Página de produto: prepare seu conteúdo e não perca mais nenhuma venda

por Pedro Lage Segunda-feira, 15 de outubro de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

Recentemente, falamos sobre o conceito de Perfect Store. Trata-se de um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas em uma loja online, sob a ótica da experiência do consumidor. Entre seus pilares, podemos listar a funcionalidade, usabilidade, mensagem e confiança. Todos estes aspectos, trabalhados em conjunto, garantem aquele residual positivo ao final da compra (quando recomendamos a loja para um amigo, sabe?).

No e-commerce, não existe uma fórmula universal para aumentar as vendas, e o sucesso de uma loja depende de muitos fatores. Entretanto, se você separou alguns minutos para ler este artigo é porque, assim como todos os gestores de e-commerce, acorda a cada dia com a missão de transformar visitantes em clientes. E esse conceito pode ajudar a melhorar seus resultados.

Analisar o desempenho da sua loja significa mergulhar em muitas métricas. Mas hoje vamos nos concentrar no comportamento do shopper. Dois fatores são decisivos na tomada de decisão: preço e prazo de entrega. De acordo com a pesquisa E-commerce Radar, realizada pela Neoatlas, no primeiro semestre de 2018, 82% dos carrinhos são abandonados no Brasil. Mas, e se eu te falar que 3 em cada 10 consumidores abandonam a compra por falta de informação sobre o produto?

A primeira impressão é tudo. Gestores priorizam preço e detalhes logísticos e investem tempo pensando na experiência com a página inicial do site, mas esquecem completamente de planejar como oferecer a melhor explicação sobre seus produtos. É como entrar numa loja conceito maravilhosa, com lindas vitrines, e ficar rodando sem ser atendido por um vendedor capaz de solucionar todas as suas dúvidas.

Imaginou? Agora pense como 30% mais de conversão pode mudar seu negócio? Sim, este é um dos números de aumento de conversão que já vimos de clientes que passaram a utilizar boas técnicas de conteúdo na página de produto. Pensando nisso, preparamos abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo neste assunto:

Momento 1: conteúdo básico

Inicialmente, temos que usar um pacote essencial com o objetivo de fazer uma venda em uma plataforma de e-commerce, com um cenário altamente competitivo. Produzir esse tipo de conteúdo depende pouco da tecnologia e mais do empenho de sua equipe em criar o melhor material para ocupar estes campos nas plataformas.

  •  Seja objetivo nos títulos: escreva apenas aquilo que é determinante para o consumidor entender e localizar seu produto nas buscas.
  • Padronize o título: defina o padrão da sua categoria, marca ou loja e seja consistente. Exemplo: Tipo de Produto + Marca + Modelo + Linha + Medida.
  • Imagem principal em alta-resolução, maior que 1000 x 1000px, em fundo branco.
  • Imagens secundárias que entreguem o contexto do produto (ângulos, produto em uso) e detalhes dos atributos.
  • Descritivo curto e objetivo. Tente vender a proposta de valor do seu produto em até 300 caracteres. Procure mostrar mais o benefício do que o atributo, sem esquecer das palavras-chave que podem ajudar na indexação da página.
  • Atributos em bullet points: eles ajudam a simplificar a leitura e deixar clara a lista de diferenciais do seu produto. Coloque em ordem de importância.
  • Especificações técnicas: o tendão de Aquiles dos e-commerces é o grande gerador de devolução de produtos. Dedique um tempo coletando e conferindo os detalhes técnicos da mercadoria. Nesta etapa do funil, o consumidor procura informações do artigo escolhido (medida, peso, garantia, componentes ou ingredientes). Proteja-se também das obrigações legais.
  • Momento 2: conteúdo avançado

    Se o seu negócio já passou do básico, é hora de pensar em outras técnicas para capturar a atenção do shopper, criando um desejo pelo produto e conseguindo com que ele dedique mais tempo e interaja com os recursos da página.

  • Ferramenta de zoom: importante e diria que quase obrigatório para algumas categorias de produto atualmente.
  • Fotografia em 360º: se a sua plataforma tem este recurso, utilize-o, pois é mais uma forma de gerar engajamento e interação na página.
  • Vídeos: o tráfego por meio de vídeo vem aumentando a cada dia e o YouTube já é o segundo motor de busca mais usado depois do Google. Entenda o melhor formato: Animado, Demo, Review, Tutorial, Testemunhal.
  • Descritivos detalhados: eleva a qualidade do seu texto, abordando experiências, guias de uso, dicas e opiniões de especialistas.
  • Momento 3: conteúdo rico

    É hora de dar um show ao mostrar o produto e conquistar definitivamente o consumidor. Muitas vezes, os campos da plataforma que você utiliza ainda não geram o impacto que sua marca merece. Portanto, invista em um formato que assegure ainda mais sedução e engajamento

    Conteúdo especial: vai além da visão básica e avançada para criar uma experiência de compra perfeita. É a oportunidade de reunir todos os recursos indicados acima, em um espaço exclusivo, aplicado na página do produto. Sabe o vendedor físico que falamos anteriormente? Este material assume esta função, pois dá para a marca o controle e os recursos para engajar e guiar o shopper até o botão Comprar.

    Para te ajudar crie um modelo indicando as principais oportunidades de conteúdo dentro da página de produto:

    Para concluir, já que nosso foco é a experiência, ao utilizar essas técnicas sua marca ou loja demonstrará que existe cuidado e preocupação com a experiência do consumidor e garante as condições para que ele possa decidir sobre a compra. Simples assim! Mas é um trabalho que exige dedicação e planejamento. Principalmente quando estamos falando de um portfólio amplo de produtos, que pode ser o seu caso. Mas tudo isso já foi pensado e solucionado. Resta apenas encontrar o parceiro certo no mercado para te ajudar.

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