Acesso rápido

O omnichannel é a melhor chance para o futuro do varejo

por Marco Zolet Segunda-feira, 29 de julho de 2019   Tempo de leitura: 3 minutos

A internet se tornou, ao longo dos últimos anos, uma parte gigante da vida das pessoas. Segundo uma pesquisa anual da We Are Social, o número de usuários de redes sociais foi de 110 milhões para 149 milhões nos últimos cinco anos. Isso impactou diversos aspectos da vida em sociedade, como os processos de produção e distribuição de serviços — assim como as formas e os modelos de compra.

Por esse motivo, não faz mais sentido falarmos em separação entre online e offline. Ao contrário, acreditamos que o omnichannel — nome dado para a integração entre o online o offline — é a nossa melhor chance para prosperar no varejo. E isso inclui o setor supermercadista. A era da multicanalidade já é uma realidade.

O tem despertado essa tendência?

Alie o crescimento do acesso à internet com uma grande busca do comprador por praticidade, facilidade e conveniência. Ah, e um número cada vez maior de consumidores das novas gerações (Y e Z, principalmente). Pronto! Criamos a oportunidade perfeita para o fortalecimento do varejo omnichannel.

E, não é apenas com roupas, móveis e produtos de beleza que esse processo deve ocorrer. Segundo a pesquisa “Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019” — solicitada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e conduzida pelo Ibope Inteligência —, 15% dos brasileiros realizam compras de supermercado online. A tendência tem feito com que o varejo supermercadista se adapte à essa realidade para não perder consumidores.

Organização

Apesar de ser uma ótima oportunidade de crescimento, o omnichannel exige algumas mudanças estruturais e de logística para que a transição ocorra da forma correta. É preciso, por exemplo, organizar um estoque único para atender às demandas feitas online e offline. Um sistema estruturado para acompanhar todos os processos de compra e entrega dos produtos é primordial, uma vez que elas podem ser feitas por ambos os canais.

Equipe

Preparar a equipe para essa transição também é essencial. Para isso, cada membro da empresa precisa entender a importância das vendas omnichannel — e ficar a par dos processos de compra e venda nesse formato. Treiná-los para uma resolver problemas e prepará-los para um pós-venda eficaz, mesmo no online, também pode ser determinante para ganhar confiança e obter sucesso no processo.

O setor supermercadista, particularmente, precisa lidar com alguns desafios específicos para se preparar para integração online e offline de forma satisfatória. Os produtos oferecidos nesse segmento precisam ser vendidos frescos, e muitas vezes têm prazos de validade curtos. É necessário, portanto, adequar compra e entrega à durabilidade desses produtos. No setor, as compras FLV (frutas, verduras e legumes) ocupam uma média de 30% das cestas, por exemplo.

Resumo

O omnichannel é imprescindível e necessário. Porém, precisa ser feito de forma consciente e atenta para agregar valor e evitar erros. O futuro do varejo já chegou: basta saber como se adaptar à essa realidade.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.