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Oito formas de gerar leads qualificados para o seu e-commerce

por Sandro Ivo Pionkowski Quinta-feira, 21 de junho de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

Um dos principais objetivos de qualquer empresário é ampliar a sua base de contatos com a finalidade de conquistar potenciais clientes. Mas gerar interações não pode ser o objetivo final. É preciso focar na captação de leads qualificados, capazes de avançar cada vez mais no funil de vendas.

Uma pesquisa do Marketing Sherpa, por exemplo, mostra que cerca de 73% dos leads não estão prontos para fechar uma compra na primeira vez que entram em contato com uma marca. Por isso, além de investir em estratégias para atrair usuários até o seu site, landing page ou mídia social, é importante também trabalhar para construir uma relação de fidelidade com a sua marca e educar seu público-alvo sobre seu produto ou serviço.

Separei algumas dicas para você colocar em prática:

1. Comece pesquisando o público-alvo e criando personas

Todo projeto com foco em gerar leads qualificados deve iniciar com um bom estudo sobre o público-alvo da sua empresa. Mas, neste caso, é indispensável ir além de dados quantitativos, identificando os sentimentos e as razões de compra dos consumidores.

E uma boa dica para entendê-los melhor é a partir da criação de personas. Assim, você pode entender diferentes perfis de usuários, definir como será a sua comunicação com eles, escolher os melhores canais e a linguagem mais adequada para essa comunicação. Então, ao definir personas, você consegue otimizar as suas ações.

2. Não compre listas de outras empresas

Comprar uma lista pronta de e-mails é uma alternativa atraente para quem está começando a trabalhar com marketing digital. Afinal, quanto mais melhor, não? NÃO. Ao mandar mensagens para uma pessoa que jamais ouviu falar da sua marca ou já ouviu, mas nunca aceitou interagir com ela, você certamente vai enfrentar problemas de rejeição. Isso acontece desde o simples ignorar a mensagem, até a inclusão de seu domínio em listas negras de spam.

3. Aposte em campanhas opt-in

Uma campanha opt-in é aquela em que todas as pessoas que estão no mailing autorizaram o recebimento de e-mails de uma empresa. Partindo daí, é essencial que a sua entrega vá além de um produto ou serviço. Seja desconto, conteúdo diferenciado, exclusividade ou novidade, mostre aos consumidores que você tem muito a oferecer para que, assim, eles tenham interesse em consumir seu conteúdo e, logo, tornem-se leads qualificados.

4. Gere mais conteúdo – e melhor

Por falar em conteúdo diferenciado, você pode gerar conteúdo para nutrir leads com blogs, posts nas mídias sociais, vídeos, webinars, entre outros. O segredo é descobrir qual é o tipo de conteúdo que tem mais aceitação entre o seu público e investir nesse formato.

Um segredo para aumentar a efetividade do seu material é usar o gatilho mental da reciprocidade, em que você oferece algo gratuitamente em troca da qualificação de um lead. Conteúdos exclusivos, como e-books e acesso a webinars, costumam funcionar muito bem.

5. Aproveite a influência de quem já é cliente

Uma boa forma de conseguir novos leads – e qualificá-los – é trabalhar em campanhas de indicação de pessoas. Por exemplo: se você pedir aos fãs da sua marca para indicar amigos e oferecer descontos ou benefícios em troca, do tipo “indique três amigos e ganhe…”, há grandes chances de você conquistar novos clientes.

6. Capture e-mails na loja física

Não é só por meio de landing pages que você pode conseguir informações sobre os consumidores. Os múltiplos canais de atendimento estão aí para isso. Então, se você também trabalha com loja física, aproveite para capturar os e-mails dos clientes que entram no local, mesmo que não comprem algo. Solicitar que os consumidores preencham cupons para participar de um sorteio ou ganhem descontos é uma boa saída.

7. Esteja presente na mídia social certa

Depois de estudar o seu público-alvo (como falamos no item 1), você saberá quais são os canais ideais para atingi-los. Então, se a maioria dos seus clientes são donos de outras empresas, você tem um negócio que necessita de uma comunicação B2B. Neste caso, uma boa opção é usar o LinkedIn, escolhendo palavras-chaves relacionadas ao seu negócio e ao negócio dos seus clientes para que eles encontrem a sua empresa nos sites de busca com mais facilidade.

8. Por fim, otimize todo o seu esforço

Depois de montar a sua estratégia, otimize-a com técnicas de SEO para ranquear bem os seus resultados orgânicos nos sites de busca, Ads para ter bons resultados também na busca paga, fluxos de e-mail de acordo com o interesse dos usuários e até mesmo testes de entrega de conteúdo para saber o que funciona ou não com o seu público.

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