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Os avanços da tecnologia antifraude para as transações online

Por: Marco Aurélio Rodrigues

Diretor de Software e Serviços Profissionais da Diebold Nixdorf no Brasil

Em tempos de coronavírus e de isolamento social, estamos utilizando mais do que nunca o comércio eletrônico. Para garantir segurança a todos os consumidores, as empresas estão diante de novos desafios como o uso de sistemas antifraude para garantir segurança e proteção para as transações financeiras.

Afinal de contas, você já imaginou quantos dados estão circulando neste exato instante no Brasil para manter em dia os pedidos e pagamentos feitos por meio de smartphones, computadores, caixas eletrônicos, maquininhas móveis e até mesmo TVs? Se antes da pandemia os números do comércio digital brasileiro já indicavam forte crescimento, agora o horizonte indica um caminho ainda mais desafiador pelo exponencial aumento de vendas por causa da quarentena da Covid-19.

Estimamos que o número de pedidos online em alguns segmentos mais que dobrou durante o mês de março. Nesse período, o Brasil e diversos países adotaram medidas restritivas de mobilidade. Até mesmo áreas que ainda não tinham grande expressão no comércio digital, como a de supermercados, estão trabalhando para se adaptar o mais rápido possível a esse panorama de vendas multicanais.

Nova realidade exige mais segurança

Estamos diante de uma nova realidade, com um volume maior de transações a serem gerenciadas. São bilhões de operações ocorrendo simultaneamente, e muitas delas produzidas – ou interceptadas – por agentes maliciosos dos mais diversos tipos e origens. É preciso entender esse cenário e proteger as informações.

Vale destacar que os clientes têm um papel importante como agentes de segurança. Manter as medidas de proteção é um cuidado indispensável e que precisa ser encarado com serenidade por todos nós. Isso inclui ações para checagem de sites, links, promoções e afins. Ainda assim, é inegável que toda a inteligência interna, que fica escondida dentro dos sistemas, é essencial para evitar que problemas aconteçam.

Já existem soluções

A boa notícia é que já contamos com uma série de soluções e suítes específicas para proteção contra fraudes online (OFD, de On Line Fraud Detection, em inglês). A indústria está evoluindo essas ofertas, agregando ferramentas que permitem o cruzamento ativo de registros gerados por inúmeros dispositivos com um banco de dados continuamente alimentado e avaliado.

A indústria de automação bancária e de pagamentos une diferentes informações e implementa tecnologia avançada para a autenticação ininterrupta das transações. Além disso, ela pode oferecer aos consumidores uma gama completa de recursos de segurança extra. Estes trazem  suporte recorrente e análises inteligentes. E ele é capaz de avaliar as operações em uma abordagem baseada em comportamentos suspeitos para diminuir fraudes eletrônicas.

Seja via smartphone, PC ou em um ATM, os serviços de proteção antifraude mais modernos estão prontos para rastrear e identificar as origens das transações, oferecer blindagem dos endpoints, com estrutura instalada nos dispositivos de pagamento e monitoramento ativo, em tempo real. O compromisso deve ser dividido em três pilares: proteção do cliente, proteção do canal e operação backoffice contínua.

Com a crise, surgem oportunidades

As soluções de OFD são estratégicas para o crescimento dos negócios no mundo digital. Isso porque permitem que bancos, empresas de cartões de crédito e companhias da cadeia de negócios de pagamentos ampliem a segurança da informação de seus clientes e a confiabilidade de seus serviços. Além disso, o cuidado com os dados pessoais é importante diante do avanço das ofertas e ameaças do comércio digital em tempos de coronavírus. E também porque as legislações e processos regulatórios são cada vez mais exigentes em relação a esse tema.

Assim, trabalhar incessantemente para reduzir os crimes de fraude e combater as ações maliciosas ajudará a atrair novos consumidores às empresas de e-commerce. Ademais, poderá atrair novos usuários de serviços de pagamento digital.

É hora de aproveitar as oportunidades que surgem, mesmo em tempos de coronavírus, para otimizar o atendimento e a experiência dos consumidores. Isso exige, de todos nós, a busca constante por inovações, unindo experiência e inteligência estratégica para o aprimoramento constante da segurança digital disponível aos usuários. Essa é a condição essencial para habilitar o comércio conectado, abrindo os caminhos para ampliar as vendas dos canais físicos e virtuais.