Os clientes de e-mail mais utilizados pelos usuários

por Any Zamaro Sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Os clientes de email estão divididos em dois tipos: Webmails e Desktops. Os Webmails são os que não necessitam ser instalados no computador, sendo acessados diretamente a partir do browser. Temos como exemplo o Gmail, Hotmail, Ig, Bol, YahooMail! etc.

Os clientes de email Desktop são aqueles que, necessitam da instalação de um software no computador do usuário para funcionarem. Os principais e mais conhecidos exemplos são o Outlook e Thunderbird.

Para fazer uma campanha de email marketing é preciso ficar atento a diversos fatores, um deles é saber quais os clientes de email mais comuns entre os usuários da sua base. Conhecer bem sua base de contatos é fundamental para enriquecer sua peça de email marketing.

All In fez um estudo, e com base em todos os clientes que utilizam a ferramenta para enviar email marketing, conseguiu detectar quais são os clientes de email mais utilizados pelos usuários na abertura de emails.

Os 5 clientes de email mais utilizados são:

– Hotmail (webmail)
– Microsoft Outlook (desktop)
– Yahoo (webmail)
– Outlook Express (desktop)
– Ig (webmail)

O Hotmail tem 42,6% da preferência dos usuários, em seguida o Microsoft Outlook, que por possuir diversas versões (tais como Outlook 2007/ Outlook 2010/Outlook 2011) fica em segundo lugar, com quase 20% da preferência dos leitores.

Devemos levar em conta que, se somarmos o Microsoft Outlook com o Outlook Express, temos uma fatia de 26%. Como se trata de clientes de email desktop, é possível que emails do Gmail ou Terra, por exemplo, sejam direcionados para estes clientes de email. Mas precisamos ter em mente qual cliente de email os destinatários mais usam para visualizar as mensagens para poder montar templates estratégicos.

Cada cliente de email tem suas restrições ao carregar o código de HTML do template e na visualização das imagens e textos das mensagens. Alguns clientes de email suportam vídeos no email marketing, outros não. O gif animado, por exemplo, é um destaque usado por muitas empresas, o problema é que as versões do Outlook 2007 e 2010 não suportam gif animado no HTML da mensagem e ao invés do gif, exibe uma imagem cinza no lugar.

Se você deseja criar mensagens personalizadas e que tenha algum diferencial, destacando-se de seus concorrentes, fique atento às preferências dos usuários. A dica é testar seu template de email marketing em todos os tipos de clientes de email e avaliar o que pode ou não funcionar!

(artigo publicado em primeira mão no Blog da All In Mail)

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

4 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. É verdade! Vale ressaltar que foi um estudo de 2011\2012 e com base em dados da All In Mail. Além do que, o outlook pode representar boa parte dos usuários do gmail (que não usam web e sim desktop).
    Ainda assim, esse cenário está completamente desatualizado, concordo!
    Assim que eu conseguir, faço um novo texto atualizando isso 😉

    Responder
CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER