Acesso rápido

Para ter uma loja virtual de sucesso, aposte na segurança

por Maurício Balassiano Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Quando pensamos em iniciar um negócio, seja no mundo físico ou eletrônico, a meta inicial é sempre fazer com que as coisas deem certo. Claro. Por isso, é importante que você, empreendedor, tenha em mente que começar e se manter no segmento de e-commerce vai muito além de oferecer bons produtos, preços competitivos e uma boa logística de entrega. Claro, este pacote faz parte. Porém um fator determinante entre compras efetivas e pesquisas de preço, deve ser levado em consideração: a segurança.

Não é raro nos depararmos com notícias sobre roubo de dados na mídia. Ou até mesmo ouvir de amigos, parentes, vizinhos, histórias de insucesso nas compras on-line. E qual é o reflexo disto para o seu negócio? Desconfiança, medo… E por que o roubo de dados acontece? A resposta está justamente na falta de segurança que muitas plataformas eletrônicas ainda oferecem, um problema simples de resolver por meio do Certificado Digital SSL.

Os Certificados SSL são Certificados Digitais que garantem autenticação e verificação de propriedade do site e a criptografia da comunicação. Ao autenticar e verificar as informações referentes à identidade do site, os dados ficam visíveis aos visitantes, seja por meio do símbolo de cadeado exibido na barra do browser ou na marca de confiança, por exemplo, Selo Site Seguro. Ou seja: além de prover um ambiente seguro, ele dá sinais aos visitantes, o que adiciona valor à loja virtual.

Já a criptografia das informações garante que todos os dados em trafego estão protegidos, não podendo ser interceptados e/ou lidos por ninguém, a não ser pelo próprio destinatário. Isso significa que o cliente pode inserir as informações pessoais, como os dados do Cartão de Crédito, com toda segurança e confiança no ambiente de e-commerce protegido por um Certificado Digital SSL.

É uma solução ao alcance de lojas virtuais de todos os portes. Tenha em mente que ao proteger a sua loja virtual, você, empreendedor, valoriza sua marca e conquista a confiança dos clientes.

Na próxima publicação, vou contar como os internautas reconhecem que estão em um ambiente seguro. Ou seja: se sua loja não tem Certificação Digital, eles vão saber. E, provavelmente, vão abandonar o carrinho de compras.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

3 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  1. Excelente artigo, Maurício! Realmente a segurança acaba ficando em segundo plano, quando a falta dela coloca todos os outros investimentos por água abaixo. É importante também ressaltar que apenas o certificado não deixa o ambiente seguro. É um começo, e inclusive uma obrigatoriedade, mas certamente não é o suficiente, já que os ataques não tem relação nenhuma com o uso de um certificado digital.

    Responder
    1. Muito obrigado Marisa. Você tem toda razão, o certificado digital é apenas uma das ferramentas de segurança. Para garantir um ambiente 100% seguro é necessário aplicar outras ferramentas de segurança em conjunto com o certificado digital.

      Responder

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.