Acesso rápido

Omnichannel: 5 formas de entregar experiência no varejo físico e online

por Ana Luiza Araujo Quarta-feira, 10 de abril de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

A experiência de compra online desempenha um papel importante nas decisões tomadas pelos compradores offline – e a influência do digital na experiência da loja tende a aumentar.

À medida que a importância dos canais digitais aumenta, os varejistas buscam proporcionar melhores experiências que mantenham os compradores voltando às lojas físicas.

Esta parceria ajuda os varejistas em cinco áreas principais:

1. Usando dados para criar perfis de clientes em tempo real

Os dados assertivos dos clientes estão no centro de qualquer grande experiência de compra personalizada. No entanto, os compradores normalmente não interagem com os varejistas em apenas um canal.

Conectar dados online e offline cria uma imagem mais clara – para toda a organização de varejo – de quem é o comprador, quais são seus interesses e o que ele está procurando. Essas informações podem e devem ser usadas para fornecer experiências personalizadas para ela em qualquer canal.

2. Ajudar os vendedores da loja a entender melhor o cliente para fornecer serviços mais personalizados

Vincular o comportamento online e offline em conjunto também pode ajudar os funcionários da loja a fornecer um melhor serviço, pois isso dá a eles acesso a mais informações sobre o comprador.

Por exemplo: os vendedores com tablets podem acessar todas as informações armazenadas no perfil do comprador (se o comprador fornecer um identificador como um e-mail ou CPF), como preferências de categoria, estilo, marca, cor ou preço, bem como quaisquer compras anteriores.

Essa informação pode ajudar o vendedor a fornecer sugestões melhores enquanto o comprador está fisicamente na loja.

3. Uso de informações de PDV para acionar experiências para engajamento futuro

As compras na loja também podem ser usadas como um gatilho para atividades online. Por exemplo, se uma pessoa comprar na loja, o varejista poderá enviar a nota por e-mail contendo recomendações individualizadas de produtos que acompanham o item que ele acabou de comprar. Ou um e-mail pode ser acionado alguns dias depois para sugerir outros itens de que ele possa gostar, com base em seu recente comportamento de compras.

4. O mesmo tipo de experiência pode se aplicar a devoluções

Se um comprador devolver um item para a loja, um email pode ser enviado para ele sugerindo outros itens que ele possa gostar. Essa abordagem pode ajudar o varejista a gerar mais engajamento de um comprador cujo negócio teria perdido.

5. Ainda falando de trocas e devoluções, uma venda feita pelo site pode originar uma troca em uma loja física

Pode também resultar retirada de um produto (pickup store). A partir do momento que um cliente está dentro de uma loja física, seja por retirada ou troca de mercadoria, a chance dele realizar uma nova compra é grande.

Proporcionar experiências de compra personalizadas em todos os canais é fundamental para o varejista atual.

E você, como você pode entregar experiências de varejo omnichannel?

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.