Logo E-Commerce Brasil

Como a orquestração logística resolve as principais dores do e-commerce?

Por: Ricardo Loch

Head de vendas (CSO) da Equilibrium, plataforma de orquestração logística. Formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), cursou MBA em gestão de vendas e relacionamento na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre administração e negócios, com ênfase em Marketing pela PUC-RS.

Não é de hoje que o comércio eletrônico no Brasil cresce de forma consistente. Entretanto, a pandemia da Covid-19 acelerou o processo de transformação digital que já estava em curso. Mesmo os brasileiros mais reticentes tiveram que comprar  online e, de uma hora para outra, vários negócios precisaram migrar a operação para os canais virtuais. É uma realidade que veio para ficar: somente no primeiro semestre de 2021, houve crescimento de 31% no e-commerce nacional em relação ao mesmo período de 2020.

Esse boom trouxe inúmeras vantagens, sem dúvida, mas também carrega desafios importantes que precisam ser resolvidos pelos gestores o quanto antes. O principal deles é a logística, ou seja, os procedimentos necessários que fazem o produto comprado do consumidor sair do estoque da loja até sua casa. Há uma demanda cada vez maior por velocidade na entrega com preço justo. Mas como chegar a isso? A resposta passa pela orquestração logística realizada por soluções tecnológicas. Veja por que:

1 – Integração de pedidos

O primeiro passo para otimizar a logística é garantir que os sistemas conversem. Isto é, quando um pedido é realizado, ele precisa chegar rapidamente à solução de entrega para dar andamento ao processo. Isso parece fácil para uma loja virtual individual, mas imagine o fluxo em uma empresa com diferentes canais de vendas. É fundamental integrar as compras com o ERP e a plataforma logística, permitindo que a cotação de frete aconteça em tempo real com os transportadores em diferentes modalidades, como fracionado, lotação e last-mile.

2 – Seleção inteligente de transporte

O preço do frete é um dos principais fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor. A percepção de valor do usuário precisa estar alinhada à quantia cobrada pelo serviço. Isso faz com que as lojas virtuais utilizem diferentes transportadoras para encontrar as melhores opções. Contudo, é necessário contar com uma solução que selecione os melhores parceiros para cada pedido, obtendo em tempo real o valor e o prazo de entrega para o despacho – permitindo que o cliente escolha o melhor para sua necessidade.

3 – Rastreamento e monitoramento

Uma das formas de garantir transparência nas compras realizadas no e-commerce é possibilitar que o usuário acompanhe todas as etapas de seu pedido após o pagamento. As transportadoras oferecem o serviço de rastreamento, mas cada uma possui características próprias. Portanto, é preciso que o comércio eletrônico mantenha uma comunicação unificada e padronizada com seus usuários. Aliás, isso deve ocorrer independentemente do frete escolhido, permitindo o atendimento em diferentes canais e capturando feedbacks sobre a experiência de compra.

4 – Auditoria de frete

O procedimento que envolve a logística do e-commerce merece atenção especial dos gestores. Qualquer descuido pode trazer um grande prejuízo que coloca em risco toda a operação. Assim, é preciso controlar todos os custos e pagamentos referentes a esse serviço. Poucos sabem dizer se as transportadoras estão cobrando a mais pelo frete dos produtos. Dessa forma, as melhores soluções de orquestração logística oferecem um recurso de auditoria. Neste caso, é capaz de controlar todos os gastos, comparar a cotação com a cobrança e configurar regras que fixam valores e até estipulam frete grátis em determinadas ocasiões.

5 – Dados, dados e mais dados

Por fim, a gestão logística de qualquer e-commerce, grande ou pequeno, passa pela análise acurada das informações que toda essa operação proporciona. É por meio dela que os profissionais analisam o desempenho e tiram os insights necessários para melhorar no futuro. A orquestração logística tem a capacidade de trazer os principais indicadores e métricas sobre o processo de entrega, auxiliando na tomada de decisões estratégicas e controlando a logística com a eficiência necessária.

Leia também: E-commerce fatura R$ 4 bilhões na Black Friday, alta de 4,5% em relação a 2020