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Perfil do consumidor 360o

Por: Samantha Schwarz

Gerente de e-Commerce na Infracommerce. Iniciou sua carreira na WGSN, fundou o Meu Stylist, plataforma pioneira de conteúdo e descontos e em moda e viagens. Formada em Publicidade e Propaganda na FAAP, se especializou em Planejamento Estratégico na Miami Ad School da Alemanha. Hoje é responsável pelas operações de grandes lojas como Olympikus, Grupo Morena Rosa, Johnson&Johnson entre outras.

Com a evolução da tecnologia, o consumidor  tem se tornado cada vez mais “omni-channel”, ou seja, faz compras através de diversos canais como lojas físicas e online, catálogos, mobile, redes sociais entre outros.

O desafio é entender o comportamento deste consumidor em todos estes canais para poder desenhar seu perfil e então poder direcionar e evoluir a experiência de compra e como consequência aumentar as vendas.

Em conjunto com o surgimento destes novos canais de vendas, surgiram ferramentas para acompanhar e mensurar o comportamento de consumo, desde a entrada dele (na loja/ no aplicativo/ no e-commerce…), locais, páginas, tempo de permanência, até a finalização da compra.

Estes dados permitem que as empresas antecipem a demanda do consumidor aperfeiçoando desde o desenvolvimento e a produção dos produtos/estoque, quanto a otimização das ações de marketing.

Este ano, o Facebook  fez uma parceria com três empresas de pesquisa (Epsilon, Acxiom e Datalogic) para integrar o comportamento do consumidor off-line com o online. Os usuários do Facebook vão fazer uma compra no mundo off-line e encontrar em seu feed de notícias anúncios sobre este produto que ele acabou de comprar.

Estes dados em tempo real nos permite ajustar as promoções e preços de acordo com o perfil do cliente e dos concorrentes além de oferecer benefícios para o consumidor para conquistar a compra.

Cada vez mais, o conteúdo será direcionado a partir da demanda e interesse do consumidor, as empresas que conseguirem realizar isto com mais sucesso e precisão são as que terão os melhores resultados.

Hoje temos acesso a todo tipo de informação. Por exemplo: conseguimos mensurar e saber quais ações nos trazem resultados e quais não, quais são os produtos mais vendidos, quais são as cores, preço, categorias mais buscadas, qual o perfil do meu consumidor e por onde ele navega, qual o tempo de permanência dele, quais são seus interesses, etc.

Conseguimos também segmentar e direcionar a campanha para um grupo especifico de pessoas, a partir dai, as empresas que souberem mapear este consumidor, segmentar e direcionar a comunicação correta terão um maior resultado em vendas e uma menor quebra de estoque.

Afinal o consumidor é bombardeado de informação 24h por dia, se a marca não impactar ele com algo relevante ela cairá no limbo com todas as outras.