Papelaria virtual: Como vender mais pelas redes sociais

por Cynthia Akao Terça-feira, 16 de janeiro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente redes sociaiscomo Facebook e Instagram, desempenham papel fundamental na hora de fechar negócios. Com um tímido começo em grupos no Facebook, a venda ganhou corpo e hoje conta com mais de 450 mi de pessoas que visitam estes grupos, ou seja, potenciais clientes.

Tudo isso se deve ao que chamamos de prova social, onde as pessoas expõe seus pareceres e recomendações nos resultados da obtenção de um produto. Isso não é diferente com as pequenas lojas e seus nichos específicos, pois existem grupos de todos as temáticas possíveis tendo sidos criados pelos lojistas ou não.

Alguns setores sempre são os que mais se destacam, outros precisam de um empurrãozinho da mídia paga, mas em geral a venda e divulgação é bem democrática. Por isso, hoje vamos mostrar como o varejo em especial do nicho de papelaria pode também usufruir dos benefícios das redes sociais. Então anote as dicas para vender mais nas redes sociais:

1 – Otimizar a sua página e definir o que vai oferecer

Antes de mais nada a sua página deverá estar otimizada com informações que traduzam a sua credibilidade. Portanto sempre deixe claro o que a sua empresa faz e qual é a proposta de valor, ou seja, o que o seu público ganha com ela. Otimize o conteúdo e o visual sempre, bem como defina que tipo de conteúdo você vai inserir nela.

2 – Defina o público alvo

Criar suas personas sempre é vital para todos os passos de divulgação, mesmo nas redes sociais. Crie seu público alvo com as características psicológicas, demográficas e com todas as preferências e costumes que os possíveis clientes venham a ter. Não negligencie os gostos e desejos, que também são muito importantes na hora da escolha e compra de qualquer produto.

3 – Defina seus objetivos

Entenda o que você quer vender ou que serviços quer prestar e para quem, se o seu público é mais voltado para o infantil, sempre dê referência a divulgar o que há de mais legal para esse público, como mochilas, lancheiras, borrachinhas e canetas coloridas. Eles adoram!

Já se o seu público é mais adulto e foca a área de design e arquitetura, vá sempre com temas das profissões que também irão curtir. Se for para todos os públicos fica mais fácil, pois você poderá fazer um mix de conteúdo, testar e provar. Mas sempre foque em um único objetivo por ano e depois divida-o em metas por mês, assim fica muito mais fácil.

4 – Conheça a concorrência

Mesmo tendo estruturas diferentes é sempre interessante entender o que os concorrentes estão publicando em suas redes sociais. Sejam conteúdos próprios ou de terceiros, veja quais foram os de maior impacto e teste para entender se foi o tema ou o formato da publicação. Faça um Benchmark e parta para a suas publicações.

5 – Monte um plano de ação

Nos primeiros meses você poderá fazer publicações com temas aleatórios e horários e dias não definidos para “sentir” a aceitação do público. Depois de um ou dois meses, verifique o que foi melhor quanto ao engajamento ou outras conversões. Verifique os 20% de mais impacto e repita os temas, para os demais, teste novas perspectivas. Assim você conseguirá um público fiel e engajado.

6 – Aposte no conteúdo

Sempre! O conteúdo é a alma da sua rede social. Se puder, com o tempo aposte em ter um blog com publicações periódicas que também sejam divulgadas em suas redes sociais, aposte também em produção de vídeos próprios, eles convertem e muito, e nunca deixe de atualizar suas capas e design no geral.

7 – Tenha periodicidade e ritmo

Como antes comentado, com o tempo você poderá verificar nas ferramentas analíticas quais são os melhores dias e horas para suas publicações. Nenhuma página é igual a outra então não confie em estatísticas e sim na sua estatística.

Se seus picos são as 9h00 e 20h00 sempre programe seus posts com 2 horas de antecedência. Isso para todas as redes sociais. Entenda também a periodicidade, se tem de ser todos os dias, duas ou três vezes por semana, aí vai do gosto do seu público e da sua proposta, é claro!

8 – Invista em campanhas

Sempre que tiver um lançamento ou uma ponta de estoque de cadernos, por exemplo, faça um post e impulsione utilizando o público alvo dedicado, no caso do Facebook você pode contar com a ferramenta de audiência (audience insight), assim você vai retornar um resultado melhor nas campanhas dessa rede social, o mesmo vale para o Instagram.

Outra dica é sempre manter sua página impulsionada, seja para manter suas publicações para seu público ou para divulgar novas campanhas sazonais, como o dia das crianças, dia do advogado, do pai, etc.

Se preferir poderá criar outro tipos de anúncios, como display, de conversão, em canva, ou geração de leads, vai depender muito da sua proposta. Tudo sempre aliado ás estratégias de Inbound (e-mail marketing e landing pages).

9 – Amplie suas redes

Sempre que fizer um lançamento ou uma campanha não esqueça de divulgar em todas suas redes sociais, se tiver mais de uma. Mas atenção cuide bem do formato da publicação, pois varia dependendo do local onde será publicado.

Por exemplo, se for o Instagram você valorizará muito mais a imagem, se for no Linkedin o conteúdo de texto ou link, se for o Facebook ambos, e se for no Youtube deverá ser no formato de vídeo. Tome este cuidado.

10 – Fale com o cliente

Nunca, mas nunca esqueça ou deixe de atender seu público, mesmo sendo perguntas banais, dê atenção. Lembre-se, um bom atendimento poderá render um bom relacionamento que fará toda a diferença na hora das conversões. Portanto, mesmo sendo aliadas para divulgar, as redes sociais também são um ótimo canal para o SAC, por exemplo. Fique de olho!

11 – Aposte em parcerias

Se puder aposte em parcerias como blogueiras ou produtoras de eventos para divulgar seus produtos. Por exemplo em um evento educacional infantil porque não divulgar e expor seus produtos de papelaria?

Ou ainda, por que não apostar em youtubers ou blogueiras para divulgar suas coleções de livros ou canetas? Isso vende e com esses mediadores tudo pode ficar melhor ainda. Pense com carinho!

12 – Monitore sempre!

A última dica é sempre ficar de olho nos seus resultados, de publicação ou dos seus anúncios, pois é imprescindível para entender engajamento, amor à sua marca e aos seus produtos e qual é efetivamente o produto mais aclamado e por quem.

Isso poderá render novas oportunidades e quem sabe novos negócios. É só apostando que temos o resultado. A ordem nas redes sociais é: sempre testar. Fica a dica!

Se pretende vender ou já está vendendo, pense nas redes sociais como seu braço direito que além de oferecer sua imagem, proporciona relacionamento, facilidade no atendimento e conversão. Comece seu Social Commerce hoje! Nós do Facíleme estamos esperando por você, com toda a infraestrutura e atendimento que o seu negócio merece.

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