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Como otimizar a página de checkout para aumentar as conversões

por Caio Nogueira Quarta-feira, 07 de novembro de 2018   Tempo de leitura: 7 minutos

Seu e-commerce recebe um bom número de visitas, mas não consegue concluir vendas? Infelizmente esse é um problema bastante comum. De acordo com um estudo da Barilliance, a taxa média de abandono de carrinho foi de 78,55%, em 2017. Isso quer dizer que mais de ¾ dos compradores optam por sair do site sem concluir a compra.

Apesar desses números assustadores, a boa notícia é que existem diversas maneiras para tentar reverter esse cenário e começar a lucrar. Confira algumas dicas de como otimizar a página de checkout para aumentar as conversões de sua loja virtual:

Preocupe-se com a usabilidade

Como você já sabe, a página de checkout pode ser decisiva para o sucesso ou não das suas vendas. Por isso, preocupe-se com a usabilidade dela na hora de criar sua loja virtual. O e-commerce e, principalmente, a página de pagamento precisam ser intuitivos e de fácil navegação. O cliente precisa acessar a loja virtual, encontrar rapidamente o produto que deseja, e realizar a compra de modo prático, sem burocracias.

Na página de pagamento, evite colocar um formulário com diversas colunas. O usuário pode pular linhas, preencher dados em campos errados ou até mesmo acabar desistindo da compra. É sempre importante lembrar que a compra precisa, antes de tudo, ser fácil.

Design e layout também contam muito e podem induzir o cliente à compra. Outra questão importante a destacar é que hoje, grande parte dos acessos são via mobile, por isso, é imprescindível que o layout seja responsivo.

Se o seu e-commerce ainda está pecando em alguma dessas etapas, então é sinal que você precisa dar uma atenção maior para isso.

Facilite a vida do cliente

Se coloque no lugar do cliente: você gostaria de ficar preenchendo formulários intermináveis, apenas para conseguir efetuar uma compra? É bem possível que não. Uma pesquisa realizada pelo site Formismo concluiu que, em média, 8% dos usuários abandonam a compra por ter um checkout complicado e 22% porque teriam que criar uma conta no site.

Por isso, é sempre recomendado que a página de pagamento solicite apenas dados extremamente necessários do comprador. E se puder, utilize recursos que facilitam esse cadastro. Como é o caso do social login – ou social sign-in, como também é conhecido. Essa ferramenta usa as informações do Facebook e outras redes sociais para fazer o login, tornando mais ágil o processo do cliente. Normalmente é com um clique, sem precisar preencher formulários.

Deixando o cadastro mais rápido e simples, você pode reduzir consideravelmente o número de abandonos de carrinho. E, consequentemente, aumentar as conversões.

Utilize ferramentas a seu favor

Que seus clientes estão saindo sem finalizar a compra, você já sabe. Mas que tal descobrir onde eles pararam de preencher o formulário? Ou será que nem começaram a preencher? Será que eles esbarram em alguma pergunta ou desistiram por “cansaço”? Com a ajuda de ferramentas, tudo isso pode ser monitorado para você entender melhor os problemas do seu e-commerce e, principalmente, da sua página de checkout.

Hoje existem inúmeras ferramentas, gratuitas e pagas, que podem te ajudar a identificar os problemas com sua página de saída. Uma delas é Google Tag Manager. O Tag Manager é gratuito e fácil de usar. Com ele você consegue taguear o que você quiser em seu site.

Alguns ajustes pontuais podem fazer toda a diferença para o aumento das suas conversões. Sabe aquele botão de finalizar a compra que não está sendo clicado? Você pode fazer pequenas alterações, como mudar a cor do botão ou mudá-lo de lugar, por exemplo, e tagueá-lo, para ver se o resultado foi positivo e ele está sendo mais clicado.

Outra recurso muito útil para essa finalidade é o MouseStats. Ele grava sessões de visitantes reais, mapeia as zonas de calor da sua página e te ajuda a entender o comportamento coletivo dos visitantes. Você ainda pode fazer pesquisas para ter o feedback dos seus clientes e até mesmo saber, diretamente deles, por que estão abandonando o carrinho de compras.

Conseguindo identificar problemas, fica muito mais fácil de encontrar as soluções. Às vezes, pequenas modificações podem fazer toda a diferença e serem decisivas na hora da tomada de decisão.

Seja transparente com seu cliente

Se você espera ter um e-commerce de sucesso, em primeiro lugar seja transparente com o seu cliente. 28% dos compradores abandonam o carrinho de compras por causa de custos de envio inesperados. Acesse a pesquisa completa sobre esse dado neste link.

Muitas lojas tentam omitir o custo real da compra até o fechamento do pedido. Porém, ao chegar à página de checkout e se deparar com taxas inesperadas, o cliente pode se assustar e abandonar a compra. Portanto, deixe claro todos os valores, taxas com frete e descontos possíveis, especificando cada um deles. Assim, sua loja transmite maior credibilidade ao cliente, que saberá exatamente pelo que irá pagar.

Transmita segurança ao comprador

Segurança também é um dos fatores decisivos na hora de finalizar ou não uma compra. Por isso é indicado que adicione selos de confiança à sua página de checkout. Os selos e protocolos de segurança são de extrema importância na página de pagamento. Eles servem para mostrar ao cliente que aquele ambiente é seguro e que os dados fornecidos não estarão em risco.

Confortável e seguro em inserir seus dados, o cliente tem muito mais chances de finalizar uma compra em seu e-commerce. Por isso, invista na segurança da sua página de pagamento.

Conclusão

Algumas mudanças pontuais, que às vezes acabam passando despercebidas, podem fazer toda a diferença e mudar o rumo do seu e-commerce. Teste, monitore e experimente inovações e possibilidades em sua loja virtual. E lembre sempre que a experiência do usuário é um fator decisivo. Por isso, ofereça a melhor experiência de compra possível a ele.

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