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Olimpíadas 2021: oportunidade de aumentar o engajamento e as vendas online

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Acontecimentos como as Olimpíadas 2021 são realizados de forma esporádica, principalmente se considerarmos as circunstâncias do cenário atual. Assim como a Copa do Mundo de Futebol, o encontro multiesportivo acontece de 4 em 4 anos e mobiliza uma legião de fãs e espectadores.

Por isso, o evento que se inicia na próxima sexta-feira está sendo aguardado por milhões de entusiastas e deve movimentar a internet do mundo inteiro durante as semanas seguintes.

Neste artigo quero mostrar como as Olimpíadas 2021 podem impactar positivamente os números do seu e-commerce, apresentando dicas para envolver o público e potencializar suas vendas.

Olimpíadas 2021: o que esperar?
Originalmente previstos para acontecerem em 2020, os jogos olímpicos serão realizados na cidade de Tóquio, no Japão, entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021.

Por estarmos próximos à data de início, a procura pelo evento vem crescendo expressivamente. Segundo o maior motor de buscas do mundo, o Google, o termo “Olimpíadas” recebeu cerca de 311.000 pesquisas durante o mês de maio, volume 69% maior em relação ao mês anterior.

Ao analisarmos o mesmo termo na plataforma Google Trends (considerando os últimos 12 meses), é notável a tendência de crescimento no interesse do público em relação ao assunto.

Imagem de um gráfico do Analytics

Essa repercussão é uma oportunidade rara para conquistar novos clientes para a sua loja online. Além disso, tamanho interesse promete impulsionar as interações do público com marcas dos mais diferentes segmentos de mercado.

O impacto das Olimpíadas 2021 para o e-commerce

Antes de mostrar como você pode aproveitar as Olimpíadas 2021 para potencializar os resultados do seu e-commerce, preciso compartilhar algumas informações sobre os espectadores.

A pesquisa Behup “Olimpíadas 2021”, realizada pelo setor de negócios da Globo, aponta que 90% dos entrevistados devem prestigiar os jogos olímpicos de Tóquio. Dentre essas pessoas, 70% destacam a curiosidade de acompanhar o evento levando em consideração o plano de fundo da pandemia.

A pesquisa aponta outros dados pertinentes:

  • 41% dos entrevistados pretendem comprar alimentos e bebidas para consumir ao longo das transmissões;
  • 32% devem fazer compras por delivery;
  • enquanto 30% preferem cozinhar por conta própria.

Além da culinária, esse mesmo público também pretende fazer upgrades em suas casas, apostando em aparelhos eletrônicos mais potentes.

Por conta do isolamento social, o público que antes estaria investindo em pacotes de turismo para acompanhar os jogos presencialmente, estará em casa buscando diversos recursos para compensar a ausência da diversão presencial.

Em paralelo, o espectador que sempre assistiu às transmissões dos jogos pela televisão, também tende a investir em novos itens para o ambiente, a fim de conquistar uma experiência mais completa.

E são nesses dois pontos que a sua loja online pode ser positivamente impactada.

Logo abaixo, apresentarei alguns setores que devem se beneficiar das Olimpíadas 2021. Vou compartilhar também algumas dicas valiosas que você pode aplicar em sua loja online durante esse período. Confira!

Eletrônicos

O mercado de eletrônicos promete ser um dos mais beneficiados pelas Olimpíadas 2021. A mesma pesquisa citada anteriormente aponta que, entre os que pretendem investir em melhorias para a casa, 30% devem priorizar a aquisição de um novo aparelho de Smart TV.

Por isso, se o seu e-commerce trabalha com esse tipo de produto, fique atento e produza campanhas focadas nesse assunto.

Você pode, por exemplo, criar uma categoria específica na sua loja online. Reúna nessa seção todos os itens que são capazes de melhorar a experiência dos espectadores.

Televisores, home theaters e até aparelhos portáteis como smartphones e notebooks podem ser incluídos nessa segmentação. A partir daí, é possível divulgar o link por meio de e-mail marketing ou através de anúncios pagos.

Para alcançar esse público de maneira assertiva, não deixe de reforçar nos textos e nas imagens a intenção da campanha. Enfatize que os produtos anunciados foram selecionados especialmente para quem deseja acompanhar os jogos olímpicos da melhor forma, com uma experiência excepcional.

Produtos customizados

Se o seu e-commerce oferece produtos personalizados, vale a pena investir no serviço de customização para aproveitar a alta procura pelas Olimpíadas 2021.

Para fugir do óbvio, uma ótima dica é produzir peças que incluam os mascotes do evento.

Segundo dados do Google Trends, o número de pesquisas para o termo “mascote das olimpíadas de Tóquio” está crescendo de maneira exponencial desde o último mês.

Imagem de um gráfico do Analytics

Outro fato interessante é que o Japão nomeou o personagem Goku, do famoso anime Dragon Ball Z, como embaixador dos jogos olímpicos. Isso significa que a busca de produtos sobre o universo geek, nerd e otaku também deve se intensificar nas próximas semanas.

Artigos esportivos

Lojas que vendem artigos esportivos podem aproveitar a comoção gerada pelas Olimpíadas 2021 de diversas formas.

Itens como uniformes, bolas, raquetes, redes e acessórios de segurança devem ter destaque em seu e-commerce. Você pode, por exemplo, deixar todas essas categorias em evidência na home da sua loja.

Trabalhar a mídia paga para divulgar esses produtos também é uma estratégia válida, principalmente se o seu conteúdo for acompanhado por um cupom de desconto ou condição especial de pagamento.

A adição de modalidades como o skate e o surf (muito populares no Brasil) também promete trazer um público mais jovem e engajado para o evento.

Inclusive, o Brasil estará disputando as medalhas com uma equipe de skateboard inédita nas Olimpíadas 2021.

Essa soma de novidades promete despertar a atenção de espectadores que antes não eram atingidos pela competição e, agora, irão acompanhar o torneio.

Por apresentarem um padrão de comportamento voltado à conectividade, a tendência é que esse público compartilhe cada acontecimento na internet enquanto assiste aos jogos.

Comidas e bebidas

Como apontado anteriormente, parte considerável dos espectadores devem comprar algum tipo de alimento para acompanhar as transmissões dos jogos das Olimpíadas 2021.

Por isso, o setor alimentício também pode aproveitar o evento para aumentar o faturamento e conquistar um novo público.

Sua loja online recebe pedidos via delivery? Procure oferecer descontos e realizar promoções durante as principais competições, lembrando sempre de divulgar essas condições especiais com antecedência em seus canais de comunicação.

Caso o seu e-commerce venda produtos industrializados, pode ser interessante montar kits personalizados para as Olimpíadas 2021, contendo salgadinhos, doces e bebidas compatíveis com a ocasião.

Essa é uma ideia simples mas com muito potencial para chamar a atenção do seu cliente.

Mantendo o engajamento

Ao longo de 3 semanas, as Olimpíadas 2021 estarão entre os assuntos mais comentados em todas as plataformas. Esta é uma ótima oportunidade para aumentar o engajamento nas redes sociais e melhorar o relacionamento com o cliente do seu e-commerce.

Aproveite para ficar por dentro dos acontecimentos mais importantes e divulgue promoções personalizadas para gerar identificação com o seu público. Uma dica interessante é a de liberar cupons de desconto durante as principais competições.

Além do mais, você também deve ficar por dentro de eventuais memes e virais que podem acontecer durante o período. Utilize esses conteúdos para estimular a interatividade e o compartilhamento, aumentando o alcance das suas publicações.

Ou seja, as Olimpíadas 2021 apresentam um potencial imenso para gerar bons resultados. Afinal, esse será o primeiro evento de grande proporção desde o início da pandemia.

Acontecimentos dessa magnitude são capazes de mexer com o mercado de maneira única. Por conta disso, é extremamente importante entender os impactos que o evento irá causar nas suas vendas e identificar oportunidades vantajosas para o seu negócio.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a ter insights para aplicar em seu e-commerce. Gostou deste artigo? Não esqueça de avaliá-lo!