Acesso rápido

Os desafios e soluções de Segurança da Informação em 2014

por Ivo Machado Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Ano novo, novas oportunidades, novas ameaças e o mesmo desafio, manter a segurança de seu ambiente na internet.

Esse é um tema bastante complicado, e principalmente pelo paradigma que enfrentamos de que contratar serviços de segurança é o mesmo que incorrer em um gasto, quando na verdade estamos falando de investimentos e da preservação dos clientes e da imagem da empresa, além de evitar perdas diversas.

Por um outro lado, todos os dias milhares de ameaças virtuais tomam vida, e é muito comum que novas soluções sejam lançadas e oferecidas para o mercado afim de lidar com essas ameaças. Infelizmente muitas dessas soluções tem um propósito nobre, mas enganador, garantir 100% da segurança do ambiente virtual das empresas, o que nos dias de hoje é IMPOSSÍVEL!

Se já é um mega desafio manter um nível de segurança alto para nossos ambientes, imaginem ter de lidar com dezenas de soluções que dizem fazer a mesma coisa, saber quanto e até onde investir, saber se realmente a solução nos atende e é efetiva, e ainda lidar com um cenário onde a presença de pequenas e médias empresas aumenta muito na internet e muitas dessas não possuem uma área de segurança da informação. Ah, agora sim temos um desafio grande!!!

Vivemos em um mundo onde a privacidade é algo a cada dia mais raro, onde a informação é um ativo a cada dia mais valioso, onde a internet a cada dia é mais indispensável e mais utilizada para nos trazer facilidades e nos conectar com tudo, mas também mais e mais utilizada o cyber-crime e o cyber-terrorismo.

Então, com base nesse cenário como deverá ser 2014?

Certamente pior que 2013 quando consideramos o cenário de segurança da informação, pois, os cyber criminosos estão mais ousados, mais experientes, as ameaças virtuais criadas estão muito mais efetivas e inteligentes, e claro, com o grande crescimento do e-commerce, devemos ter muito mais fraudes, ainda mais em um ano de copa do mundo.

Na dúvida, o que fazer, o melhor é sempre prevenir do que remediar, isso é fato! Mas pensando em ajudar um pouco mais, elencamos abaixo algumas sugestões:

  1. Busque sempre por quem pode lhe oferecer suporte, e isso em outras palavras significa comprar de uma empresa que seja especializada no tipo de solução que você está adquirindo;
  2. De preferência as empresas que estão no Brasil e isso porque se você tiver um problema, você não pode depender de fuso horário e de conhecer um outro idioma;
  3. Antes de investir tenha em mente que você está contratando segurança para seu website, ou seja, você está contando com uma empresa para não ser invadido, para garantir a segurança dos dados de seus clientes, para preservar sua imagem e evitar que você tenha problemas legais. Com isso, torna-se claro que uma empresa realmente especializada custará um pouco mais do que empresas do exterior ou revendas brasileiras;
  4. Não confie quando lhe disserem que sim, o serviço GARANTE a segurança do website;
  5. As soluções mais comuns e seu objetivo são:
    – Certificados digitais, os quais lhe garantem a autenticidade do website e a criptografia dos dados trafegados em HTTPS;
    – Scans de Vulnerabilidade, os quais servem para analisar sua aplicação ou servidor quanto a existência de vulnerabilidades, e
    – Web Application Firewall, o qual serve para proteger seu website em tempo real contra ataques.
  6. Invista de acordo com sua necessidade, afinal, um investimento menor e bem feito é mais eficiente que um investimento alto e mal feito;
  7. Exija da empresa que você contrata o seguro de responsabilidade civil, o que basicamente é um seguro que poderá ser acionado para cobrir prejuízos caso você tenha problemas causados pela empresa contratada.

Para finalizar, cote sempre mais de uma empresa, pois isso lhe permite não apenas o melhor preço, mas também conhecer quem vai lhe atender e ser suportado em todas as dúvidas.

Esperamos ter ajudado!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.