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Os principais erros das marcas no marketing digital

por Fabrício Macias Quinta-feira, 18 de julho de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

O mercado digital está cada vez mais em alta. Empresas dos mais variados segmentos vêm se adaptando a esse novo comportamento e buscando um lugar ao sol na comunicação online — tão importante para os millenials e às novas gerações. Porém, entender quais ferramentas de marketing digital são mais estratégicas para o negócio (e saber explorá-las em diferentes plataformas) não é uma tarefa fácil.

Veja a seguir seis dos principais erros que as marcas cometem:

Planejamento

O sucesso de uma marca depende de um bom planejamento estratégico. Isso deveria ser um princípio básico para as empresas, independente do porte. Não valorizar essa parte do processo pode ser a razão pela qual os resultados não apareçam. Planejamento não é algo estático, feito para ser seguido ao pé da letra, aconteça o que acontecer. Ele funciona como um guia de onde queremos chegar: mostra o seu público, como ele se comporta e o cenário econômico. Também indica como encontrar o melhor caminho com base em dados, métricas e objetivos claros, a fim de alcançar resultados a curto, médio e longo prazos.

Cliente

O cliente é o foco principal do negócio. Tudo o que é feito pela marca é pensado para atender os desejos e as necessidades de cada persona. Atualmente, isso implica em conhecer cada vez mais a jornada do consumidor. Para isso, é preciso entender o caminho do cliente antes de chegar no produto/serviço até decidir a compra e identificar em qual momento faz mais sentido se comunicar com ele.

A jornada do consumidor se divide em três momentos:

  • Descoberta: Quando o cliente identifica um problema/necessidade;
  • Consideração: Quando ele tem maior clareza sobre essa dor e busca por soluções;
  • Decisão: Quando ele decides o que fazer para resolvê-lo — decisão de compra.

Com essa informação fica mais fácil produzir conteúdo direcionado e relevante em diferentes canais para impactar e encantar o cliente.

Conteúdo e inbound marketing

O que irá diferenciar a sua empresa das outras na internet é a produção de conteúdo relevante. Isso hoje tem tal importância que passou a ser uma das prioridades do Instagram com o fim das curtidas na plataforma. Muito melhor do que tentar falar de todo e qualquer assunto em alta na rede, o ideal é produzir conteúdo especializado na sua área de atuação. De forma que o cliente tenha seu site, Instagram, LinkedIn ou qualquer outra plataforma como referência quando precisar buscar informação sobre determinado serviço/produto. Assim, fica bem mais fácil construir um relacionamento que possa resultar em vendas. Portanto, produza conteúdo relevante!

Já o Inbound é uma estratégia que visa atrair o interesse das pessoas. Sua estratégia é voltada, única e exclusivamente, para o público-alvo. E como atraí-lo? Por meio de conteúdo relevante! Com isso, o potencial cliente tende a se sentir confiante a ponto de permitir que a empresa fique mais próxima. Antes, não tínhamos controle sobre a publicidade que queríamos ver. Hoje já podemos escolher: canais, conteúdo, formas de consumir e muito mais.

O marketing tradicional tem suas deficiências, mas no inbound isso não existe. Por isso é o marketing que as pessoas mais amam. É perfeito para ter sucesso nas redes sociais e vender mais. Ainda alcança o público certo, promove aproximação com clientes, tem maior poder de persuasão, redução de custos, mensuração de resultados em tempo real e ticket médio maior.

Promoção de conteúdo

Depois de conhecer o cliente e direcionar o conteúdo é importante estar exatamente nos canais onde ele busca informação. Foque nas redes sociais e esteja presente em todas as plataformas que façam sentido para o seu negócio. Sempre com o cuidado de entender e adaptar a linguagem, de acordo com os recursos de cada uma.

Interaja com o cliente. Seja solícito, responda às dúvidas e aos elogios de forma personalizada. Vale se manter atualizado sobre os assuntos do momento para pensar a melhor estratégia de promoção de conteúdo nas redes.

Mecanismos de busca

O SEO (Otimização para Motores de Busca) precisa entrar na lista de estratégias de qualquer negócio. O motivo: fazer um bom trabalho de otimização de site só trará ganhos à sua empresa. O Google sempre vai deixar os melhores sites nas primeiras posições entre os resultados de busca.

Ao otimizar os conteúdos com o uso de palavra-chaves relacionadas é possível aumentar o número de visitas, de conversões ou até mesmo de vendas em seu site. O melhor de tudo é que para fazer um bom de trabalho de otimização no site da empresa não é preciso pagar nada!

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