Os 3 principais desafios de quem tem loja virtual e trabalha com os Correios

por Alejandro Vazquez Terça-feira, 11 de abril de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

A maioria dos lojistas virtuais utiliza os Correios para suas entregas. No entanto, conforme as vendas aumentam, é provável que surjam dificuldades nesse processo logístico. Neste artigo, vamos conferir os principais desafios (e como resolvê-los!) de quem quer fazer seu negócio online crescer, mantendo a estatal como parceira de entregas.

1. Preço do frete dos Correios

Problema

Converse com qualquer dono de loja virtual e ele provavelmente vai dizer que o preço do frete é algo que atrapalha na hora das vendas. Os altos valores de envio fazem com que uma parte considerável de consumidores interessados nos produtos desistam no momento de finalizar a compra.

Solução

Para tentar reverter essa situação, os lojistas buscam alternativas para mostrar ao cliente que ainda vale a pena comprar online. Testar técnicas de venda como cross-selling e upselling podem ajudar a equilibrar um frete caro.

Aproveite também e tente vincular esse tipo de iniciativa a algum anúncio chamativo nas redes sociais. Por exemplo: insira códigos de cupons de desconto nos anúncios do Facebook e atraia pessoas interessadas no desconto.

Psicologicamente falando, a pessoa que está comprando por ter um desconto atrativo terá menos chances de abandonar o carrinho por conta de um frete alto ou inesperado. Apenas se planeje e precifique os produtos corretamente para não levar prejuízo ao adotar essa estratégia.

2. Locais e tempos de entrega dos Correios

Problema

Contar com a entrega de um produto importantíssimo em determinada data e ele acabar chegando depois do prazo é bem comum (infelizmente) e pode ser frustrante para você e seu cliente.

Além disso, mesmo que não ocorra com muita frequência, pode ser que em algum momento os Correios não entreguem na casa de determinado comprador. Isso pode acontecer caso ele more em uma região perigosa ou muito afastada. Nesses casos, o que fazer?

Solução

É impossível prever por quais problemas os produtos passarão para chegar à casa do cliente, portanto, deixe bem claro na sua loja que os tempos de entrega podem variar e que os Correios não garantem que encomendas PAC chegarão no prazo.

Caso seu cliente realmente precise do produto na data estipulada, indique a ele o serviço SEDEX, que é muito mais confiável quanto aos prazos de entrega e oferece 100% de compensação em caso de atrasos.

Fora isso, pagamentos através de boleto podem demorar até três dias para serem aprovados. Se o comprador está com urgência em receber o pedido, aproveite e informe a ele que a melhor opção de pagamento nesse caso é o cartão de crédito.

Já para os locais onde os Correios não chegam, existem algumas alternativas para não perder a venda que você pode conferir neste artigo sobre o que fazer quando os Correios não entregam na casa do cliente.

3. Extravio e produtos danificados

Problema

Basta uma rápida busca na internet para encontrar alguns vídeos mostrando o descaso com que as encomendas chegam a ser tratadas durante o transporte.

Por mais que os Correios acabem ressarcindo o valor em caso de avaria ou extravio, o desgaste com o cliente já terá ocorrido e ele dificilmente comprará de novo na sua loja, mesmo que a culpa não seja sua.

Solução

É muito comum encontrar em sites como o Reclame Aqui pessoas insatisfeitas com a entrega de produtos avariados. Para evitar ao máximo esse tipo de situação, invista no processo de embalo da sua mercadoria.

Além da qualidade externa da embalagem, o tipo de preenchimento interno também é muito relevante, pois evitará que os produtos sejam danificados por eventuais impactos – sobretudo se você vende itens delicados e que podem quebrar com mais facilidade, como garrafas e eletrônicos.

Ter os Correios como parceiros de entrega da sua loja implica em uma série de desafios, mas que podem ser contornados com planejamento e criatividade.

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