seus produtos.

E se você pensa em aplicar a personalização de produtos em sua empresa ou quer abrir um negócio neste nicho é bom ter em mente que o planejamento e a estratégia devem fazer parte do seu plano de negócio. Da mesma forma, é necessário escolher uma boa plataforma e um sistema de gestão para acompanhar suas operações com segurança e garantir o sucesso dos processos.  

Administração do ERP

Vinícius Tonelli, analista e desenvolvedor, explica que as opções disponibilizadas pelos sistemas de gestão variam de acordo com as definições de categorização e organização de produtos desenvolvidos pela loja. Por isso, “é importante que o lojista defina esse processo com bastante cuidado, pois um processo bem definido permite que o ERP adicione mais especificações e variedade no catálogo oferecido ao cliente”.

Tonelli exemplifica apontando que, em algumas plataformas, utiliza-se a opção de nomenclatura de “grades” divididas em grade vertical e grade horizontal. Já em outras, utiliza-se a variação – dividida em variação e subvariação – e campo estendido.

Na prática, essas diferenças não alteram em nada no gerenciamento interno do pedido. Porque essas nomenclaturas são apenas maneiras de classificar a características e personalizações dos produtos. Essas diferenças são notadas na maneira como o produto é organizado e exposto na loja. Na opção por grade, é possível que, ao chegar a vitrine do e-commerce, o cliente encontre diversas opções de características dos produtos para filtrar até chegar ao produto final. Por exemplo: Tênis > Feminino > De corrida > Adidas > Azul > 37.

Variação de campo estendido

Já nas plataformas que adotam a variação e campo estendido pode ser que o cliente tenha acesso a no máximo dois níveis iniciais. Ou seja, a categoria e subcategoria. Sendo que as demais características são acrescentadas em cada produto. Portanto, o cliente busca por tênis + de corrida e as outras opções são apresentadas na tela. O que é possível notar nestas diferentes formas de organização é que a árvore de categorização das lojas é montada em níveis diferentes. Na grade usam-se níveis infinitos e na variação são no máximo dois níveis, sendo que cada um pode apresentar características (ou campos estendidos) variados.

Dentro do ERP o que varia é só o nome que é dado a essas variações. Mas a sua função é a mesma no processo de gerenciamento: grade  vertical / grade vertical = variação / subvariação = categoria pai/ categoria filho.

Separação dos níveis de variação

O gerenciamento dos produtos personalizados é feito independentemente pelo ERP. “O lojista terá acesso ao gerenciamento usual, com emissão de notas fiscais, encaminhamento para transporte, acesso a relatórios de venda, tudo como está habituado”, explica Tonelli. Isso acontece porque as variações oferecidas pelos produtos ainda se encaixam dentro de campos preexistentes dentro do ERP: “é como se as variações fossem adaptadas aos campos de descrição e características dos produtos”, ele completa.

Para que essa situação seja mais fácil de ser visualizada, observe as telas de pedidos oferecida pela loja Dimona:

Como pode-se notar, a categorização da loja é feita em 2 níveis somados aos adicionais de campo estendido. Assim, o cliente tem acesso ao tipo do produto no primeiro nível – camiseta – e às características do produto no segundo – modelo, material do produto e cor. Já os itens de personalização ficam no campo estendido. No ERP, o lojista vai observar o produto em dois níveis e os anexos do campo estendido.

Produtos personalizados e comuns

Gustavo Andrade, gerente de marketing, aponta que “dentro do ERP não há distinção entre produto personalizado e o produto dito comum. Os dados da personalização serão organizados em campos especiais chamados de características ou atributos, dentre outras nomenclaturas. No final do processo, a personalização vai ser dividida entre produto disponível no estoque e o serviço a ser prestado com este produto. Ou seja, a customização nada mais  é do que serviço de singularizar um produto através do nome, idade, estampa e assim por diante”.

Tonelli também dá uma dica final para o lojista que busca trabalhar com a personalização de produtos dentro de seu e-commerce: “é muito importante que o lojista se atente ao processo e saiba bem como classificar esses produtos dentro de grupos e depois adicionar as suas características que são variáveis com bastante clareza aos campos oferecidos pelo sistema, a partir daí o ERP torna o processo bastante automatizado e fácil de gerenciar”.  

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.