Acabe de vez com os erros de separação (picking) na logística

por Gabriel Linden Sexta-feira, 05 de julho de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

Quem é lojista de e-commerce sabe a grande dor de cabeça que é — e o custo disso — quando um cliente recebe um produto errado. A medida que o número de pedidos aumenta, a dificuldade em gerenciar o processo de picking (separação) cresce proporcionalmente. E a responsabilidade em atender o cliente também!

Além de ser um grave problema que implicará em custos de logística reversa, atendimento e má experiência, os erros de separação resultará em erros de estoque. Ou seja, o bem maior daqueles que possuem produtos físicos armazenados para a entrega, seja de uma operação de varejo ou atacado.

Mas, como minimizar este erro de operação? Abaixo, cito três dicas que podem lhe ajudar a encarar esse problema de frente e trazer melhores resultados para o seu e-commerce.

Crie SKUs próprios para cada produto

Se você é um distribuidor ou revendedor — que compra o produto de alguém, para depois revender para o consumidor final — poderá encontrar esse caso que citarei aqui. Cada fornecedor possui o seu código de identificação para determinado produto e, muitas vezes, produtos iguais ou bastante semelhantes podem chegar com SKUs diferentes ao seu armazém.

Como solucionar isso? Crie o seu próprio SKU e toda vez que receber determinado produto, antes de dar entrada no armazém, identifique-o com uma etiqueta — você pode utilizar etiquetas adesivas para isso.

Assim, seus operadores já estarão familiarizados com a identificação própria, facilitando a armazenagem do produto e posterior separação. Além disso, essa padronização irá facilitar para extrair relatórios de marketing e de consumo/compras.

Vale ressaltar que a padronização dos códigos de barras (EANs) também é de extrema importância para os processos de picking e checkout (conferência) funcionarem de maneira harmônica e correta.

Crie endereços em seu armazém

O endereçamento do armazém é muito importante e facilita o processo de picking. De quebra, ainda mantém seu estoque organizado e com melhor controle. Você pode utilizar nomenclaturas simples, como no exemplo: Produto X está localizado no Corredor 2, Estante 1, Prateleira 2. Dessa forma, criará um código C2-E1-P2 para ser inserido em seu sistema.

Assim, quando o operador for realizar o processo de separação, já saberá a posição exata do produto. Na prática isso minimiza problemas como tempo de picking — fator também vital para uma logística de alta performance — e falhas na separação.

Diversos ERPs para e-commerce já possuem essa funcionalidade de endereçamento em seus pacotes básicos.

Mantenha sua equipe treinada e atualizada

Treinamentos e feedbacks constantes são essenciais. Nada irá adiantar você padronizar seus SKUs ou criar endereços em seu armazém, se não tiver uma equipe treinada e que veja o estoque como parte vital da empresa.

Faça revisões nos endereçamentos. Acompanhe todo o processo, da chegada do material em seu armazém até a sua saída, para identificar possíveis falhas, como: erro de endereçamento e erro de etiquetagem/identificação de produto/SKU.

Ofereça treinamentos periódicos presenciais e em vídeo sobre como separar um pedido corretamente, mostrando todos os procedimentos envolvidos. Além disso, deixe sua equipe atualizada de qualquer alteração que venha a ocorrer em SKUs ou identificações de produtos.

Conclusão

Sabemos que controle de estoque e operação logística de e-commerce são assuntos abrangentes e bastante detalhados. Da mesma forma, algumas ações de padronização e do dia-a-dia da gestão podem trazer resultados fantásticos para empresas jovens que estão em crescimento. O resultado será diminuição de custos, aumento da recorrência de compra e uma melhor experiência para o consumidor.

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