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Qual o papel de uma agência digital?

Esta é uma pergunta que muitos empresários fazem na hora de escolher uma agência digital. E você deve estar pensando que vou puxar a brasa para minha sardinha, como se diz por aí, pois sou diretor presidente de uma agência digital, não? Engano seu.

Tenho abordado em diversos artigos e nas palestras que ministro, questões relativas às necessidades das empresas e a importância de os gestores e empresários definam quais são suas necessidades, antes de escolher uma agência digital.

Mas voltemos à pergunta inicial. Antes de responder, é importante entender os tipos de agências digitais que se fazem representar no mercado. Podemos dividi-las em três modelos de atuação. A primeira, mais voltada à questão tecnológica, outra voltada à criação de campanhas e administração de mídia, e outra com foco no ambiente de negócios como um todo.

Em linhas gerais, a primeira é especializada em sistemas e aplicações, possui grande conhecimento no desenvolvimento de soluções. A segunda, especializada em comunicação digital, possui grande expertise em ações de relacionamento e campanhas. Em ambas, o planejamento e gestão fica por conta do cliente, ou seja, da sua empresa.

A terceira, que considero a mais completa, atua com consultoria em gestão web, que envolve não só as questões tecnológicas, mas também a construção de sites, lojas virtuais, o planejamento de campanhas online, o posicionamento nas redes sociais. Enfim, envolve todo o processo de posicionamento digital de uma empresa da forma mais eficiente possível.

Esse tipo de agência atua principalmente como extensão da empresa. É a agência digital, ou melhor, a consultoria estratégica digital que define as melhores ações a serem implementadas e apresentam ao board da empresa, que dará a palavra final, mas baseada no know-how da consultoria especializada.

Você deve estar se perguntando: Mas existe uma agência digital que reúna tudo isso?

Sim, existe. Mas o mais importante é entender como e de que forma ela pode auxiliar sua empresa a ampliar os negócios. Não existe agência ruim. Existe agência inadequada à necessidade das empresas.

E para definir qual a melhor, primeiro você deve verificar qual a situação interna de sua empresa, não só de equipe, os conhecimentos básicos e avançados de cada membro, mas para a área de TI também. Fazendo este diagnóstico, você irá perceber que tipo de agência é a mais importante para auxiliar sua empresa a atingir as metas definidas.

De nada adianta contratar uma agência especializada em desenvolvimento de sistemas web, se você não possui uma equipe interna que planeje e desenvolva ações de comunicação, relacionamento e promoções. De outro lado, de nada adianta você contratar uma agência que sugira muitas campanhas, pois  irá gerar uma demanda muito grande de sistema, que sua equipe interna não conseguirá atender.

Mas então, o que é o ideal?

Hoje encontramos muitas agências maduras, com grande conhecimento das necessidades das empresas e oferecendo soluções modulares e complementares ao que a empresa necessita. Entretanto, na hora de analisar propostas e apresentações, peça que a agência detalhe o conhecimento e quais as especialidades da equipe que irá atender sua empresa.

Então você irá perceber se a agência é especializada no seu mercado ou é agência de TI/Criação. Assim, você terá oportunidade de conhecer o quanto esta agência poderá auxiliar sua empresa a ampliar os negócios avaliando o perfil da equipe que irá trabalhar no seu projeto.

Consultores experientes e especializados no seu mercado, conhecimento do comportamento do consumidor digital e domínio dos processos de comunicação, relacionamento e vendas no ambiente online são alguns dos predicados de uma boa equipe.

Só entendendo a necessidade da Cadeia de Valor dos “seus” clientes é que a agência digital escolhida pode oferecer as melhores soluções para Comunicação Digital visando ampliar os negócios da sua empresa de forma sustentável e continuada.

Por este motivo, pense bem na escolha da agência digital que irá lhe atender. Resultados acontecem se todos trabalham em sintonia e complementando as especialidades de cada parte.