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Open rate. Entenda as taxas de abertura de email marketing

Receber um email, abrir ou não a mensagem, deixar para depois,
deletá-la ou encaminhá-la? Já paramos para pensar nas inúmeras
possibilidades que nosso público pode ter em relação às mensagens
enviadas? E quando falamos em campanhas de email marketing, essas
probabilidades aumentam ou diminuem? Pode ter certeza, só depende de
sua estratégia de comunicação. 

Cativar quem você almeja presencialmente não é das tarefas mais
fáceis. E no ambiente virtual? Pode ser muito mais interativo do que
você imagina, basta querer e, principalmente, dedicar-se, não a todos
de uma vez, mas a cada qual da forma como gostaria de ser cativado.
É possível, basta usar sua estratégia e, principalmente, a tecnologia
a seu favor.

E é justamente nesse ponto que vamos discorrer, a utilização da
tecnologia em prol de algo muito maior: o valor de sua marca perante o
seu público. Ele te vê? Acessa suas informações? Algumas empresas que
utilizam nossa plataforma de relacionamento digital, a Virtual Target,
frequentemente nos perguntam qual é a taxa de abertura ideal. E eu os
respondo também com uma pergunta: será que vocês sabem o que significa
a taxa de abertura?

A taxa de abertura é uma medida obtida a partir do total de contatos
que visualizaram a mensagem, dividido pelo total de emails que foram
entregues, excluindo os erros. Trocando em miúdos, uma taxa de 20% de
emails abertos significaria que, de cada 10 emails entregues, dois
foram visualizados.

A taxa de visualização é calculada automaticamente a partir de um pixel
de imagem, imperceptível ao destinatário, que é inserido em cada email.
Quando o contato recebe esta mensagem e pede para habilitar as imagens
é que podemos identificar que houve uma abertura.

É importante compreender que a abertura não é uma taxa 100% precisa. Só
é possível medir a taxa de abertura quando o leitor de emails é capaz
de exibir imagens com HTML e quando o destinatário solicita a
visualização de imagens. Sendo assim, pessoas que leem e, até mesmo,
clicam no seu email marketing, sem necessitar das imagens, não
contribuem com a taxa de open rate.

Não há uma taxa de abertura ideal. A taxa obtida para qualquer envio
vai depender de diversos fatores, como data e horário do envio, tamanho
e fidelidade da lista. De acordo com estudos realizados pela Campaign
Monitor, emails enviados a públicos mais específicos com temas
religiosos, esportivos, artísticos e transacionais de viagens têm uma
taxa de abertura de cerca de 40%. Os emails mais comuns, como
newsletters e ofertas de e-commerce, estão na média de 20%.

Quando novos contatos aderem a uma lista de email marketing, a taxa de
abertura tende a cair. Isso porque nem sempre quem pede para receber
emails de uma determinada empresa espera receber toda semana, ou nem
sempre o assunto interessa.  

Para termos uma ideia de uma taxa razoável de abertura, podemos
trabalhar com a média de 20%. Logo, enviando email para uma base de 300
mil pessoas, se 60 mil destinatários visualizaram a mensagem, podemos
considerar que tivemos um bom open rate.

Pouquíssimas empresas que possuem bases de tamanho razoável estão
ficando acima de 50%. Se sua base é bem segmentada e sua comunicação
bem direcionada e, por estes motivos, obtém visualizações maiores que a
média… então, meus parabéns!!

No entanto, não sonhe em ser visualizado por 80% da sua base, a não ser que o público seja muito restrito e seleto. 

E, então, o resultado dos seus envios está dentro da média de mercado?
Agora que você sabe o que é taxa de abertura, que tal melhorá-la? Para
começar, use um email remetente que seja facilmente reconhecido pela
sua base e não entregue o “ouro” na linha de assunto (subject). Pelo
contrário, instigue o destinatário a leitura do conteúdo. 

Essas são algumas dicas. Sabemos que as estratégias podem e devem ser
muito particulares de acordo com cada segmento que se almeja
conquistar. O diferencial está na peculiaridade para se diferenciar no
meio das “comuns” campanhas. Se aplicar o toque de inovação e souber
como despertar o clique na hora H, certamente seu open rate pode estar
não apenas na média, mas, atrevo-me a dizer, muito acima dela.