Logo E-Commerce Brasil

O Uber vai acabar!

Talvez o aplicativo Uber precise acabar, extinguir, encerrar atividades… para quebrar os paradigmas dos serviços regulamentados pelos governos da economia global!

Ele pode acabar mais ou menos como o Napster teve que fechar suas portas em 2001 e deu início a partir daquele momento a real desmaterialização do mercado da música. O Napster era um site, programa, aplicativo de compartilhamento de músicas entre pessoas P2P (Person2Person)

Existe uma grande probabilidade destas empresas disruptivas explodirem e levarem junto com elas uma muralha de restrições e comodismo de toda uma indústria para que a partir dai, o mercado inicie um processo de real mudança.

Eu Fred, acredito que pode ser assim também com o Uber.

Geralmente todo novo negócio disruptivo tem ligação direta com o mercado compartilhado, pois são negócios que nascem diretamente de necessidades coletivas. Leia meu artigo sobre o assunto e entenda um pouco mais a relação entre estas palavrinhas: http://goo.gl/kV7Sre

Estas empresas têm em comum os produtos Intangíveis! E têm como principal foco ajudar o consumidor.

Vamos aos exemplos:

O Uber é o maior empresa de transporte do mundo e não tem carros;
O Facebook é um dos maiores veículos de mídia e não tem conteúdo próprio;
A Netflix não aluga fitas, e você não precisa rebobinar para entregar (os fortes entenderão);
O AirBnb é o maior serviço de hospedagem do mundo e não tem nenhum quarto;
O Alibaba é o maior e-commerce do mundo e não tem estoque;

Ixiiii, mudou tudo, ter sede própria não é mais argumento de vendas.

Voltando para o Uber… O que mais me admira é que talvez ele já esteja pronto para ganhar ou perder.

Lembrando que diferente de outros setores da economia, o aplicativo Uber tem maior dificuldade de operação no mercado comparado a outros serviços, pois o seu setor de atuação ‘’transporte”  é geralmente regulamentado pelos governos, independente do país de atuação.

O Uber está chocando constantemente com as muralhas do modelo antigo de se fazer negócios no seu setor e em breve pode estar explodindo e levando com ele toda esta muralha que trava novos modelos de negócio no setor de transporte, refletindo como tem feito em todos outros setores da economia. Ele está se preparando para este momento criando uma série de serviços e empresas paralelas para suportar seu possível fim, ou uma simples mudança de nome.

Lembrando das centenas de aplicativos similares prontos para entrar em ação, esperando apenas uma pequena oportunidade.

Acredite só está começando, ainda tem transporte coletivo, Logística, Ônibus, Avião, tudo vindo por aí… porque bicicleta já estamos compartilhando.

Nos novos tempos, os negócios são acelerados e propagados através de seus próprios consumidores, que usam esses aplicativos também para compartilhar suas experiências, eles têm seu crescimento em velocidade exponencial. Quem se basear no consumidor como forma de aceleração, sairá na frente.

Isto é Growth Marketing, Tema do próximo artigo…

Acelere ou fique.

Republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://varejo1.com.br/o-uber-vai-acabar/