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Os grandes eventos e as datas comemorativas no e-commerce: como se destacar

Por: Aline Bueno

22 anos, Redatora e Social Media da Venda Válida, integrando a equipe de Marketing da empresa. Atualmente, estudante de jornalismo da UNESP (Universidade Estadual Paulista).

Os grandes e pequenos varejistas esperam muito pelas datas comemorativas, período em que as vendas costumam aumentar bastante. Além disso, eventos importantes e acontecimentos na sociedade também impulsionam o comércio online. Então, aproveitando as ocasiões, como ter destaque no e-commerce?

No Brasil, as datas comemorativas de sucesso são diversas, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Natal. São épocas em que os produtos mais segmentados para cada área costumam ter um salto nas vendas.

Pessoa segurando um cartão de crédito e clicando no teclado do computador

Datas comemorativas costumam ter ótimos resultados no e-commerce. Mas, com a pandemia a concorrência online ficou ainda maior.

Em 2020, as datas sazonais tiveram um crescimento expressivo, representando 34% do faturamento do e-commerce, segundo dados da Ebit|Nielsen para a pesquisa Webshoppers.

Com os grandes eventos, não é diferente. A Olimpíadas de Tóquio foi um grande evento que possibilitou um destaque maior para o e-commerce. Depois da conquista da medalha de prata pela skatista brasileira Rayssa, de 13 anos, as vendas do setor esportivo subiram 400% na Centauro, por exemplo.

E não parou por aí. Italo Ferreira conquistou o primeiro ouro para o Brasil destas Olimpíadas, na competição de surfe. Depois do pódio do atleta, as vendas no setor aumentaram 100%. As informações são da CNN Brasil.

Por isso, nem sempre é fácil conseguir um destaque nestas datas comemorativas e eventos.

Destaque no e-commerce em datas especiais

Diversas datas comemorativas costumam ter ótimos resultados no e-commerce. Mas, com a pandemia da Covid-19 e muitos comércios físicos fechados, a concorrência online ficou ainda maior.

Por isso, nem sempre é fácil se destacar nesse ambiente. Existem dicas que prometem te ajudar nesse processo. Para conseguir aumentar suas vendas, é necessário estar atento às novidades do mercado. Aquilo que dá bastante audiência, tende a ser copiado.

Além disso, presenciamos também a influência de programas televisivos como reality shows e novelas, que podem incentivar a alta procura por itens relacionados aos participantes e personagens, até mesmo como cores de esmaltes, acessórios, roupas e marcas de produtos em geral, que aparecem no horário nobre.

Assim, o que conta é conhecer o seu público, para entender as preferências e se antecipar às tendências. Estar atento ao calendário anual e programar estratégias que se adequem ao seu negócio pode fazer a diferença na hora de atrair consumidores.

E a Black Friday?

A Black Friday é o evento e a data mais esperada pela maioria dos donos de e-commerce. Os microempreendedores buscam sempre investir na data, já que é um momento importante para a marca ser lembrada dentro do mercado.

Com a pandemia, isso foi ainda mais esperado. Para complementar as vendas, a Cyber Monday, que ocorre logo em seguida, auxilia como continuidade das ações pós-Black Friday.

Em 2020, 75 mil lojas tiveram que ser fechadas, de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Destes, as micro e pequenas empresas são 98,8%, com dados divulgados pela Agência Brasil.

Como é a segunda Black Friday da pandemia, alguns comerciantes já sabem o que esperar. Ainda sim, é preciso inovar: cupons de desconto, frete grátis acima de algum valor ou indicações para os amigos em troca de promoções podem ser seu diferencial. Além disso, recomende produtos baseados nos gostos e principalmente na busca do seu cliente.

Você ainda pode utilizar as comunicações on-site para promover o up-sell e investir em boas imagens e descrições detalhadas dos produtos que estão à venda. Qualidade e conteúdo devem estar lado a lado.

Por isso, esteja sempre atento ao que é falado, noticiado e comentado. As tendências do mundo digital e físico influenciam também os e-commerce.