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O varejo vai morrer no mar vermelho?

Acompanhando as rápidas mudanças do mercado nos últimos anos, percebo muitas coisas que vem mudando, mas muito mais no consumidor do que necessariamente nas marcas. O consumidor está no poder como nunca antes na história deste país.

A lógica do varejo por anos sempre foi pautado em ter bons preços, condições de pagamento, descontos, grande visibilidade para suas promoções e produtos. A concorrência é pautada nisso, se sua TV é 200 reais mais barata que a do concorrente você vai vender muito, se for mais cara vai vender menos. E isso nos gera o mar vermelho do varejo, que é agressivo nas vendas e focado quase que totalmente nisso.

Muito se fala agora do tal “OMNI-CHANNEL” que começou a ser falado na NRF deste ano, é uma tendência e prevejo que para muitas marcas será ainda por muito tempo uma simples tendência, porque a energia e tempo está pautada sempre em ‘espremer’ o fornecedor com o preço, focar o marketing em pensar promoções e valorizar descontos e formas de pagamento e “esse tal de Omni-Channel” deixa pros gringos, “aqui no Brasil é diferente”, eu me pergunto: será?

O mobile finalmente é a nossa realidade. Há anos se falava nele como tendência e hoje é Mobile Only, o conceito de Omini-channel trás uma equação muito complexa para o lado da marca resolver e um conforto muito grande para o consumidor. Falar que o consumidor que decide onde vai comprar, que ele usa as redes sociais para ver o que falam da sua marca, que vai no Reclame Aqui quando você fizer algo errado, já é passado. Ele quer é comprar no e-commerce e retirar na loja física perto da casa dele, quer trocar o produto que comprou do e-commerce na loja física, quer produtos e atendimento personalizado, quer fazer um pergunta e ter respostas rápidas e precisas, ele quer comprar o seu produto pelo celular, quer pagar um preço justo, mas quer também ter confiança ao comprar, ele quer tudo e ao mesmo tempo. E você consegue entregar isso pra ele hoje?

O grande desafio é fazer sua equipe ser omni-channel e entender o conceito, pois só assim sua marca será omni-channel, deve-se criar a cultura omni-channel com a web, loja, mobile, social media, call center e representantes. Todos tem que pensar e entender este conceito, antes que sua marca comece a atuar nele.

O e-commerce não dá lucro, muitos defendem que o e-commerce dá lucro sim, mas alguns varejistas estão apavorados com o frete grátis, com os cupons de desconto, porque foram na onda sem calcular como era brincar de vender online.

Sei que tudo isso é muito complexo, e muito complicado de por na prática, pois muitas marcas ainda estão aprendendo como dar lucro pra seu e-commerce, como atuar nas redes sociais e como não deixar os caras das lojas físicas bravos com o e-commerce e enquanto isso vai se afogando no mar vermelho de preços baixos e condições. E nesse cenário acredito que a água está no queixo do varejo: ou ele muda ou se afoga.