Logo E-Commerce Brasil

Parallax e SEO são compatíveis, sim!

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Desde que a técnica de design utilizada nos vídeo games foi levada para a construção de páginas web, em 2011, através do site da Nike – “Nike Better World”  – criado por Ian Coyle, o Parallax tem impressionado internautas. A sobreposição de imagens em diferentes tamanhos e fundos com diversas velocidades de movimento engana nossos olhos e produz um falso efeito 3D.  Esse visual tem se popularizado e é considerado por muitos designers o que há de novo na área: a aposta para 2014.

Porém, o sucesso dessa técnica entre sites de e-commerce é ameaçado por uma confusão de informações. Algumas pessoas difundiram a ideia de que o Parallax só é passível de utilização em sites de uma página, o que dificulta o uso de SEO. Esse mal entendido precisa ser desfeito. O Parallax, assim como outras técnicas de design, pode ser aplicado em diferentes URLs. Apresento aqui três opções de uso do Parallax a fim de que o desempenho do seu SEO não seja afetado.

Opções de uso do Parallax

Em nossa empresa, preferimos manter o estilo de visualização de uma página, mas com diferentes indexações. Ou seja, se o cliente rolar pelo site, ele poderá ver todas as áreas disponíveis, sendo que essas também podem ser visualizadas de forma direta com um clique sobre a seção desejada na barra de opções da página web. Ainda que a impressão visual siga como a de um site com página única, a divisão de áreas atribuída a URLs singulares faz com que o trabalho de SEO mantenha-se eficiente.

É possível, também, utilizar a arquitetura de sites agradável para SEO, que abre diferentes endereços e transita entre diferentes janelas, com a técnica do Parallax. Será mais trabalhoso para o seu webdesigner, mas ele pode desenvolver um design Parallax para ser agregado a cada URL do seu site. Um benefício desse sistema é a possibilidade de variação visual. Porém se sua intenção é “contar uma história” com o background da sua página, essa estratégia não dará bons resultados. A impressão de imagem 3D também ficará debilitada nessa opção.

Por fim, você pode adotar o Parallax somente em sua homepage. A fim de impressionar seus visitantes e aumentar o prestígio do seu site, invista em uma página principal bem confeccionada com os recursos do falso 3D. Assim que seu viewer for para outras áreas do site, ele retornará à arquitetura convencional de SEO. Dessa forma, você alia a imagem moderna do Parallax às facilidades da estrutura de página web convencional.

Atenção!

Caso você decida usar o Parallax em sua página na web, tenha em mente que esse design não se adapta bem em aparelhos móveis. São técnicas pesadas que demorarão para carregar em celulares e tablets. Peça para seu webdesigner criar um suporte diferente para esses meios com layouts responsivos e leves. Lembre-se de visualizar o todo do seu negócio!

Com a ajuda técnica especializada, você poderá aliar a tecnologia do Parallax ao bom desempenho de SEO. Procure um profissional competente e atualizado. Solte sua criatividade e proporcione uma experiência ainda mais agradável para seu consumidor.

Ainda em dúvida? Confira alguns bons exemplos:

http://flowerbeauty.com

http://www.xdawson.com

http://www.newfangled.com/parallax_test/index.php