Obtenha vantagem competitiva com "bolas de cristal" mais modernas

por Mário Almeida Terça-feira, 23 de abril de 2013
Há tempos, a árdua tarefa de adivinhar o futuro deixou de ser exclusividade das “bolas de cristal”. Elas receberam um upgrade e estão mais precisas graças a um recurso espalhado por todos os lados: a informação. Agora mesmo, você está olhando para  sua bola de cristal moderna, que, por sinal está a cada dia mais conectada ao universo das informações. Atualmente o desafio é organizá-las, entendê-las, identificar tendências e traçar estratégias.
Afinal, onde encontrar as informações? Como foi citado, elas estão por toda a parte. Por meio de uma busca, facilmente você terá acesso a pesquisas de mercado, índices, tendências e tudo mais o que for necessário. Informações mais precisas sobre o seu negócio, você poderá obter por meio de um CRM, pesquisas de comportamento do consumidor, data mining, web mining (análise do conteúdo, estrutura e registro de navegação dos internautas), ferramentas digitais, mídias sociais e muitas outras.
Agora, se você pensou: eu sei de tudo isso e também sei que será necessário um certo investimento para obter todos esses benefícios, está correto. Porém, se tratando de ferramentas digitais você precisará investir em apenas uma coisa: o seu tempo.Na era da informação em massa o tempo é o bem mais precioso. O seu tempo, o tempo dos seus clientes, parceiros, família e toda a sua rede de pessoas que, do mundo offline, estão conectadas no mundo online, compartilhando informação relevantes que irão de alguma forma impactar positivamente -ou não- o seu negócio.

Para aproveitar o tempo e investir pouco da agenda na atualização diária com novas notícias, ganhando uma visão macro do mercado, existem diversas ferramentas que auxiliam os gestores a acompanharem as informações na velocidade que elas correm o mundo, seja pelo desktop, tablet ou em uma leitura dinâmica no celular pela manhã. Além de conferir grupos específicos no Facebook, nos dias de hoje ainda vale a pena criar uma lista de pessoas influentes no twitter e conferir os primeiros tweets do dia. Colocar os sites que você mais lê no Google Reader (quase extinto, agora usam Feedly, por ex.) também garante que você não perca nenhuma notícia, além de pesquisar por palavras-chave no google e configurar para receber um email toda vez que elas forem citadas na internet.

São diversas maneiras de filtrar e e estar atualizado com as notícias do dia-a-dia. Mas o mais importante para qualquer gestor no mercado é ter foco. Sem foco, sem um objetivo traçado, sem uma gama de temas que você quer acompanhar, fica difícil separar o que é relevante em meio a tanta informação publicada diariamente na internet.

Para começar uma nova rotina de leitura, experimente o Google Trends, que é uma ferramenta online e gratuita que permite comparar padrões de pesquisas realizadas. Para isso, basta adicionar os termos a serem comparados e, com apenas um clique, você saberá o que o mundo inteiro está pesquisando e, consequentemente, pensando.
Confira algumas análises para conhecer melhor o mercado e, assim, traçar estratégias mais assertivas:
– Visibilidade da marca no ambiente digital: digite o nome de sua empresa e veja o interesse do público ao longo do tempo. É possível você identificar o interesse regional, ou seja, pelos estados brasileiros. Para compreender melhor a origem da sua audiência, experimente utilizar a ferramenta Google Analytics no site de sua marca;
– Mercado concorrente: digite o nome dos principais concorrentes e identifique como está a visibilidade de cada um. A partir disso você saberá qual deles é necessário monitorar com mais frequência;
– Sazonalidade: entenda a sazonalidade do seu modelo de negócio digitando o segmento de atuação. Por exemplo, se você está planejando ou já trabalha com flores, poderá identificar em quais meses há uma maior procura pelo produto;
– Premiação em concursos culturais: está em dúvida sobre qual prêmio chamará mais a atenção do público? Escreva os possíveis prêmios e com base em pesquisas realizadas você encontrará a melhor opção;
– Campanhas de comunicação: obtenha melhores resultados na comunicação de sua marca. Saiba quais mídias utilizar, quais os períodos adequados para a veiculação, o melhor tema para a campanha, entre outros.
Esta é uma pequena lista com possíveis análises para entender o mercado e o comportamento do consumidor e assim obter maior vantagem competitiva por estar a frente com as informações do mercado. Com um pouco mais de tempo e criatividade você encontrará novas formas de consumir conteúdo e favorecer o seu negócio a partir da informação.

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