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Ofertas no Dia das Mães: como aproveitar a data ao máximo

Por: Janice Rodrigues

CMO e Head of ESG na Kangu

CMO e Head of ESG na Kangu, plataforma de gestão de fretes. Atua há mais de 15 anos com inovação, desenvolvimento de negócios e marcas que conciliam crescimento, foco no consumidor e impacto socioambiental positivo. Já atuou em empresas como Natura e Unilever e, ao longo de sua carreira, concluiu especializações nas áreas de negócios, branding e estratégia de marketing digital. Atualmente, lidera as áreas de marketing, vendas, performance, parcerias e sustentabilidade e é responsável pelo posicionamento e expansão dos serviços.

Sete bilhões. O número é grande, e só poderia estar relacionado a uma das datas mais importantes do comércio nacional: foi a quantia movimentada por ofertas no Dia das Mães no universo do e-commerce em 2021. Apesar de o montante de vendas ter sido 5% inferior a 2020, o valor em si foi maior, superando em 15% o ano anterior.

Ainda que a economia do Brasil não esteja passando pelo seu melhor momento, a guerra na Ucrânia, a consequente desvalorização do dólar e outros fatores internacionais alteraram um pouco a projeção da economia nacional no curto prazo, tornando esse momento bem interessante para o comércio.

Mas a pergunta que fica é: você sabe exatamente como aproveitar suas ofertas no Dia das Mães ao máximo? Certos pontos são imensamente relevantes na hora de se preparar para a data – e não custa relembrar algumas coisas importantes que podem passar batidas até mesmo por pessoas experientes do setor. É hora de aprender algumas dicas úteis – e no mínimo relembrar pontos sensíveis para transformar a data em um sucesso estrondoso para sua companhia.

O visual é tudo

Com tantas redes sociais que trazem a imagem como componente principal, o costume ao navegar na Internet é dar prioridade ao que se vê antes do que se lê. Com isso em mente, capriche na identidade visual da sua empresa: seja no site ou nos conteúdos de seu Instagram, Twitter ou até mesmo newsletter, relembre os consumidores da importância da data e das ofertas da época. Não importa o tamanho da data: quanto mais lembretes e mais destaque, maior a sua chance de converter a venda.

A importância da saúde do site

É normal que muitas empresas olhem para a capacidade de tráfego de seus sites tendo em vista a frequência ordinária de visitas mensais, mas as semanas que antecedem o Dia das Mães sempre representam um ponto fora da curva. Faça uma análise com cuidado e atenção de toda a programação do seu site, para garantir que tudo está em ordem para o grande número de acessos. Se uma promoção relâmpago, com alta taxa de entrada de visitantes, tirar o seu site do ar, o prejuízo será duplo: todo o investimento da campanha pode ir por água abaixo, e você deixará de realizar vendas importantes.

Como anda o seu estoque?

Mais uma dica que faz parte da série “todo ano é a mesma coisa, mas nem sempre”: ainda que você acredite que já tenha feito uma preparação para o Dia das Mães, vale a pena reconsiderar esse pensamento. E se aquela campanha que seu time de marketing planejou acabar com um resultado muito maior do que as expectativas? E se o seu site ranquear ainda melhor no Google e começar a atrair um número inimaginável de visitantes dispostos a comprar o presente de Dia das Mães no seu e-commerce? Olhe para seu estoque com o olhar mais positivo do mundo: isso vai garantir que, em caso de sucesso acima do esperado, você não frustre seus possíveis compradores – já que uma compra mal sucedida pode significar não apenas um cliente perdido, mas uma reclamação em sites especializados e um verdadeiro favor para todos os seus concorrentes.

Aposte no poder das redes sociais

Ainda que um número incontável de empresas esteja presente nas mídias sociais, a maneira de utilizá-la mudou – assim como seus objetivos. O Instagram, por exemplo, trouxe a ferramenta Instagram Shopping em maio de 2020, em um momento em que só era possível realizar compras de forma online, no contexto do primeiro ano da pandemia de Civid-19. E pode ter certeza de que ele não é um concorrente do seu negócio, mas sim outra maneira de aumentar seu número de vendas. Em um momento tão único como o Dia das Mães, ele pode servir como um grande aliado para impulsionar seu comércio.

Quer melhorar ainda mais as suas chances de mandar bem no Dia das Mães? Crie posts específicos para a data. Vale pensar em carrosséis com fotos de produtos, stories temáticos, promoções anunciadas com exclusividade na sua rede social mais ativa. Em um momento em que todas as marcas estarão disputando a atenção do público, esqueça o “menos é mais”: mais é mais.

Olhe o passado para entender o presente (e o futuro)

Se esse não é o seu primeiro ano vendendo no Dia das Mães, você já passou pela tensão e emoção que a data promove no cenário do comércio. Com isso em mente, vale a pena revisitar suas planilhas e relatórios de conversão de anos anteriores, para entender exatamente quais foram os gatilhos de venda, produtos mais buscados, produtos mais comprados e promoções que obtiveram sucesso. Não se esqueça, também, de olhar para o que não deu certo: essa é a melhor maneira de traçar uma estratégia para reduzir seus erros e potencializar os seus acertos, crescendo cada vez mais.

A logística – sempre a logística!

De nada adianta ter todos os passos anteriores anotados e levados em consideração se a logística ficar de fora. No fim do dia, o seu site pode funcionar, as redes sociais podem estar lindas e seus planos em ordem, mas se a entrega não for realizada com o mesmo tipo de cuidado e planejamento, aquela será a última vez que um comprador frustrado clicará em “Concluir compra” no seu site.

É importante que toda a cadeia logística do seu e-commerce esteja de pé, para garantir não apenas a conversão do Dia das Mães, mas também para pavimentar o caminho de um pós-venda bem sucedido, trazendo mais clientes fixos para o seu e-commerce.

Por isso, não hesite na hora de avaliar as opções disponíveis no mercado. Cada vez novos modelos surgem, buscando outros caminhos no que diz respeito a economia, custo e margem de ofertas. O que importa, no fim do dia, é entregar a melhor opção para o seu consumidor – e tomar as melhores decisões para o sucesso do seu e-commerce.

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