Qualquer recurso eficiente que diferencie uma loja da concorrência no e-commerce pode ser válido. Afinal, a concorrência, mais do que no universo físico, bate à porta. Um desses recursos é a possibilidade de optar por uma plataforma completamente personalizável que, literalmente, permite que o lojista “construa” sua loja de forma exclusiva e de acordo com as necessidades do seu negócio e do seu público.
Atualmente estão disponíveis três tipos de plataformas: as Open Source, as Software as a Service (Saas) e as Personalizadas. A primeira é, como diz o nome, aberta e com uma possibilidade de personalização muito maior. Por isso mesmo, ela exige mais conhecimento de programação e um investimento proporcional. Consequentemente, os resultados são bem melhores e o nível de personalização também.
Nesse caso, vale optar por uma empresa especializada e capacitada e terceirizar o serviço, já que tentar fazê-lo sozinho ou optar pelo mais barato pode fazer com que, como diz o ditado, “saia mais caro o molho do que o peixe”.
Atualmente, a principal plataforma OpenSource do mercado é a Magento, é a mais popular, porque é a que mais dá possibilidades para o lojista, além de ser robusta e adaptável, ou seja, consegue acompanhar o crescimento da loja, se adaptando tanto ao seu modelo inicial – quando existem poucos produtos e baixo tráfego – quanto ao modelo futuro – quando a quantidade de produtos e o tráfego aumentam.
É importante destacar que esta plataforma vai exigir certo conhecimento de programação, portanto o ideal é delegar a tarefa à uma empresa capacitada, especializada e conhecida no mercado, que possa desenvolver a loja conforme o desejo do empreendedor e as necessidades específicas do negócio. Contudo, ainda hoje há lojista que prefira se arriscar, fazer a escolha e o processo de customização sozinho, sem qualquer conhecimento técnico na área, sem sequer entender como a plataforma escolhida funciona.
Para fazer uma boa escolha, os empreendedores precisam encarar a tarefa como investimento, nunca como gasto e, se não puderem fazer isso sozinhos, por falta de know-how, o ideal é buscar profissionais experientes, que possam prestar toda a assistência necessária nesse que é um dos momentos mais cruciais e que poderão definir o futuro e o sucesso da loja em questão.
Uma das atividades que ficam engessadas por conta da escolha de uma plataforma errada é a customização. Se o empreendedor não entende programação, não tem nem ideia da diferença entre Front (parte que o usuário vê) e Back-end (administrador do site, parte visualizável somente pelo lojista), certamente ele não conseguirá customizar sua loja sozinho e o que conseguir fazer, talvez não fique tão profissional como deveria.
Outro empecilho que as plataformas não personalizáveis trazem para o e-commerce é um Back-end confuso e que exija muito conhecimento técnico por parte de quem vai administrá-lo, seja o próprio lojista ou um funcionário específico. Isso atrapalha o processo de customização da loja, já que a adição de plug-ins e diferentes recursos são realizadas diretamente no Back-end.
A disponibilização de formas de pagamento também fica restrita às possibilidades da plataforma. Formas mais personalizadas, como o pagamento combinado (cartão + boleto), ficam condicionadas aos recursos oferecidos. Já com uma plataforma customizável, o lojista pode definir conforme suas necessidades.
Outro grande impacto que a escolha das plataformas causa é em relação às ferramentas de SEO. Nem todas estão devidamente em conformidade com essas ferramentas e, para o e-commerce, isso é um problema, já que são elas que têm a capacidade de dar à loja um bom posicionamento no ranking de pesquisa.
Além de tudo isso, plataformas simples podem até suportar a estrutura da sua loja e o tráfego inicial, mas não por muito tempo. É quando a loja cresce, quando o volume de produtos fica muito grande ou a navegação começa a se intensificar que essas plataformas começam a dar sinais de problema. E aí a solução é apenas uma: migrar para uma plataforma mais estruturada e robusta. Pense só no trabalho que dá para migrar todas as informações, sem contar no tempo perdido, pois, muito provavelmente a loja vá ficar desconfigurada ou fora do ar por algum tempo, o que pode assustar e até afugentar os clientes.
Ou seja, conclusão: vai escolher uma plataforma para o seu e-commerce? Aposte em uma plataforma conhecida, renomada, estruturada e robusta logo de cara. “Ah, mas é um gasto muito alto”. Gasto não. Investimento! A plataforma é o que vai dar toda a base para a sua loja e sem uma base segura não tem jeito do seu negócio decolar. Aposte no que é certo e evite dores de cabeça!